InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosIguaba Grande e Búzios buscam adesão a Acordo de Cooperação para transição...

Iguaba Grande e Búzios buscam adesão a Acordo de Cooperação para transição energética

Os municípios sinalizaram que pretendem entrar com uma solicitação para adotar o acordo e apresentarão ações para o emulsionamento da transição energética

As prefeituras de Iguaba Grande e Búzios manifestaram interesse em aderir ao Acordo de Cooperação Técnica “Transição Rio”, que tem como objetivo promover a transição energética na região metropolitana e será assinado nesta quinta-feira (25) pelos municípios de Niterói, Maricá e Mesquita.

O acordo tem como objetivo proporcionar uma abordagem mais eficiente e integrada para a transição energética, considerando a realidade específica de cada cidade, além de incentivar a compra no mercado livre, implementação de cursos de capacitação em energia fotovoltaica e educação climática, e a criação de um sistema de informação municipal sobre o consumo de energia. Para participar, os municípios da Região dos Lagos sinalizaram que pretendem entrar com uma solicitação para adotar o trato e apresentarão ações para o emulsionamento da transição energética.

Iguaba Grande já começou a instalação de placas fotovoltaicas em escolas municipais, enquanto Búzios ainda está planejando suas ações para promover a transição energética.

“A integração entre os municípios é de fundamental importância, especialmente nesse tema. O estímulo à compra de energia no mercado livre é uma boa prática de administração desenvolvida pela Prefeitura do Rio, que merece ser compartilhada”, comentou Aquiles Barreto, Secretário de Integração Metropolitana.

A iniciativa baseia-se no sucesso da estratégia do Rio de Janeiro, que se tornou o primeiro município do Brasil a comprar energia no livre mercado, ou seja, sem a intermediação de uma concessionária. Tal projeto resultou em uma economia de mais de R$30 milhões nas despesas de energia da prefeitura e evitou a emissão de 40 mil toneladas de CO2.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo