Grande quantidade de peixes mortos é observada no Rio Mataruna, em Araruama

Concessionária responsável pelo local diz que atua no local apenas por meio do barramento da foz, com a função de tratar o efluente e proteger a Laguna de Araruama

285

Uma grande quantidade de peixes mortos foi vista no Rio Mataruna, em Araruama, e a cena causou angústia em quem passava pelo lugar. Como é possível observar no vídeo, enviado por um internauta, são inúmeros boiando no local, causando muito mau-cheiro também.

“Não tem como deixar isso passar em vão, porque é um dos pouquíssimos lugares que há para os peixes se reproduzirem aqui na laguna”, diz o denunciante.

O local, que tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão e é formado a partir da junção do Rio do Limão com o Rio Buraco do Pau, na direção de São Vicente de Paula, e vai desaguar nas águas da Lagoa de Araruama, faz parte da área de concessão da empresa Águas de Juturnaíba.

Até o momento, não se sabe o que pode estar causando essa quantidade de mortandade de peixes no local.

A assessoria de Comunicação da Concessionária responsável pelo local respondeu, em nota, que:

“Águas de Juturnaíba informa que não faz descarte no Rio Mataruna. A concessionária atua neste corpo hídrico apenas por meio do barramento em sua foz, com a função de tratar o efluente e proteger a Laguna de Araruama. Para mais informações, Águas de Juturnaíba está disponível nos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, Chat Interativo, disponível no site www.aguasdejuturnaiba.com.br e no aplicativo, ou pelo 0800 725 0265”.

O Portal RC24h também entrou em contato com a prefeitura de Araruama, que informou que o Secretário de Meio Ambiente, José Domingues Eurico, o Zezinho, percorreu o rio pra verificar a denúncia “e não encontrou o cenário do vídeo”. Ainda segundo o município, “ele tirou umas fotos essa tarde pra mostrar como está o lugar”. Confira as imagens abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui