A forte tempestade que atingiu as cidades da Região dos Lagos na segunda-feira (16) causou diversos transtornos em toda a região. Um dos casos mais graves foi registrado no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, que ficou completamente alagado e sem energia.
Funcionários do hospital relataram momentos de tensão ao terem que retirar pacientes das macas, que estavam sob goteiras, devido à intensa chuva. A inundação comprometeu parte da estrutura física da unidade de saúde, deixando pacientes e profissionais em situação de risco.
Na manhã desta terça-feira (17), a situação se agravou ainda mais, já que a unidade de saúde também ficou sem energia elétrica. O gerador do hospital, equipamento essencial para garantir o funcionamento de aparelhos médicos, foi atingido por uma árvore durante o temporal, interrompendo o fornecimento de energia. Uma barraca de lanches e outra, de chaveiro, também foram atingidas.
Diante da gravidade da situação, o Portal RC24h entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio para solicitar informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para atender os pacientes e reparar os danos causados pela tempestade.
Em nota, o município informou que o HMOCS ficou sem energia, após a queda do fornecimento em decorrência da chuva e que a unidade funcionou com geradores das 20h30 até às 2h30. “Desde a madrugada direção chegou a abrir nove protocolos de urgência na concessionária Enel, que enviou uma equipe agora pela manhã [terça-feira (17)], às 9h10. O fornecimento de energia foi normalizado às 9h45”.
Ainda conforme a prefeitura, em caráter preventivo, foram transferidos dois pacientes para o Hospital São José Operário (HSJO), em São Cristóvão.
“Até o momento, o funcionamento da unidade está ativo apenas para classificação vermelha, ou seja, para casos de emergência”, finalizou a nota.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.