Moradores de Monte Alto, distrito de Arraial do Cabo, denunciam que um empresário está utilizando uma retroescavadeira para abrir um buraco nas margens da Lagoa de Araruama. Segundo eles, a Salineira Pereira Bastos fez isso para impedir a passagem de pessoas no trecho, mesmo não tendo propriedade sobre ele.
Ainda conforme denúncia, o empresário responsável já havia tentado cercar a área, há cerca de dez dias. A ação fere as leis de proteção ambiental e o direito de livre circulação das pessoas.
O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) esteve no local e confirmou a reincidência do crime. Eles tentaram fazer a apreensão da máquina, mas ela já não estava mais atuando. Segundo Valdemir Dias, Superintendente Regional do órgão, a equipe já acompanhava a situação da Lagoa de Araruama e flagrou mais uma irregularidade no mesmo empreendimento que tentou cercar a área recentemente.
“Estamos intensificando as ações ao longo deste Carnaval para garantir que a Lagoa de Araruama continue acessível a toda a população. Nosso objetivo é monitorar e impedir intervenções ilegais que comprometam o meio ambiente e o direito de ir e vir”, afirmou.