22/01/2025 — 09:45
  (Horário de Brasília)

Campanha nacional de vacinação contra a gripe tem início em Saquarema

Todos os postos de saúde do município estão aptos para aplicar o imunizante, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os públicos-alvo

Compartilhe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (27) em Saquarema. Todos os postos de saúde do município estão aptos a aplicar o imunizante, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os públicos-alvo. O Dia D da campanha está marcado para 13 de abril.

A vacina utilizada é a trivalente, protegendo contra três cepas do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Reações à vacina da gripe são raras e geralmente incluem sintomas leves como dor no local da aplicação, febre baixa, dor muscular e mal-estar, que costumam desaparecer em até 48 horas.

Os grupos prioritários incluem crianças de seis meses a menos de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas; professores; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários; população privada de liberdade; funcionários do sistema penitenciário e idosos com mais de 60 anos.

O município destaca a importância da vacinação para todos os públicos-alvo, mesmo para aqueles que já se vacinaram em anos anteriores, devido às mudanças na composição do imunizante. A vacina da gripe pode ser administrada juntamente com outras do calendário nacional, incluindo a da Covid-19, sem necessidade de intervalo entre elas.

A imunização é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, portadores de doenças neurológicas, síndrome de Guillain-Barré e para aqueles que apresentaram febre recente.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo