Acontece nesta quarta-feira (22), na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, o lançamento do livro “Queda Livre”, que narra a trajetória de Glaidson Acácio dos Santos, também conhecido como Faraó dos Bitcoins e acusado de comandar uma das maiores pirâmides financeiras do Brasil. O evento, com inicio às 18h40, terá formato de aula magna e contará com a palestra de um dos autores, o premiado jornalista Chico Otávio.
“Queda Livre” é um livro de coautoria entre o jornalista Chico Otávio, que iniciou sua carreira em 1985 e ganhou seis vezes o Prêmio Esso, e a também jornalista e roteirista Isabela Palmeira, que já foi editora da Globonews e repórter do jornal O Globo. Os dois são casados e, juntos, durante três anos, investigaram minuciosamente, com idas e vindas para a Região dos Lagos em busca de documentos, as informações acerca do caso que parou o Brasil.
O livro, que foi lançado em todo o Brasil do início de maio, no dia 3, destrincha a história de Glaidson, que, de flanelinha, garçom e pastor, virou o ‘Faraó dos Bitcoins’ ao construir um verdadeiro império em Cabo Frio que, posteriormente, foi crescendo e alcançou todo o país. Justamente por isso a ideia de fazer um evento de lançamento à parte na cidade, tendo em vista que foi onde tudo começou.
A programação do evento, que é gratuito e aberto ao público, conta com um bate-papo com o autor e também com a jornalista Renata Cristiane, que foi uma das primeiras a divulgar o caso na Região dos Lagos.
O evento acontece no Auditório Azul e os alunos da universidade terão direito a receber dez horas complementares pela participação. Durante o bate-papo, os presentes poderão fazer perguntas as profissionais.
Mais sobre o livro
“Queda Livre” detalha a dinâmica entre fé, ambição e ganância, e como essa combinação resultou na ruína de milhares de pessoas, entre elas famílias de baixa renda e celebridades, todas atraídas pela promessa de lucros rápidos e elevados.
Atraídos pela garantia de juros mensais de 10%, algumas pessoas aplicaram todas as economias, em um movimento que se espalhou pela Região dos Lagos e, depois, por todo o país.
Um exemplo de celebridade que teve prejuízos com a empresa é o humorista Rafael Portugal, de 37 anos, que perdeu R$ 1,2 milhão ao realizar um investimento na empresa do ‘Faraó dos Bitcoins’.
A narrativa é fruto de três anos de investigações e revela como Glaidson, junto com sua esposa Mirelis Yoseline Diaz Zerpa evoluíram de uma vida de dificuldades para uma existência de riqueza extrema, culminando em acusações de fraudes financeiras, associação criminosa, lavagem de dinheiro e homicídio.
Além da publicação, a trajetória de Glaidson também será transformada em filme. Os direitos cinematográficos foram adquiridos pela Morena Filmes, comandada por Mariza Leão e Tiago Rezende. A produção está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2025, e o processo de seleção do elenco, incluindo a escolha do ator que dará vida a Glaidson, ainda está em andamento.
Sobre os autores
Chico Otávio é repórter, escritor e professor de Jornalismo na PUC-Rio. Iniciou a carreira em 1985, na Última Hora, passou pela sucursal do Rio de Janeiro do Grupo Estado, produzindo reportagens para O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Agência Estado. Em 1997, transferiu-se para o jornal O Globo, onde trabalhou até 2023. Ganhou seis vezes o Prêmio Esso, em categorias diversas, além de uma menção por melhor contribuição à imprensa.
Isabela Palmeira é jornalista e roteirista. Foi editora da Globonews e repórter do jornal O Globo, tendo recebido um prêmio nacional de jornalismo pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em suas imersões no Oriente, nos últimos dez anos, estuda sobre autoconhecimento e meditação, o que a leva a um mergulho no ser humano. Com estas experiências, dedica-se a contar histórias em forma de livros, filmes e séries.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).