Acontece no próximo domingo (18), em Cabo Frio, o encerramento do projeto “Do Cine Tribal ao Cine Cajá” com a realização do Fest Cine Tribal, a partir das 17h, no espaço Usin4 – Casa das Artes. A programação inclui uma mostra de curtas produzidos durante as oficinas de Audiovisual para a Educação, Oficina de Audiovisual com Marionetes e Oficina de Audiovisual para estudantes, além de outros filmes selecionados por meio de curadoria.
A curadoria dos curtas foi feita pelo artista e educador Yuri Vasconcelos, que também ministrou oficinas ao lado da arte educadora Ana Luiza Barbosa. Os curtas são assinados por Yuri Vasconcellos, Mayara Árvore, Tânia Arraial, Lucas Muller, Rodrigo Sena, Rafaela Solano, Daniel Xexéo, Guto Moreira e Liana Turrini.
“Acredito na força e na necessidade da obra de arte que fala do povo, da gente que faz a cultura crescer. Sem memória, sem espaço para se expressar a gente perde humanidade mesmo. Convidei curtas da região, do interior do estado, que acabam tendo poucos espaços de exibição, sendo o foco da curadoria o ser humano!”, declarou Yuri.
O evento será gratuito e aberto ao público. No entanto, os organizadores recomendam a chegada antecipada, devido à limitação de lugares disponíveis.
“Os nossos pontos de cultura TRIBAL/USIN4 marcam mais um golaço, agora disseminando, apoiando e multiplicando as artes do áudio visual, fazendo jus ao recurso público empregado”, afirmou José Facury Heluy, um dos idealizadores do projeto.
O projeto é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo. A execução é da Associação Tribal e Samburá Multiartes. Entre março e maio, foram oferecidas oficinas de marionetes, audiovisual e exibições de filmes.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).