InícioColunistaCOLUNISTA RC24H / A importância da Engenharia Diagnóstica

COLUNISTA RC24H / A importância da Engenharia Diagnóstica

A prevenção é o melhor caminho para evitar maiores prejuízos

Nos últimos anos temos visto diversos desabamentos, como de varandas, fachadas, edifícios residenciais e comerciais, muros e até mesmo de casas ocorrendo em todo o Brasil, o que poderia ser evitado com uma inspeção predial, mas em geral, os condomínios demoram muito para realizar as vistorias.

A Engenharia Diagnóstica é hoje o principal caminho para evitar não só os desabamentos, mas também o risco de curto circuitos, incêndios, inundações prediais, enfim, melhorar a qualidade de vida das edificações, reduzindo as manutenções com manifestações patológicas e os custos das próprias manutenções. A prevenção é o melhor caminho para evitar maiores prejuízos.

No estado do Rio de Janeiro, desde 2013, essas vistorias se tornaram obrigatórias com o decreto da Lei 6.400 que determina justamente a realização de vistorias periódicas pelos condomínios ou por proprietários de prédios residenciais, comerciais e pelo poder público nos prédios públicos.

Segundo a Lei, as autovistorias devem ser realizadas nas estruturas, fachadas, marquises, empenas, subsolos, assim como nas instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias, eletromecânicas, de gás e de prevenção a fogo.

A Lei também obriga a realização de vistoria em condomínios, prédios residenciais, comerciais e públicos a cada 10 anos, mas os prédios comerciais e residenciais com mais de 25 anos de vida útil devem ser inspecionados a cada 5 anos.

Mesmo com a obrigatoriedade da Lei, que a meu ver ratifica a grande importância da engenharia diagnóstica, alguns síndicos e proprietários de prédios comerciais ainda reclamam do custo das consultorias e laudos. Mas o que eles chamam de custo eu chamo de investimento e prevenção de danos maiores.

Afinal, o investimento aplicado em uma consultoria de engenharia não chega a 1% do valor que pode ser gasto nas consequências de um desabamento. E as vidas que podem ser perdidas? Quanto valem?

– Rômulo Gaspar é engenheiro civil especializado em Engenharia Diagnóstica e proprietário da RL Gaspar Engenharia.

– Natural de Cabo Frio, já atua à frente da sua empresa na cidade do Rio de Janeiro há quatro anos.

– Todas as informações do texto são de inteira responsabilidade do autor.

CONTATOS

(21)98382-3605

www.rlgasparengenharia.com.br

@rlgasparengenharia

rl@rlgasparengenharia.com

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo