21/12/2024 — 08:36
  (Horário de Brasília)

Depois de três anos, cirurgias de coluna voltam a ser realizadas em hospital estadual em Araruama

Procedimento estava parado devido a falta de material, assim com as cirurgias de bucomaxilofacial e plásticas.

Compartilhe

Depois de quase três anos, a equipe de neurocirurgia do Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, voltou a realizar cirurgias de coluna. O procedimento estava parado devido a falta de material, assim com as cirurgias de bucomaxilofacial e plásticas. O hospital atende cerca de 1.100 pacientes mensalmente.  
Há um mês, a unidade, que é referência em urgência e emergência em trauma para nove municípios da Região dos Lagos, está sendo administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), em parceria com a secretaria estadual de Saúde.

“Nossa primeira ação foi a compra de insumos e material para a realização dessas cirurgias. A maioria dos nossos pacientes é vítima de politraumatismo ocasionado por acidentes de moto, carro, perfuração por arma de fogo, quedas e atropelamento”, explicou o diretor do hospital, Renato Corredeira.
Este foi o caso do paciente que estava internado há 45 dias na unidade, vítima de atropelamento, com trauma grave em coluna cervical e crânio, aguardando por cirurgia. Com a chegada do material necessário, os neurocirurgiões João Thiago Frossard, Dennis Ferreira e Allan Costa prepararam o paciente e realizaram o procedimento, que durou aproximadamente quatro horas.

O paciente, que teve um TCE gravíssimo, estava internado há quase dois meses e não davam uma solução. A sua transferência para algum outro hospital estava programada. Mas o material chegou e conseguimos operá-lo — conta a equipe médica, que diariamente visita o pacienete no CTI do hospital. No momento ele faz fisioterapia motora e respiratória.
Além das cirurgias de coluna, o Hospital Estadual Roberto Chabo voltou a realizar os procedimentos ortopédicos, cirurgia plástica e  bucomaxilofacial. De acordo com o diretor médico, Mário Jorge Espinhara, a unidade é referência em trauma para nove municípios da região.

Os hospitais de Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Iguaba, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras, Casemiro de Abreu e Cabo Frio recebem o paciente com politraumatismo, estabilizam e transferem para o Roberto Chabo. As unidades também solicitam exames e avaliações de especialistas, principalmete da neurocirgia, para outros pacientes.

Mensalmente são realizados na unidade cerca de 1.800 exames de imagens, como tomografia computadorizada, raio x, ultrassonografia e ecocardiograna. O hospital Roberto Chago, que conta com 83 leitos, também contabiliza cerca de 20 mil exames laboratorias por mês.

O Hospital Geral de Araruama, como também é conhecido, ainda conta com um ambulatório de pós operatório. Nele, os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, intensivista, cirurgião plástico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista.  

A aposentada Irene Mendes, de 64 anos, que aguardava para visitar a irmã na enfermaria de ortopedia, elogiou o atendimento do hospital. “Moramos em Saquarema. Minha irmã caiu e teve uma fratura grande. Veio pra cá e foi operada na hora. Está se recuperando bem. O atendimento foi ótimo. Só tenho a agradecer e elogiar”.    

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo