Moradores de Cabo Frio denunciam que a saúde pública do município enfrenta um colapso. Nesta segunda-feira (9), relatos indicam que as portas da emergência do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, estão fechadas devido à falta de pagamento dos funcionários. Além disso, há informações sobre a escassez de insumos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle.
Denunciantes relataram que pacientes aguardam atendimento desde as 10h sem sucesso. Eles destacaram a ausência de exames de raio-X, o que impede diagnósticos precisos, especialmente em casos de problemas respiratórios. Moradores também mencionaram uma mulher com pressão, com suspeita de pneumonia, que recebeu apenas diazepam como medicação, devido à suposta falta de insumos na unidade.
“É desumano o que está acontecendo. [Deus] tenha misericórdia das pessoas que estão aqui. (…) Chegou uma bebêzinha aqui que bateu com a cabeça… a médica… não tem… não tem”, disse uma moradora, indignada com a situação.
Com relação ao Hospital Otime Cardoso dos Santos, informações extraoficiais apontam que os médicos estariam atendendo apenas os casos de maior gravidade e pediátricos. Apenas os serviços de triagem, sala amarela e sala vermelha estariam em funcionamento, enquanto outros setores permanecem fechados.
A crise na saúde pública de Cabo Frio é marcada por constantes protestos de servidores, que denunciam atrasos de dois meses no salário.
Nesta segunda, trabalhadores voltaram a se mobilizar em frente à Secretaria de Saúde para cobrar pagamentos atrasados referentes aos meses de outubro e novembro, além de exigir esclarecimentos sobre demissões recentes e a ausência de garantias para o pagamento de dezembro e do 13º salário.
Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura, questionando sobre as denúncias relacionadas ao “colapso” mencionado pelos moradores, e aguarda retorno.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).