InícioDestaqueCrise energética na Costa do Sol vira pauta na Alerj; representantes da...

Crise energética na Costa do Sol vira pauta na Alerj; representantes da Enel são convocados

Moradores da região estão passando por inúmeros transtornos gerados pelos constantes picos de luz dos últimos dias. Em resposta, vários protestos estão sendo realizados

Após semanas de intenso calor e dias de fortes chuvas, moradores da Costa do Sol estão precisando lidar com novos problemas: transtornos gerados pela crise energética que atinge os municípios da região. O assunto tem provocado tantos problemas que ganhou destaque na Alerj nesta terça-feira (21).

Os deputados debateram as atitudes tomadas pela Enel e Light diante da crise que não atinge apenas a Região dos Lagos, mas sim todo o Estado. Segundo o líder do governo da Alerj, Dr. Serginho (PL), que esteve presente na reunião, a Alerj já abriu uma CPI para apurar as ações das concessionárias de serviços públicos do Rio de Janeiro.

Nesta terça, foi debatida a convocação dos representantes das concessionárias. Dr. Serginho afirma que, em relação à Enel, será investigado o porquê da empresa ter reduzido drasticamente o número de contratados no RH, além de o fato de que “podas de árvores” ter sido colocado como investimento pela concessionária, sendo que, conforme explica, isso é custeio.

O deputado explicou que, para a próxima semana, os representantes da Enel já estão convocados. Dr. Serginho afirma que o objetivo da Enel é apurar a responsabilidade e cobrar soluções.

ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Os picos de energia têm acontecido em várias cidades, como Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e Maricá. Cada vez mais frequentes, os resultados negativos desta “crise”, tanto para o usuário quanto para o serviço público, são vários e têm causado inúmeros transtornos, como falta d’água, por exemplo.

Em resposta à situação, moradores de Cabo Frio e Armação dos Búzios, na quinta (16) e domingo (19), protestaram com o objetivo chamar a atenção da Enel, concessionária responsável pelo serviço de energia na região. No município cabo-friense, inclusive, a manifestação terminou em polícia, porque moradores queimaram pneus.

Mas, apesar disso, a situação não foi resolvida. Ainda em Búzios, só que nesta terça-feira, a Câmara de Vereadores emitiu uma nota oficial informando que, por conta de problemas de energia elétrica, a sessão não pôde ser transmitida on-line, sendo apenas gravada.

Também para chamar a atenção sobre o caso, em Maricá, a população, assim como em Cabo Frio, também queimou pneus. Uma das pistas da rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do km 20,5 e 21, no sentido Niterói, foi fechada.

Foto: Adriano Marçal

Já em Araruama, nesta segunda-feira (20), manifestantes vandalizaram a sede da Enel, localizada no Centro. Frases como: “Odeio a Enel” e “Só quer $” foram pichadas no local, sendo uma forma de demonstrar a revolta com a constante falta de luz na cidade. Durante a tarde desta terça-feira (21), moradores se reuniram em frente ao local em um novo protesto. A Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas.

Além disso, moradores de um condomínio localizado na Rua das Amendoeiras denunciaram, nesta terça-feira, que, desde a noite de sábado (18), estão sem luz. Ou seja, são quase quatro dias sem energia elétrica.

Um habitante conta, ainda, que funcionários da Enel teriam se recusado a consertar um fusível da localidade, porque esta seria responsabilidade de outra equipe. Ele afirma, também, que muitos idosos moram na localidade e que a concessionária estaria ferindo o estatuto do idoso.

*No momento em que o morador fala Ampla, é Enel.

Em Saquarema, notas oficiais foram divulgadas pela prefeitura nesta terça-feira (21), informando que as ESF Água Branca, ESF Mombaça, ESF Rio Seco e ESF Sampaio encontram-se fechadas devido à irregularidade no fornecimento de energia elétrica.

Já o Ambulatório Pediátrico (sem sistema e com 1 fase elétrica); ESF Bacaxá (1 fase elétrica e sem sala de vacinas e ESF Bonsucesso (sem sala de vacinas) estão funcionando em uma fase. Nestes locais, as salas de vacina funcionarão apenas com a normalização da rede elétrica.

Sobre os casos, a concessionária emitiu uma nota justificando que a falta de energia constante nos municípios se deu por conta da “ tempestade, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, registrada durante o início da noite de sábado (18). [A chuva] causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia de parte dos clientes”. Contudo, não foi informada uma data para a normalização da situação.

Outro município que também foi prejudicado pela falta de luz foi Arraial do Cabo, um dos destinos mais procurados na Região dos Lagos durante o feriadão. A advogada Ana Carolina Melman, que tem residência no Pontal do Atalaia, disse que a falta de fornecimento de energia elétrica foi percebida na última sexta (17) de manhã e apenas voltou no domingo.

A advogada declara que foi extremamente prejudicada pela situação. Ela contou, inclusive, que fez várias solicitações de serviço para a Enel. Por fim, diante de toda a situação, Melman afirma que vai processar a empresa.

NOVO POSICIONAMENTO

O Portal RC24h entrou em contato novamente com a concessionária, questionando se há previsão de normalização em relação à crise energética. A Enel enviou a seguinte nota:

“A Enel Distribuição Rio informa que, desde 2019, a força de trabalho total da Enel Rio, que inclui colaboradores próprios e terceirizados, aumentou em 43%, sendo que o número de colaboradores próprios também ampliou em 20%. A distribuidora destaca que ampliou o reforço de equipes em campo entre ontem (20) e hoje (21), principalmente nas cidades mais afetadas, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.

A Enel também implementou “mesas de cooperação” com as Prefeituras de Niterói, São Gonçalo e Petrópolis em que representantes da distribuidora e das administrações municipais atuam em conjunto em tempo real. A colaboração permite a atuação mais rápida em casos prioritários e o apoio de agentes municipais para ajudar os técnicos a se deslocarem melhor no trânsito e garantir a segurança dos colaboradores da distribuidora.

A Enel esclarece que os atendimentos em curso hoje são mais localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local.

Como as emergências estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.

Com relação à convocação da Alerj, a Enel Rio ressalta que está à disposição das autoridades para compartilhar as informações sobre a operação da companhia, incluindo todas as medidas emergenciais tomadas para o enfrentamento às fortes chuvas do último sábado (18/11). A empresa reforça que mantém uma relação de transparência com seus clientes e com todos os seus públicos e está fortemente comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor à população”.

Em relação à redução de funcionários, o RC24h aguarda retorno.

Fonte: O DIA

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo