A dupla suspeita de realizar pichações contra a prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho (PP), foi presa na tarde desta quinta-feira (3) pela Polícia Civil. Os dois elementos estavam cometendo a contravenção há dois dias no Centro e, também, na casa da gestora do município.
A Polícia Civil foi acionada pela prefeitura, que comunicou o crime nesta quinta. Diligências foram iniciadas durante a manhã, sendo coletadas imagens de câmeras de segurança do trajeto feito pelos elementos, assim como o tráfego realizado pela motocicleta empenhada no delito.
Munidos de informações colhidas também com a Secretaria de Segurança Municipal, o possuidor da motocicleta utilizada nas condutas, que residia em uma comunidade em São Pedro da Aldeia, foi identificado.
Com o auxílio de agentes da 125ª DP (São Pedro da Aldeia), foram feitas diligências no local e, após cruzamento de informações com moradores da localidade, a motocicleta utilizada no delito foi encontrada em uma oficina. Inclusive, a referida distrital colaborou com a apreensão da moto ao fornecer uma caminhonete da unidade para o traslado do referido bem.
Outros trabalhos foram desenvolvidos e o possuidor da motocicleta, identificado como D.B.d.S., que é pedreiro, foi localizado em obra enquanto trabalhava, em Cabo Frio. Voluntariamente, confessou ser o condutor da motocicleta e que havia ganhado R$ 200 para sair de São Pedro da Aldeia, onde mora, para pichar a casa da Prefeita de Araruama e também outras construções no município.
Os agentes continuaram a diligenciar e localizaram o segundo envolvido no crime, o responsável por efetivamente pichar os imóveis em questão, E.R.d.S. pessoa que tem duas anotações por roubo e outras três por violência doméstica contra a mulher. Assim como D., E. também confessou participação no crime e narrou ter recebido de um morador de Araruama R$ 1 mil para que saísse da comunidade Parque Estoril, em São Pedro da Aldeia, onde mora, para pichar a casa da Prefeita de Araruama e outros prédios públicos e privados no município.
Além de responder pelos crimes em questão, eles também responderão por adulteração de sinal identificador de veículo, pois com medo de serem descobertos, na volta de Araruama para São Pedro da Aldeia, os autores picharam a própria placa da moto em que trafegavam com o fim de dificultar suas identificações.
ENTENDA A MOTIVAÇÃO DO CRIME
As pichações tiveram início nesta quarta (2), no local que vai abrigar a sede da secretaria de Educação, com dizeres de “Livia roubou minha casa”. No início da tarde, funcionários da prefeitura cobriram com tinta.
Contudo, o esforço foi em vão, já que nesta quinta-feira, a cidade amanheceu novamente com pichações protestando contra a prefeita, fazendo menção ao escândalo da “farra” do Minha Casa, Minha Vida, que consiste na suposta distribuição irregular de unidades do Condomínio Dolce Vita, no bairro Areal.
Sobre o caso, a prefeitura emitiu uma nota afirmando que “pessoas ligadas à oposição estão inconformadas com o grande progresso de Araruama”.
Confira o que diz o município:
“Infelizmente pessoas ligadas à oposição estão inconformadas com o grande progresso de Araruama. São obras espalhadas por toda a cidade e isso deixa a oposição, que nunca fez nada pelo município, inconformada. Eles usam esse tipo de artifício para tentar aparecer, mas em breve essa obra será concluída e reconhecida como mais um verdadeiro sucesso. Afinal de contas, a gestora tem ótima aprovação, tanto que foi reeleita pelos moradores para o cargo”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).