29/04/2025 — 05:10
  (Horário de Brasília)

Flagrante revela bueiros entupidos de gordura e despejo de esgoto no Canal do Itajuru, em Cabo Frio

Incidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (15)

Compartilhe

Bueiros entupidos de gordura foram flagrados na Rua Major Bellegard, próximo ao Boulevard Canal, em Cabo Frio, na tarde desta segunda-feira (15). Denúncias apontam que toda a água estaria sendo despejada, através de uma tubulação, no Canal do Itajuru.

Ao todo, foram flagrados dois bueiros entupidos de gordura, com esgoto transbordando e escorrendo pelas ruas, formando poças de água suja pelo logradouro.

Ainda conforme denúncias, seguindo o caminho formado pelo esgoto, moradores também flagraram o ponto em que o mesmo estaria sendo despejado. Internautas afirmam que a diferença entre a água suja e a do Canal é “nítida”.

Uma das possíveis causas, segundo denunciantes, pode ser o “descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura, que são despejados principalmente por residências e estabelecimentos que produzem alimentos”.

Neste caso, se faz necessária a troca da tubulação, porque estes materiais, enquanto estão quentes, se apresentam em forma líquida, gerando uma falsa impressão de não ser problema; porém, quando resfriados, se solidificam, gerando “pedras de gordura”.

Procurada, a Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento básico da Região dos Lagos, afirmou, em nota, que “a situação apontada na reportagem se refere à rede de drenagem pluvial, que é de responsabilidade da prefeitura”.

Já a prefeitura não respondeu até o fechamento desta matéria.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias