22/04/2025 — 03:04
  (Horário de Brasília)

Desmatamento e ocupações irregulares são alvos de ações em Cabo Frio

Operações ocorreram no Parque do Mico-Leão-Dourado, APA Federal da Bacia do Rio São João e Bosque do Peró

Compartilhe

Uma nova operação de fiscalização contra o desmatamento foi realizada nesta quarta-feira (26) em Cabo Frio. A ação, conduzida pela secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, contou com apoio da Guarda Marítima e Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O objetivo é coibir ocupações irregulares e garantir a preservação de áreas protegidas no município.

No Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, a fiscalização identificou um pequeno desmatamento e a instalação irregular de cercas e portões para demarcação de lotes. Os materiais foram removidos imediatamente e um foco de incêndio foi controlado. O responsável pelas intervenções não foi localizado, mas as rondas serão intensificadas na região para evitar novas infrações. O parque é uma unidade de conservação de proteção integral, onde qualquer tipo de ocupação ou desmatamento é proibido.

Na Área de Proteção Ambiental (APA) Federal da Bacia do Rio São João, também em Tamoios, a fiscalização atendeu a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF), que exige vistorias frequentes na região devido a invasões anteriores. Durante a ação, dois locais foram autuados. Um deles foi uma loja de material de construção, que já havia sido notificada anteriormente e continuava funcionando de forma irregular. O outro era um muro, reconstruído ilegalmente após ter sido demolido em 2022. O MPF foi informado sobre a situação e solicitou providências imediatas.

No Bosque do Peró, a fiscalização investigou denúncias de uma obra irregular que causou desmatamento e movimentação de terra. A intervenção representa risco de desmoronamento em caso de chuvas fortes. Os responsáveis foram notificados e orientados a apresentar a documentação necessária para regularização da obra. Como não havia trabalhadores no local no momento da fiscalização, a notificação foi entregue à administração do condomínio, que deve garantir a suspensão imediata das atividades até a regularização.

A secretaria de Meio Ambiente reforça que a população pode denunciar irregularidades ambientais pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), Centro.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias