Um projeto de hortas fitoterapêuticas será implantado para que idosos possam cultivar seus próprios alimentos e plantas medicinais. A iniciativa, definida em reunião nesta quinta-feira (6), tem como objetivo estimular a autonomia, promover bem-estar e incentivar a interação social entre os participantes.
A implantação das hortas acontecerá no Horto Municipal e na sede da Secretaria da Melhor Idade. Para viabilizar o projeto, equipes técnicas farão vistorias nos locais e elaborarão a planta da iniciativa. A pasta de Meio Ambiente ficará responsável pelo treinamento de profissionais que atuarão na implantação e manutenção dos espaços, garantindo suporte aos idosos.
A iniciativa também conta com a colaboração da secretaria de Saúde.
O projeto surgiu após a percepção de que idosos atendidos pelo Lar da Cidinha tinham pouco contato com a natureza. A proposta prevê que as hortas também tenham um impacto terapêutico, proporcionando um ambiente favorável ao bem-estar dos participantes.
O início das atividades dependerá da conclusão das adequações dos espaços e do treinamento da equipe responsável.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).