05/07/2025 — 12:40
  (Horário de Brasília)

GM realiza operação contra “lotadas” em Cabo Frio nesta sexta (5)

Operações deste tipo continuarão acontecendo na cidade por tempo indeterminado

Compartilhe

Nesta sexta-feira (5), a Guarda Municipal de Cabo Frio iniciou uma operação itinerante, a partir das 9h, com o objetivo de coibir o transporte irregular de passageiros, também conhecido como “lotada”, na cidade.

Até o momento, 12 veículos já foram notificados. Não há informações de apreensões.

O secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, Ruy França, afirmou que as operações de combate ao transporte irregular continuarão por tempo indeterminado.

AS CHAMADAS “LOTADAS” SÃO ILEGAIS?

As chamadas “lotadas”, veículos que operam ilegalmente como transporte público de passageiros, ainda são um problema recorrente em muitas cidades. Esses meios de transporte, geralmente vans ou ônibus, desafiam as leis de trânsito e põem em risco a segurança dos passageiros e dos demais usuários das vias.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que o transporte remunerado de pessoas sem autorização é uma infração grave, passível de multa e retenção do veículo. De acordo com o artigo 231, inciso VIII, “transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente” é uma prática proibida.

Além do risco representado pela falta de autorização e regulamentação, as “lotadas” também são conhecidas por transportar passageiros além da capacidade permitida, o que aumenta ainda mais os perigos envolvidos. Esses veículos, muitas vezes, não passam pelas inspeções e manutenções necessárias, comprometendo a segurança dos passageiros e de outros motoristas.

Em Cabo Frio, as autoridades têm intensificado as fiscalizações e operações para coibir este tipo de transporte irregular, aplicando multas e apreendendo veículos em situação ilegal.

É fundamental que os passageiros estejam cientes dos riscos associados ao uso de “lotadas” e optem por meios de transporte regulamentados e seguros.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias