19/05/2025 — 18:17
  (Horário de Brasília)

Cinema da Cidade é inaugurado nesta sexta (23) em São Pedro da Aldeia

Espaço conta com duas salas, acessibilidade e ingressos a preços populares; iniciativa é parceria entre governos estadual, federal e prefeitura

Compartilhe

O município de São Pedro da Aldeia recebe nesta sexta-feira (23) a inauguração do Cine São Pedro, o segundo equipamento cultural construído no Brasil por meio do programa “Cinema da Cidade”, convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal. O projeto, que visa democratizar o acesso à cultura por meio da exibição de filmes em salas acessíveis e com ingressos populares, foi executado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj).

Instalado em um terreno de 2.739 m² cedido pela Prefeitura, o complexo conta com duas salas de cinema: uma com 96 lugares e tecnologia 2D, e outra com 78 assentos e projeção 3D. O espaço foi projetado com infraestrutura acessível, incluindo áreas adaptadas para cadeirantes, pessoas com deficiência motora e pessoas com obesidade. Também estão presentes bomboniere, bilheteria, sala de administração, sanitários, vestiários e áreas de circulação.

O investimento total para a construção do equipamento foi de aproximadamente R$ 4,7 milhões. A iniciativa contou com apoio da Caixa Econômica Federal, Ancine, Governo do Estado e da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

A programação de estreia começa às 18h com a cerimônia oficial, seguida da exibição ao ar livre do filme “Nosso Sonho” às 19h, em um telão montado na parte externa do cinema. Às 21h, o cantor Buchecha, que inspirou o longa, realiza um show gratuito para o público. A atividade faz parte do projeto Cine Enel, com realização da Novo Traço e patrocínio da Enel via Lei de Incentivo à Cultura.

O governador Cláudio Castro destacou que a entrega do cinema no interior fluminense reforça o compromisso com a descentralização da cultura no estado. “A Apresentação do Cinema da Cidade em São Pedro da Aldeia representa mais do que um espaço de exibição de filmes: é um símbolo de inclusão e cidadania. As duas unidades do programa estão no Rio de Janeiro, o que mostra que não levamos cultura apenas para a capital”, declarou.

A secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, reforçou o papel do novo espaço como ferramenta de transformação social. “Este é o segundo equipamento concluído pelo programa no Brasil e funcionará como motor para a geração de emprego, renda e oportunidades de negócios no setor audiovisual da região.”

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias