A criançada vai tomar conta do Parque Municipal da Fonte do Itajuru, em Cabo Frio, neste sábado (6). A partir das 15h, o projeto “Brincadeiras Musicais e Histórias Cantadas”, com Sá Soraya e Suelen Jabbour, vai levar muita música, brincadeiras e histórias cantadas, para tornar a tarde muito mais animada e alegre.
Segundo a fomentadora cultural, Soraya da Costa Coelho, a Sá Soraya, o objetivo do projeto “Brincadeiras Musicais e Histórias Cantadas”, é proporcionar para as crianças e o público em geral, uma vivência lúdica com contação de contos africanos e afro-brasileiros, unido às brincadeiras e músicas das manifestações populares, para crianças de todas as idades.
“O projeto dialoga com a salvaguarda dos patrimônios culturais imateriais como ciranda, coco de roda e jongo; com o desenvolvimento da psicomotricidade através e, principalmente, com o fomento dos valores civilizatórios afro-brasileiros, como oralidade, circularidade, corporeidade, musicalidade, ludicidade, cooperatividade e axé. O Edital Cultura Viva nas Periferias nos proporcionou a possibilidade de levar arte para várias regiões da cidade, para diferentes tipos de público, pulverizando e democratizando a cultura”, afirma Sá Soraya.
Na mesma tarde, na Fonte do Itajuru, o projeto social “Olhar da Perifa” vai realizar a ação “Descendemos de Reis e Rainhas Estúdio Itinerante”, que visa a fomentar a cultura afro-brasileira, por meio da diáspora africana. No local, será montado um estúdio com diversos elementos da cultura afro, como tecidos ankara e tricoline; cabaças; dendê; búzios e um mapa do continente africano. É neste cenário e vestidas com roupas africanas, que as pessoas serão fotografadas, como verdadeiros descendentes dos reis e rainhas.
Toda a programação é gratuita e de classificação livre. A Fonte do Itajuru fica na Avenida Júlia Kubitschek, 1.077, Largo de Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio.