InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Alexandre Martins vai a Brasília e tem reunião com Flávio Bolsonaro; Leandro de Búzios tem primeiro encontro com prefeito de Búzios, que continua passando o cerol na administração; Clima é de desconfiança com Marquinho Mendes; Magdala Furtado faz vistoria em obras da saúde; Sessão da Câmara de Araruama pega fogo: 'prefeitura mais ladrona da Região dos Lagos; Fábio do Pastel no Vinhateiro; Secretários de Iguaba e Arraial, além de outros da região, discutem revisão dos planos de saneamento; Fabiano Horta entrega nova creche; Manoela Peres entrega 4º clínica veterinária... E muito mais!

ALEXANDRE EM BRASÍLIA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (25) começa por Armação dos Búzios. O prefeito Alexandre Martins (REP) esteve em Brasília nestes dias e teve uma reunião com o senador Flávio Bolsonaro (PL). Na pauta, a PEC que retira o domínio exclusivo das terras de marinha. Disse que saiu convicto de que novas soluções serão implementadas para resolver os problemas que têm causado transtornos em nossa cidade para moradores, comerciantes e quiosqueiros. Mas, para muito além disso, ao que parece, o PL não é tão exclusividade de Rafael Aguiar, o ex-prefeito interino que durante a campanha à eleição suplementar – cancelada logo após o TSE votar a favor de Alexandre, conseguiu apoio da família Bolsonaro, inclusive com vídeo do ex-presidente pedindo voto para Rafael. Falando nisso, nos chegou a informação de que um desses votos a favor teria vindo dos Bolsonaro.

E SE…

Jornalista não é pago pra imaginar, mas se ater aos fatos. E também não conversamos tanto assim com o prefeito de Búzios sobre o encontro com o senador, mas imaginem que naqueles minutos de reunião com Flávio Bolsonaro, em Brasília, Alexandre tenha contado a versão dele da história sobre a perda da cadeira de prefeito. E, mais ainda, quem sabe, Alexandre contou que é pastor e que tem como provável nome para compor chapa em outubro um PM do Bope? Será que isso teria influenciado na opinião de Flávio com relação à visão dele sobre Alexandre e, quiçá, tenha mexido com o coração de Flávio, fazendo-o repensar em qual lado político de Búzios ele quer ficar? Já pensou nessa hipótese?

CEROL CONTINUA PASSANDO

Voltando aos fatos, Alexandre Martins continua a passar o cerol geral na Prefeitura, demitindo geral. Aliás, entre esses exonerados está Thiago Santos, da controladoria e advogado de Rafael Aguiar à época do afastamento de Alexandre. Naquela ocasião, ele emitiu um documento que desvelou a traição de Rafael, que pediu para ser assistente de acusação contra Alexandre e se colocando como pré-candidato na suplementar. Mas, vida que segue e nesta quarta (24) rodou pesquisa em Búzios para saber se a população tinha aprovado o retorno do prefeito: 60% disse que sim. Um dado curioso: a mesma pesquisa questionou se aprovava ou desaprovava a união de Alexandre e Leandro de Búzios (SDD) e a porcentagem de aprovação também foi de 60%. A propósito disso, ambos conversaram nesta manhã, foi o primeiro encontro ‘tête-à-tête’; já tinha rolado conversa por telefone. Será que Leandro aceitou o convite? Fato é que soubemos que 90% do “casório” está encaminhado.

DESCONFIANÇA AUMENTOU

Em Cabo Frio, o clima é de desconfiança depois que o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) reforçou que é pré-candidato – mesmo sem chance de vir candidato -, como divulgamos aqui na coluna. O anúncio dele chegou em meio a muita descrença de seus eleitores, que duvidam que ele tenha carta na manga. Pelas redes sociais, a maioria aposta que MM joga mais uma vez, como fez com Aquiles Barreto, que iria representar o grupo mas acabou retirando o sobrinho do jogo. E mais, as pessoas querem saber qual é a real situação jurídica do ex-prefeito; o Portal RC24h vai apurar essa questão. De qualquer forma, Marquinho tem diante de si um desafio: convencer a população de que ele realmente tem viabilidade. Caso contrário, periga patinar tal como nas eleições de 2020, em que concorreu com o falecido prefeito José Bonifácio (PDT).

DEU O QUE FALAR

Ainda em Cabo Frio, tá rendendo à beça a nota sobre a polêmica do “Janião”, o campinho de futebol da Gamboa liberado pelo pré-candidato a vereador Janio Mendes, na época de seu mandato no legislativo, para a turma do bairro bater bola e que virou uma questão entre ele e o vereador Davi Souza (PP). No entanto, Janio entrou em contato e contou outra versão dessa história e disse que a convivência entre os times da Gamboa e do Jacaré é harmoniosa e que a defesa pelo espaço é natural. O que acontece é que existe um cabo eleitoral do Jacaré na jogada, conhecido como ‘John John’. Ele disse não pra Janio e preferiu apoiar a candidatura de Davi. Em seguida, articularam para dar um tapa no visual do Janião, que estava abandonado há muito tempo; inclusive na época que Janio foi secretário do governo de Zé Bonifácio, nada fez pelo campinho. Então, sabendo dessa movimentação da turma do Jacaré, Janio foi lá e agitou seus cabos eleitorais mais fiéis da Gamboa. E tem um outro detalhe nisso tudo, tá? Ao que parece, Davi tem conseguido muito apoio das pessoas que anteriormente apoiavam Janio. E essa disputa palmo a palmo por liderança tem sido motivo de muito estresse e ressentimento. Além de John John, outros negaram o pedetista, preferindo caminhar com Davi ou outros candidatos. E aí isso tem virado uma questão pessoal pra Janio. Talvez haja ressentimento pelo fato de Davi ter deixado o PDT e buscado voos em outras siglas partidárias. Há quem diga que possa ser isso, já que o ex-deputado não tem conseguido apoio como outrora. Voltando à questão do campinho, nós erramos ao dizer que haviam passado cadeado no portão de acesso. Na verdade, o cadeado foi colocado para manter o disjuntor resguardado por questão de segurança.

VISTORIA NA SAÚDE

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), fez uma vistoria, na manhã desta quinta-feira (25), nas unidades de saúde que passam por revitalização – o PAM em São Cristóvão e as ESFs no Porto do Carro e Caminho de Búzios. O secretário responsável pela pasta, Bruno Alpacino. “Estamos progredindo com as adequações e manutenções necessárias para atender a todos, com dignidade e compromisso”, disse Magdala na rede social. Ok, é importante revitalizar, mas deveria também ter passado pelo Hospital da Mulher, que está vergonhoso. E mais, o que as pessoas realmente querem saber é se vão conseguir marcar consulta com ortopedista (não tem!), exames de imagem e médicos nos postos.

“A PREFEITURA MAIS LADRONA DA REGIÃO DOS LAGOS”

A sessão da Câmara de Araruama nesta quinta-feira (25) foi marcada por intensos debates e acusações após denúncias de possível fraude em licitação e crimes ambientais. O vereador Elói Ramalho (SDD) trouxe à tona questões relacionadas à fiscalização realizada na última segunda-feira (22), apontando para a necessidade de investigação sobre supostas infrações ligadas à supressão de desmatamento e extração de areia, incluindo o crime de roubo de basalto, alegando que a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) estaria agindo de forma ilegal, violando a licença ambiental de recuperação diária. O vereador Oliveira da Guarda (MDB) também se pronunciou, questionando a licitação de R$ 8 milhões de toneladas de basalto e outra de R$ 12 milhões de toneladas de pó de pedra, solicitando esclarecimentos à prefeita sobre o destino desses recursos, e acusando a administração municipal de práticas fraudulentas. “É a prefeitura mais ladrona que tem na Região dos Lagos. Esse governo rouba muito. São uns bandidos”, disse Oliveira. Por sua vez, a vereadora e pré-candidata à prefeitura, Penha Bernardes (PL), levantou questões sobre a origem do dinheiro, para onde está sendo direcionado o basalto e se estaria sendo utilizado para benefício pessoal de algum membro do governo. O vereador Magno Dheco (PP) argumentou que a licitação em questão havia sido cancelada pela prefeita. “Estão fazendo politicagem. Agora tem que deixar as ruas esburacadas”. Oliveira rebateu: “Então você quer que a prefeitura continue roubando?”, indagou.

