No final da madrugada desta quinta-feira (4), por volta das 4h30, a Comissão de Pronta Ação realizou uma operação de reintegração de posse de uma área pertencente à Prefeitura de Macaé, de 600 mil metros quadrados, localizada no Condomínio Bosque Azul.
Revoltados com a ação, um clima de tensão tomou conta da localidade. Segundo o representante da Secretaria de Ordem Pública, Alan de Oliveira, cerca de 200 pessoas não queriam sair do local e ofereceram resistência. A Polícia Militar chegou a ser acionada para dar apoio na operação.
"Quando chegamos ao local, não havia nenhuma construção, apenas as áreas estavam demarcadas, com estacas, arames farpados e placas com nomes. A ação foi determinada pela Procuradoria Geral do Município (Progem) e contou com o apoio de policiais militares", explicou Alan.
Conforme o comandante da PM, tenente-coronel Fábio Corrêa, os agentes auxiliavam a Guarda Municipal, quando alguns indivíduos, "em represália ao ato, atearam fogo em um ônibus" na entrada do condomínio, impedindo o tráfego no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve as chamas. Nenhum passageiro foi ferido.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que, na ação, foi usado "dos meios necessários para revidar a injusta agressão, com uso de armamento não letal, praticada contra os agentes, para dispersar os, aproximadamente, 200 manifestantes que arremessaram pedras contra os agentes municipais e fizeram um cordão humano, a fim de impedir a ação".
Dois manifestantes foram detidos pela Guarda Municipal e conduzidos para a 123 DP. Uma pessoa ficou ferida durante o tumulto. O homem teria caído em uma vala, sendo socorrido pelo 192 e encaminhado para o Hospital Público de Macaé (HPM), onde foi medicado e, em seguida, levado para a delegacia, segundo a Prefeitura.
Informações dão conta ainda que um caminhão também foi incendiado próximo ao Bosque Azul, no final da manhã. Além disso, populares furtaram peças do ônibus que havia sido incendiado.
A ação foi realizada durante toda manhã e contou com a participação de servidores municipais das Secretarias de Ordem Pública, Obras Públicas e Urbanismo, Ambiente, Habitação, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Limpeza Pública e Procuradoria Geral do Município para mobilizar e integrar o Poder Público Municipal no processo de intensificação do poder de polícia administrativa no que diz respeito ao território municipal.
A Prefeitura de Macaé informou que a área foi limpa e todo o material foi retirado por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que utilizou retroescavadeiras e caminhões.
Coletivos têm itinerários interrompido na Linha Azul
Após vândalos incendiarem um ônibus da SIT, concessionária de transporte coletivo urbano de Macaé, e um caminhão da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, que dava suporte ao processo de reintegração, também ser queimado, o serviço de transporte está interrompido temporariamente na Linha Azul durante todo o dia.
Todas as linhas de ônibus oriundas do Terminal Central que tem como itinerário a Linha Azul, bairros Bosque Azul e Verdes Mares foram suspensas até que seja restabelecida a ordem no bairro.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, lamenta o ocorrido diante do processo que está sendo realizado pelo município para melhoria do transporte público. “Entendemos que as pessoas têm o direito de se manifestar, mas não é queimando um patrimônio que situações como essa vão se resolver. Isso acaba dificultando todo o processo realizado, desde janeiro até agora, para que avancemos no sentido de melhorar o serviço de transporte público”, pontua.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.