Uma frente fria chega a Cabo Frio nesta quinta-feira (13) e deve deixar o tempo instável a partir da noite. O céu fica claro durante o dia com formação de nuvens a partir da noite, ainda sem previsão de chuva. A Defesa Civil emitiu alerta à população para a possibilidade de rajadas de vento fortes, até sexta-feira (14). O município entrou em “Estágio de Observação” por causa dos efeitos de um ciclone extratropical no oceano.
Essa condição meteorológica pode ocasionar chuva e ventos que podem chegar a 80 km/h nos municípios litorâneos. A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca, com ocorrência de ondas de até quatro metros de altura entre quinta e sábado (15).
De acordo com as informações meteorológicas, a temperatura máxima atingirá 33°C, enquanto a mínima será de 20°C. A umidade relativa do ar varia entre 94% e 45%. O vento sopra inicialmente do Nordeste pela manhã, a uma velocidade de 20 km/h, com rajadas de até 35 km/h. No período da tarde, a direção do vento mudará para Noroeste, e à noite, para Sudoeste, com a intensidade máxima prevista de 36 km/h das 20h às 22h.
Na Praia Forte, espera-se ondas de 0,60m com intervalo de 11 segundos; na Praia do Peró, ondas de 0,90m com intervalo de 9 segundos; e em Unamar, ondas de 1,00m com intervalo de 9 segundos. Nas ilhas de passeio, como Papagaios e Comprida, as ondas atingirão 1,50m, com intervalo de 8 segundos, enquanto em Pargos, a altura será de 1,60m. Já em mar aberto, as ondas serão de 1,90m a 2,40m, com intervalo de 7 segundos. A temperatura da água do mar se mantém em 22°C. Quanto aos raios UV, a intensidade será moderada, com classificação de 5.
A Defesa Civil de Cabo Frio está de prontidão para o caso de emergências. A população pode repassar as ocorrências pelos seguintes números de telefone: (22) 2647-0199 ou o 199. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193. Não houve registro de ocorrências nas últimas horas.
É recomendado que os moradores mantenham as janelas de casa, basculantes e portas de armários fechadas para evitar canalizações de ventos no interior do imóvel. Persianas, cortinas ou blecautes também devem ser fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os moradores devem ainda desligar os aparelhos elétricos e fechar o registro de gás, para não haver agravamento em caso de queda de árvore.
Se a pessoa estiver na rua, o ideal é não se abrigar embaixo de árvores ou de coberturas metálicas. Além disso, é preciso evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, assim como a permanência próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção. Os pedestres também devem evitar a passagem sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, também não é recomendável.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.