InícioCulturaCasa da Cultura de São Pedro da Aldeia inaugura mostra de artes...

Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia inaugura mostra de artes “Centenário Casa da Flor”

Inauguração acontece nesta terça-feira (12), a partir das 19h, em homenagem ao aniversário de 100 anos da casa

A mostra de artes “Centenário Casa da Flor”, de Gabriel Joaquim dos Santos, será inaugurada nesta terça-feira (12), às 19h, na Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia, em homenagem ao aniversário de 100 anos da casa, consagrada patrimônio cultural material do Brasil.

A abertura será marcada pela apresentação da esquete documental “A Casa feita de Cacos”, estrelada pela Companhia de Teatro Municipal. A entrada é gratuita.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a proposta do evento. “Este ano, a Casa da Flor está completando 100 anos do início do seu ‘bordado’ em 1923 por Gabriel Joaquim dos Santos, como ele mesmo dizia, e a exposição é uma forma de resgatar e valorizar a memória desse grandioso legado cultural. Cada detalhe da ornamentação foi cuidadosamente pensado por ‘seu Gabriel’, que dedicou anos de sua vida à essa obra de arte. Falar sobre a Casa da Flor é também falar sobre a nossa história e cultura. Além da mostra, nos dias 16 e 17 de setembro também realizaremos o primeiro ‘Festival Casa da Flor’ com uma vasta programação cultural para toda a família. Convidamos a todos para prestigiarem as atrações”, disse.

Destaque do evento de abertura, a apresentação da esquete “A Casa feita de cacos” promete emocionar o público com uma dramaturgia documental, assinada pela Companhia de Teatro Municipal. A encenação dirigida por Anna Fernanda Corrêa é inspirada na história do criador da Casa da Flor, Gabriel Joaquim dos Santos, trabalhador do roçado e das Salinas, filho de um ex-escravo e de uma índia, que passou mais de 60 anos de sua vida dedicando-se ao sonho de adornar a sua casa com todo o tipo de material que encontrava.  A edificação construída por Gabriel no século XX foi tombada como patrimônio cultural em nível estadual e federal.

Durante a exposição, os visitantes poderão conferir mais de 20 fotografias e peças artesanais confeccionadas pelo coletivo das mulheres bordadeiras de São Pedro da Aldeia e por artesãos e artesãs da cidade. Além do artesanato, a mostra vai apresentar uma maquete da Casa da Flor, restaurada pelo artista plástico aldeense Flávio Rangel, e pinturas assinadas por Rangel e pelo artista e instrutor de desenho da Escola de Artes Municipal, Carlos Di Angelo.

A mostra tem curadoria de Giselle Lima, diretora municipal de Cultura. “É uma ocasião significativa para reconhecermos o legado que nos foi confiado. Celebrar o centenário da Casa da Flor é uma oportunidade para honrarmos o passado com o seu ineditismo e inspirar o presente, pois sonhos são possíveis de se realizar. A preservação desse valioso patrimônio é fundamental para as futuras gerações, de modo que elas possam desfrutar e aprender com essa parte significativa da história da nossa cidade”, destacou.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. A visitação gratuita poderá ser feita até o dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo