Fotografia feita na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, ganha concurso de Comunicação Ambiental

A foto “Vem do Mar”, de Luciana Rocha Moreira Lima, foi campeã através de votação popular

579

Uma fotografia feita na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, foi campeã em um concurso de Comunicação Ambiental que selecionou os melhores trabalhos relacionados ao oceano. Nomeado como “Vem do Mar”, o registro feito por Luciana Rocha Moreira Lima mostrou pescadores em um fim de tarde na lagoa com o pôr do sol ao fundo. Ela foi a favorita, entre outras 200 fotos, através de votação popular.

“É com muita alegria que agradeço a todes que votaram e torceram. Cada voto fez diferença! Muito obrigada. Ganhei. Cabo Frio ganhou. A Praia do Siqueira ganhou. Nossos pescadores ganharam! Ganhou a cultura caiçara! Muito obrigada”, agradeceu a fotógrafa através das redes sociais.

O Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco.

Com duas categorias, Jornalista e Fotografia, o edital tem por objetivo incentivar a produção de reportagens que abordem a relação existente entre mudanças climáticas, Clima, oceano e resiliência costeiro-marinha, além de premiar trabalhos fotográficos que retratam espécies, paisagens, o envolvimento das mulheres com o mar e atividades relacionadas com o oceano. Foram distribuídos até R$ 30 mil em prêmios para as melhores fotografias.

15 trabalhos finalistas disputaram pelo voto popular. As fotografias destacaram-se entre quase 200 trabalhos inscritos que passaram por avaliação de um comitê formado por fotógrafos, comunicadores e especialistas em oceano.

Essa foi a primeira vez que o Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental trouxe a categoria Fotografia ao processo.  Além delas, o edital auxiliou até cinco projetos de reportagem com bolsas de R$ 8 mil cada.

Década do Oceano

O Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano, que busca conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares. 

A Década do Oceano foi proposta pelo ONU – Organização das Nações Unidas – e se estende de 2021 ao fim 2030.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui