back to top
sexta-feira, julho 26, 2024
InícioDestaqueConcessionária pede que valor da tarifa de pedágio seja mantido na Via...

Concessionária pede que valor da tarifa de pedágio seja mantido na Via Lagos mesmo após deflação

Em 2023, a tarifa de pedágio cobrada pela CCR Via Lagos deveria ser reduzida devido à deflação nos índices, conforme previsto no contrato de concessão anual

Na próxima terça-feira (25), será levado a plenário na Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) um pedido controverso da CCR ViaLagos, concessionária responsável por administrar o trecho da RJ-124, que solicita a manutenção da tarifa de pedágio a partir do dia 1º de agosto, mesmo após deflação nos índices que compõem a fórmula do reajuste anual.

De acordo com o contrato de concessão, o reajuste anual da tarifa acontece, anualmente, no mês de agosto. Porém, em 2023, a deflação nos índices indicaria uma redução nos valores praticados pela concessionária, beneficiando os usuários. No entanto, a CCR ViaLagos apresentou uma solicitação à Agetransp para que o valor não seja reajustado, reduzido ou aumentado, mas mantido nos valores atuais. A tarifa básica é de R$ 17,30. Já a tarifa básica com adicional, praticada entre 12h de sexta-feira e 12h de segunda-feira, além de feriados nacionais, é de R$ 28,80.

Advogado Vinicius Vasconcelos foi às redes sociais falar sobre o assunto

O pedido tem gerado forte repercussão e críticas, sendo considerado “completamente imoral” por Vinicius Vasconcelos, advogado araruamense. Ele argumenta que a conduta da concessionária infringe o contrato de concessão.

“Além de uma conduta completamente imoral, ela também infere o contrato de concessão. Esses reajustes anuais podem ser a maior ou a menor. Agora deve ser reajustada de modo para beneficiar o usuário, e a CCR está fazendo de tudo para que isso não ocorra”, afirma o advogado Vinicius Vasconcelos.

Mesmo de férias, dr. Serginho garante que entrou em contato com Agetransp

O deputado estadual dr. Serginho (PL) também manifestou a posição contrária ao pedido da CCR Via Lagos ao ser procurado pelo Portal RC24h. Mesmo durante as férias, ele tomou medidas para que o pedido de manutenção da tarifa seja indeferido e solicitou a redução do valor do pedágio cobrado pela concessionária.

Procurada pela reportagem, a CCR Via Lagos disse, em nota que “a data contratual do reajuste anual das tarifas de pedágio da CCR ViaLagos é 1º de agosto, portanto, os valores a serem praticados a partir dessa data serão avaliados e aprovados pelo Conselho Diretor da Agetransp durante sessão regulatória a ser realizada em 25 de julho, razão pela qual as tarifas atuais estarão em vigor até 31 de julho”.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo