19/05/2025 — 20:25
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio sedia curso nacional de manutenção de máquinas em braille

Curso técnico voltado à manutenção de máquinas de escrever em braille reuniu profissionais de seis municípios no interior do estado

Compartilhe

A cidade de Cabo Frio foi sede da capacitação nacional “Manutenção básica de máquina de escrever em braille (Perkins)”, oferecida pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), referência no atendimento a pessoas com deficiência visual no país. O curso técnico foi realizado na Escola Municipal Alfredo Castro e reuniu profissionais de seis municípios do estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa foi viabilizada por meio de um edital nacional, no qual a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio foi selecionada para sediar a formação. A capacitação teve como foco a qualificação técnica de profissionais para identificar, corrigir falhas e realizar manutenções em máquinas de escrever braille do modelo Perkins, além de abordar noções básicas do alfabeto utilizado por pessoas cegas.

O curso foi ministrado por Ivan Finamore Araujo, especialista do Instituto Benjamin Constant e ex-participante do Programa de Liderança Educacional da Perkins International, dos Estados Unidos. Com experiência internacional na área da deficiência visual e múltipla sensorial, o professor conduziu atividades teóricas e práticas envolvendo montagem, desmontagem, limpeza e manutenção dos equipamentos.

Além dos profissionais de Cabo Frio, a formação contou com a presença de representantes das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Rio Bonito e Rio das Ostras. A participação dos demais municípios foi articulada pela própria Secretaria de Educação de Cabo Frio, que abriu espaço para integrar outras redes de ensino da região.

A realização da capacitação representa um avanço na preparação de profissionais que atuam com estudantes com deficiência visual, ao fortalecer o atendimento especializado por meio da formação técnica continuada e da troca de experiências entre redes municipais de ensino.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias