A Coordenadoria Geral de Defesa Civil de Cabo Frio informa que, na tarde desta terça-feira (18), o município passou a integrar a lista de cidades em estágio de risco muito alto para incêndios florestais. O monitoramento de eventos climáticos adversos segue sendo realizado em tempo real pela Defesa Civil cabo-friense, sem registros de incêndios até o momento.
Para reduzir os riscos, a população deve evitar queimadas durante períodos de seca e calor extremo, manter faixas sem vegetação para dificultar a propagação do fogo – os chamados “aceiros” –, não descartar lixo inflamável em áreas de mata e denunciar incêndios criminosos ou atividades suspeitas.
Os incêndios florestais podem ser causados por fatores naturais ou humanos. Elementos como condições climáticas, baixa umidade do ar, acúmulo de material orgânico, queimadas irregulares, descarte incorreto de bitucas de cigarro, fogueiras mal apagadas e atividades que geram faíscas contribuem para sua propagação.
A população pode colaborar denunciando irregularidades ambientais pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28, 2º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem ser acionados imediatamente.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).