05/11/2026 — 12:25
  (Horário de Brasília)

Frente fria muda o tempo na Região dos Lagos e Inmet emite alertas para ventos e tempestade

Previsão indica 80% de chance de chuva nesta quinta-feira (5), com rajadas de até 42 km/h; novo aviso para tempestades está previsto para domingo (8)

Compartilhe

Quem pretende aproveitar a praia ou circular pela Região dos Lagos nesta quinta-feira (5) deve ficar atento à mudança no tempo. A aproximação de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, deixa o céu mais fechado e aumenta a possibilidade de chuva em diferentes momentos do dia. A previsão aponta 80% de chance de precipitação, além de rajadas de vento que podem chegar a 42 km/h durante a tarde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo potencial para ventos costeiros, válido das 10h às 23h59 desta quinta-feira. Segundo o órgão, a intensificação dos ventos nas áreas litorâneas pode movimentar dunas de areia sobre construções próximas à orla.

A previsão para esta quinta-feira indica temperaturas entre 21°C e 32°C, com umidade relativa do ar variando de 68% a 95%. Os ventos começam de nordeste, a aproximadamente 10 km/h, e mudam para sudoeste durante a tarde. O período de maior intensidade está previsto entre 14h e 16h.

Novo alerta para domingo

Além do aviso desta quinta-feira, o Inmet também publicou um alerta de perigo potencial para tempestades no domingo (8), válido durante todo o dia.

A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

O órgão aponta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Condições do mar

Apesar da instabilidade, as ondas nas praias da região permanecem relativamente baixas nesta quinta-feira. Em Cabo Frio, a previsão é de 20 centímetros na Praia do Forte, 30 centímetros no Peró e 50 centímetros em Unamar.

Em Búzios, as ondas ficam em torno de 20 centímetros em Geribá e 40 centímetros nas praias Brava e Tucuns. Já em Arraial do Cabo, a previsão é de 20 centímetros na Praia Grande e em Figueira.

Nas ilhas utilizadas para passeios de barco, as ondas variam entre 70 e 80 centímetros. Em mar aberto, podem chegar a 1,20 metro. A temperatura da água fica entre 24°C e 25°C.

O índice de radiação ultravioleta (UV) está em 6, considerado alto. Mesmo com o céu mais fechado, a orientação é manter os cuidados com a exposição ao sol.

*Vídeo: Eric na Praia.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem – Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias