O Sesc RJ anunciou o lançamento da 5ª edição do Edital Sesc Pulsar, que, com um investimento de R$ 36 milhões, tem como objetivo financiar projetos que irão compor a programação cultural da instituição em 2026. Com moradores da Região dos Lagos podendo ser contemplados pela iniciativa, os interessados têm até o dia 10 de março para se inscrever através deste link.
Os recursos serão distribuídos entre sete linguagens artísticas: Teatro, Música, Literatura, Dança, Circo, Audiovisual e Artes Visuais. Cada uma dessas categorias conta com um caderno específico para orientar os proponentes no processo de inscrição.
Nesta edição, o edital apresenta novidades, como a inclusão de uma nova categoria na área de literatura, voltada para a criação de obras de não ficção, e a ampliação da categoria musical anteriormente destinada apenas a rodas de samba.
No segmento literário, o objetivo é estimular a produção de livros inéditos por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no país, abordando temas relacionados a artes, cultura, Arte Educação e áreas do conhecimento como antropologia, sociologia e arquitetura. Já na música, além das rodas de samba, o edital passa a contemplar projetos de forró e choro, ampliando o apoio a manifestações culturais brasileiras.
Criado durante a pandemia para apoiar a classe artística, o Edital Sesc RJ Pulsar se consolidou como um instrumento essencial para o setor cultural do estado. “Ao longo dos últimos anos, nossa decisão se mostrou muito acertada, porque a cada edição somos surpreendidos com a qualidade, a abrangência e a pluralidade da programação. Quem ganha é o público do estado do Rio, com uma grande oferta de atividades culturais nas nossas unidades e em espaços públicos dos municípios”, afirmou Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).