back to top
04/11/2024 — 09:20
  (Horário de Brasília)

Cidades da Região dos Lagos recebem exposição itinerante ‘Saberes e Memórias da Arte da Pesca’ a partir desta sexta (7)

Mostra fotográfica traz um outro olhar acerca da pesca artesanal e começa em Saquarema, das 12h às 17h, na Associação de Pescadores. Nos próximos dias, evento ainda segue para São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Araruama. Confira programação

Compartilhe

Araruama, Saquarema, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia recebem neste mês, a partir desta sexta (7), a exposição itinerante ‘Saberes e Memórias da Arte da Pesca’, uma iniciativa do Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul e com o apoio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) por meio do Projeto Educação Ambiental.

O evento tem início nesta sexta-feira em Saquarema, na Associação de Pescadores, bairro Manitiba, e busca promover a cultura e a importância da pesca artesanal, destacando o modo de vida e as memórias dos trabalhadores da pesca artesanal.

Programação diversificada

A mostra itinerante vai apresentar uma série de atrações que prometem envolver a comunidade local e visitantes:

Documentário Nós Laguna: Projeção do documentário “Nós, Laguna” sobre as atividades do Projeto Novos Mestres desenvolvidas durante o período de execução das atividades, oferecendo um olhar aprofundado sobre a pesca artesanal.

Lançamento de Livro: Apresentação e distribuição do livro “Tainha, o Menino Pescador e Outras Histórias”, que reúne histórias infantis e de pescadores sobre a vida na arte da pesca artesanal.

⦁ Exposição Fotográfica: Mostra de fotografias que capturam momentos e paisagens do cotidiano dos pescadores.

Experiências Sensoriais: Depoimentos de personagens locais que revisitam histórias e vivências da comunidade pesqueira.

Souvenirs: Exposição de peças artesanais, produzidas com foco na sustentabilidade e inclusão.

Dar voz aos trabalhadores da pesca artesanal

Segundo a organização, a principal meta do projeto é dar voz aos trabalhadores da pesca artesanal, criando um espaço de diálogo entre a comunidade pesqueira, agentes públicos e privados, e a sociedade civil. O evento busca resgatar e difundir a memória afetiva da comunidade, incentivando um sentimento de pertencimento e orgulho em relação à pesca artesanal, uma atividade pouco valorizada através do tempo.

“A exposição é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a importância cultural e econômica da pesca artesanal. Queremos que a comunidade se sinta parte desse legado”, afirma Ricardo Farias, gerente de projetos do Instituto Onda Azul.

O evento convida pescadores e pescadoras de várias localidades, alunos de escolas públicas e o público a participarem. A iniciativa pretende não apenas educar, mas também engajar a sociedade na valorização das tradições locais.

Datas e locais

A exposição ocorre nas seguintes datas em cada município:

Saquarema: 7 de junho, das 12h às 17h, Associação de Pescadores, Rua 14, esquina com a 109, Manitiba.

São Pedro da Aldeia: 8 de junho, das 12h às 17h, Associação dos Pescadores, na Praia da Baleia.

⦁ Cabo Frio: 11 de junho, 12h às 17h, Rua Luiz Feliciano Cardoso S/N, Praia do Siqueira.

Araruama: 13 de junho, das 9h às 17h, Colônia Z28 – Rua Cavalcanti 70-A

Kauã Barreto
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo