12/05/2025 — 16:40
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio recebe Festival Mestres do Povo com programação gratuita no MART

Evento acontece entre os dias 20 e 22 no MART, com presença de Daliana Cascudo, lançamentos de documentários e apresentações culturais

Compartilhe

A cidade de Cabo Frio recebe, entre os dias 20 e 22 de maio, o 1º Festival Mestres do Povo, que reúne representantes da cultura popular de cinco estados brasileiros no Museu de Arte Tradicional e Religiosa (MART), localizado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio. A programação inclui mesas de debate, apresentações folclóricas, exposição, exibição de documentários inéditos e lançamento de um catálogo temático.

O evento contará com a participação de pesquisadores e grupos culturais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí e Espírito Santo. Entre os destaques está a presença de Daliana Cascudo, neta do folclorista Câmara Cascudo e presidente da Fundação que leva o nome do pesquisador potiguar. Ela abre o festival com uma palestra sobre o legado do avô, na noite do dia 20, às 19h.

A solenidade de abertura está marcada para as 18h do dia 20, seguida da exibição do curta “10 Anos de Mestres do Povo” e do lançamento do catálogo de filmes “A Opção pelo Popular”. Também será aberta ao público a exposição “Ricardo do Carmo – 40 anos de Folclore”, com fotografias, objetos, textos literários, documentos e peças artesanais reunidas ao longo da trajetória do folclorista e documentarista que idealizou o festival. A noite será encerrada com um coquetel no jardim do museu.

No dia 21, a programação tem início às 10h, com a mesa “A Criação de Leis e a Lei dos Mestres”, conduzida por Irineu Fontes, secretário executivo de cultura de Sergipe, e Flavio Serafini, deputado estadual do Rio de Janeiro. Às 11h, mestres da cultura popular participarão de um debate aberto ao público. Durante a noite, haverá exibição de dois episódios da nova temporada da série documental “Mestres do Povo”, seguida de performance de dança afro-brasileira com Suzana Menezes e Nenego, ambos de Cabo Frio. O grupo folclórico “Os Parafusos”, de Lagarto (SE), encerrará a noite com apresentação marcada para as 20h.

Já o dia 22 começa às 10h com a mesa “Os Mestres de Saberes Notórios”, com a participação de Eliomar Mazoco, vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore, e Vagner Ribeiro, presidente da Comissão Piauiense de Folclore. Em seguida, às 11h, será exibido o documentário “Muito Antes de Nós”, sobre o legado da arqueóloga Niède Guidon no Piauí, com direção de Ricardo do Carmo. O filme foi premiado na XIII Semana Fluminense do Patrimônio, em 2023.

À noite, a fala de encerramento será feita por Rafael Barros Gomes, diretor do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Logo após, serão exibidos os episódios “Os barcos de Antonio Leite” e “Zenóbia do Sorriso Feliz”. A programação inclui ainda espetáculo de teatro de bonecos com o Grupo Sorriso Feliz e confraternização com palco aberto.

O festival é realizado com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio, por meio do edital da Lei Paulo Gustavo voltado à produção e circulação de obras audiovisuais. A atividade também integra a 23ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias