As prefeituras de Iguaba Grande e Búzios manifestaram interesse em aderir ao Acordo de Cooperação Técnica “Transição Rio”, que tem como objetivo promover a transição energética na região metropolitana e será assinado nesta quinta-feira (25) pelos municípios de Niterói, Maricá e Mesquita.
O acordo tem como objetivo proporcionar uma abordagem mais eficiente e integrada para a transição energética, considerando a realidade específica de cada cidade, além de incentivar a compra no mercado livre, implementação de cursos de capacitação em energia fotovoltaica e educação climática, e a criação de um sistema de informação municipal sobre o consumo de energia. Para participar, os municípios da Região dos Lagos sinalizaram que pretendem entrar com uma solicitação para adotar o trato e apresentarão ações para o emulsionamento da transição energética.
Iguaba Grande já começou a instalação de placas fotovoltaicas em escolas municipais, enquanto Búzios ainda está planejando suas ações para promover a transição energética.
“A integração entre os municípios é de fundamental importância, especialmente nesse tema. O estímulo à compra de energia no mercado livre é uma boa prática de administração desenvolvida pela Prefeitura do Rio, que merece ser compartilhada”, comentou Aquiles Barreto, Secretário de Integração Metropolitana.
A iniciativa baseia-se no sucesso da estratégia do Rio de Janeiro, que se tornou o primeiro município do Brasil a comprar energia no livre mercado, ou seja, sem a intermediação de uma concessionária. Tal projeto resultou em uma economia de mais de R$30 milhões nas despesas de energia da prefeitura e evitou a emissão de 40 mil toneladas de CO2.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).