Dois ferros-velhos foram interditados, nesta terça-feira (20), em São Pedro da Aldeia, durante uma ação da Operação Desmonte, força-tarefa do Governo do Estado, coordenada pelo Detran RJ, que fiscaliza a comercialização de carcaças e peças automotivas usadas e incentiva a regularização desse tipo de comércio. Agentes da Operação Desmonte chegaram aos bairros de Praia Linda e Recanto das Orquídeas após informações do serviço de monitoramento do Detran RJ e do Disque Denúncia.
O ferro-velho localizado na Rua Maria Carolina, no Recanto das Orquídeas, não possuía registro no Detran. Também foi detectado risco ambiental, com lançamento de óleo motor no solo. No local, foram encontrados mais de 40 carcaças de veículos sem notas fiscais e em um terreno baldio. Todo o material foi compreendido e encaminhado para empresas de reciclagem cadastradas no Detran.
No bairro Praia Linda, na Rodovia Amaral Peixoto, km 103, os fiscais localizaram carcaças de automóveis sem notas fiscais. O estabelecimento foi interditado e o proprietário foi notificado para apresentar notas fiscais em 30 dias. Caso não seja apresentado, o material será encaminhado para reciclagem.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou a importância do cadastro dos ferros-velhos que comercializam peças e sucatas usadas de automóveis.
“É importante que esses ferros-velhos trabalhem dentro da lei. Um dos objetivos da Operação Desmonte, coordenada pelo Detran RJ, é justamente orientar os proprietários que efetuem o cadastro dos estabelecimentos comerciais no departamento e regularizem sua atuação”, disse Farah.
A força-tarefa coordenada pelo Detran RJ é composta por membros das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado de Fazenda, Instituto Estadual do Ambiente e Corpo de Bombeiros. Desde o início da ação, em agosto de 2023, 107 ferros-velhos irregulares foram interditados em 47 ações de fiscalização.