COBROU EXPLICAÇÕES

Falando em Penha, a vereadora recebeu diversos pedidos em seu gabinete nesta quarta-feira (24). Um grupo de professores expressou indignação com o recente posicionamento da prefeita Lívia de Chiquinho (REP), que anunciou um aumento de 4% como uma grande conquista para a classe. Penha solicitou o posicionamento da prefeita em relação ao piso nacional do magistério, ao PCCR e ao cartão de alimentação, destacando a necessidade de uma abordagem abrangente para toda a comunidade escolar, incluindo funcionários como vigias e merendeiras. Além disso, foi mencionada a dívida da prefeitura de 33,81% com os servidores. Uma professora enfatizou nas redes sociais que “a classe valoriza seus princípios acima de qualquer compensação financeira”.

PASTEL NAS RUAS

Em São Pedro da Aldeia, na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Fábio do Pastel (PL) foi supervisionar as obras de pavimentação asfáltica no bairro Vinhateiro. O trabalho teve início na Travessa Lucinda Franciscone de Medeiros e faz parte de um cronograma que contempla diversas ruas do bairro. As próximas etapas do projeto incluem a pavimentação das ruas Travessa Palmira Franciscone de Medeiros, Travessa Santa Lúcia, Rua Corretor Álvaro Vandelli e Rua Santa Luzia. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura viária da região, proporcionando mais conforto e segurança aos moradores e transeuntes.

CHUMBINHO NA PRÉ-CAMPANHA

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho (REP), pré-candidato a prefeito, realizou uma visita ao bairro Ponta do Ambrósio nesta semana. Acompanhado pelo pré-candidato a vereador Gerson Mano, Chumbinho interagiu com os moradores, buscando ouvir suas demandas e compartilhar propostas para o desenvolvimento da cidade. Nesta quinta-feira (25), ele prosseguiu sua agenda política com uma reunião na Rua do Fogo, onde se encontrou com o pré-candidato a vereador Jorginho. O encontro proporcionou à população local a oportunidade de participar de discussões sobre questões políticas relevantes.

REVISÃO DOS PLANOS DE SANEAMENTO

Os secretários de Meio Ambiente e Saneamento de cinco municípios da Região dos Lagos, Vinícius Lavalle de Iguaba Grande, Jorge Oliveira de Arraial do Cabo, Rubens Gonzaga de Cabo Frio, Mário Flávio de São Pedro da Aldeia e Evanildo Cardoso de Armação dos Búzios, uniram esforços esta semana em um novo giro do saneamento. O objetivo foi buscar recursos financeiros para a revisão dos planos municipais de saneamento básico. De acordo com a legislação vigente, a revisão desses planos deve ocorrer a cada 10 anos. Para os municípios em questão, o prazo de revisão é de 2014. A falta de atualização desses planos pode acarretar em consequências, inclusive no que se refere ao ICMS ecológico, um importante incentivo financeiro. A revisão dos planos municipais de saneamento básico é um processo custoso, estimado entre R$ 700 mil e R$ 1 milhão por município. A mobilização regional, liderada por Arraial do Cabo, resultou na viabilização, pela Concessionária, da contratação da revisão do plano. Esse documento é fundamental, pois estabelece diretrizes e metas para garantir o acesso da população a serviços adequados de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. Além disso, sua elaboração e atualização são cruciais para promover a saúde pública, proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

NOVA CRECHE

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), acompanhado pelo Secretário de Governo e presidente estadual do PT, João Maurício, inaugurou nesta quinta-feira (25) a Creche Jardim de Infância Municipal Professora Maria Honorina Zanin Bernardo (JIM Tia Nininha). Localizada no loteamento Manu Manuela, a nova unidade educacional atenderá alunos desde o berçário até o 3º ano do Ensino Fundamental. O nome da creche presta homenagem à professora Maria Honorina Zanin Bernardo, uma figura dedicada e importante na formação das crianças da região. Esta é a mais recente das dez creches que serão entregues para suprir a demanda crescente da cidade.

4ª CLÍNICA VETERINÁRIA MUNICIPAL

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL), o secretário dos Direitos dos Animais, Kaio Luiz, e o ex-secretário de Educação, Antônio Peres, participaram da inauguração da Clínica Veterinária Municipal Edelson Bernardo Vignoli nesta quarta-feira (24). A nova unidade, que fica em Bonsucesso, marca a abertura da quarta unidade de atendimento aos animais no município. O evento foi celebrado como uma conquista significativa para os pets, tutores, protetores e cuidadores de Saquarema. A clínica possui uma estrutura ampla e confortável, oferecendo todo o cuidado e proteção necessários aos animais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo