InícioRegião dos LagosCabo FrioMoradores do Jardim Peró, em Cabo Frio, tocam fogo na rua por...

Moradores do Jardim Peró, em Cabo Frio, tocam fogo na rua por causa da falta de água

Manifestão aconteceu na noite desta quinta (16), na Estrada Velha, Caminho de Búzios, em frente à padaria Avenida

Moradores do bairro Jardim Peró, em Cabo Frio, fizeram uma manifestação na noite desta quinta-feira (16), na Estrada Velha, Caminho de Búzios, em frente à padaria Avenida. Conforme denúncia, a manifestação ocorreu por causa da falta de água, que há meses assola o bairro. Revoltados com a situação, a população ateou fogo em pneus na rua, como forma de protesto, ocasionando o bloqueio da via.

Segundo a comunidade, eles entraram em contato com a Prolagos e foram informados que, devido a uma manobra que a empresa fez, o bairro acabaria sofrendo racionamento, mas que a situação iria se normalizar em breve. No entanto, o forte calor dos últimos dias gerou impaciência e indignação com o atraso.

Três viaturas da Polícia Militar estiveram no local, tentando apagar o fogo, controlar os ânimos e liberar a rua.

O QUE DIZ A PROLAGOS

Desde o dia 1º de novembro, o sistema de distribuição de água da Prolagos tem sofrido com constantes oscilações de energia elétrica da Enel. Na segunda-feira, dia 13, a oscilações de energia elétrica atingiram a Estação de Tratamento de Água e as estações de bombeamento primordiais para o abastecimento da nossa região. Assim que foram identificadas as falhas, a concessionária prontamente atuou com o uso de geradores para reduzir os impactos no abastecimento e entrou em contato com a empresa de energia, acompanhando e perto todas as ações em prol do retorno do serviço.

A operação da estação começou a ser retomada na madrugada de terça-feira, dia 14, e a normalização do abastecimento está acontecendo de maneira gradativa. Porém, o sistema como um todo continua sofrendo com oscilações de energia elétrica, com danos a equipamentos e prejudicando a plena retomada do sistema de abastecimento de água.

Como forma emergencial de atendimento à população, a Prolagos está antecipando as ações de reforço do Plano Verão 2023/2024, previsto originalmente para começar na segunda quinzena de dezembro. No entanto, mesmo com todas as medidas de reforço, com a forte onda de calor registrada nos últimos dias e o feriado nacional, que trouxe mais de 200 mil turistas para a Região dos Lagos, o consumo de água aumenta, o que pode impactar na recuperação do sistema.

A Prolagos ressalta que possui equipes exclusivas dedicadas na operação e manutenção do sistema de abastecimento e mantém contato permanente com lideranças comunitárias e associações de moradores. Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento está sendo reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas.

A concessionária agradece a compreensão da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195, ou em uma das lojas de atendimento da concessionária.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo