Seja por motivos religiosos ou não, a virada de ano é um período especial para muitas pessoas. Em 2020/21, as celebrações precisaram ser individuais, devido à alta propagação de Covid-19 na época. Agora, em 2021/22, o Réveillon terá um gostinho especial, afinal, as comemorações foram liberadas – com certos cuidados. Em Cabo Frio, os dez minutos de fogos na Praia do Forte estão atraindo vários turistas ao município. A estimativa, de acordo com a prefeitura, é de 800 mil visitantes na virada.
Em relação a ocupação hoteleira, ainda conforme estimativa feita pela prefeitura, a previsão é de 95% de ocupação. Luís Carlos, funcionário da OYO Pousada Recanto Shangrilá, afirma que “após o anúncio da queima de fogos feito pelo prefeito José Bonifácio (PDT), todas as vagas foram preenchidas”, ou seja, a lotação atual é de 100%.
O movimento, que já estava intenso, começou a aumentar significativamente nesta última semana do ano. Segundo a ViaLagos, entre esta segunda (27) e sexta-feira (31), cerca de 208 mil veículos passarão pela RJ-124, fora os outros que já chegaram aos municípios da Região dos Lagos anteriormente. Do dia 22 a 26 de dezembro, a estimativa é que tenham passado 133 mil automóveis pela estrada.
Já a Auto Viação 1001 espera, comparado ao ano passado, um aumento de 15% no fluxo de passageiros com destino à Região dos Lagos. Além disso, para atender toda a demanda do período, foi necessário a implementação de 1.000 horários extras até a próxima quarta-feira (4). Dentre as cidades da Costa do Sol, Cabo Frio é terceira mais procurada, ficando atrás apenas de Búzios e Arraial do Cabo.
Mas vale lembrar que os turistas também estão chegando pelo ar. No último sábado (27), o município recebeu o primeiro voo da temporada de verão, vindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Entre os passageiros, paulistas, paulistanos e turistas de outros estados do país.
As viagens advindas de Guarulhos irão até o dia 7 de março. Para a alta temporada, entre dezembro e março, estão previstos mais de 600 voos – incluindo as rotas de Congonhas, que começou a ser operada dia 21, e a tradicional rota de Confins, ambos da Azul. O aeroporto também vai receber voos provenientes de Belo Horizonte, sendo viagens diárias de 16 a 31/12 – com aviões de capacidades entre 70, 118 ou 165 pessoas.
Outro local que também contará com a lotação de 100% é o terminal de excursões do município, que fica na Avenida Wilson Mendes, no bairro Jacaré. De acordo com informações levantadas pelo Portal RC24h, o espaço vai chegar à capacidade máxima, que é de 120 ônibus.
Mesmo com a animação para o Réveillon, é necessário ter em mente que a Covid-19 ainda não acabou. Foi divulgado nesta segunda-feira (27), que, em Cabo Frio, há um paciente com suspeita de ter contraído a nova variante Ômicron. Segundo a prefeitura, se trata de um homem de 31 anos, morador da cidade, que teria viajado para São Paulo e testou positivo ao retornar.
Portanto, para evitar um novo alastramento do vírus, é importante curtir com cautela, utilizando álcool em gel e máscaras, sempre respeitando o distanciamento.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.