A Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmaram, nesta quinta-feira (22), um protocolo de intenções com o objetivo de instalar, na cidade, um campus da Escola de Engenharia da instituição. A assinatura do documento aconteceu no gabinete do prefeito Fabiano Horta e visa, também, desenvolver atividades acadêmicas relacionadas com o ensino, a pesquisa e extensão, focados em tecnologia, energia, sustentabilidade e bioeconomia.
Nesse primeiro momento, um grupo de trabalho com integrantes da universidade e do município já foi criado a fim de que seja construído o plano de ação. Segundo o prefeito Fabiano Horta, a partir da assinatura do protocolo de intenções será realizada uma interlocução com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para a instalação do campus.
“Queremos, com a maior brevidade do tempo, ter um campus de engenharia da UFF aqui em Maricá. Isso é um ganho concreto para o município e, a partir de hoje, o start administrativo foi dado. A partir disso, vamos construir esse saber universitário cada vez mais perto do território. A universidade não é um território isolado, faz parte da construção e da vida das cidades e, quanto mais incorporada ao território ela estiver, mais vai poder fazer com que os saberes contribuam para solução dos problemas da cidade”, afirmou o prefeito.
O professor Antônio Cláudio Lucas da Nobrega ressaltou que a instituição busca estar mais próxima das cidades justamente para contribuir com soluções para os problemas das cidades. “A UFF tem por missão cooperar com o poder público no desenvolvimento de soluções para a sociedade, essa é a nossa missão. Com Maricá, que é exemplo em tantas políticas públicas, estamos aqui dando um passo mais à frente nessa relação através da escola de engenharia como vetor”, disse o reitor.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Formação, Victor Silveira, o objetivo do protocolo de intenções assinado vai ao encontro da ideia de transformar Maricá em uma cidade universitária. “Certamente, dentro de pouco tempo, nós teremos o início das instalações da UFF em Maricá, com cursos de graduação – em um primeiro momento, na área de engenharia. Já com o Passaporte Universitário, iniciamos o movimento de tornar Maricá em uma cidade universitária. Agora, com a universidade pública isso se ratifica”, analisa.
A partir da assinatura, em até 20 dias, deve ser publicado no Boletim de Serviço da UFF e no Jornal Oficial de Maricá o extrato do protocolo de intenções. Vale lembrar que o município e a instituição já possuem parcerias em áreas específicas. Uma delas é com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para a implementação de uma série de projetos na área do saneamento básico.
As iniciativas envolvem a instalação do Centro de Pesquisas em Saneamento e Estudos Oceanográficos (Aequor), a despoluição da Lagoa de Maricá (Lagoa Viva), o Programa de Cursos de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos (Patec), a balneabilidade das praias internas do ecossistema lagunar e o controle da qualidade de água dos poços artesianos da cidade.