InícioRegião dos LagosCabo FrioCabo Frio lança Moeda Social Itajuru em evento no Manoel Corrêa

Cabo Frio lança Moeda Social Itajuru em evento no Manoel Corrêa

Cerimônia de entrega dos primeiros cartões do programa contou com a presença de Fabiano Horta (PT), prefeito de Maricá, de onde surgiu a inspiração para a moeda

A Prefeitura de Cabo Frio lançou oficialmente a Moeda Social Itajuru, em evento na manhã desta sexta-feira (29), no CIEP 150 – Professora Amelia Ferreira Dos Santos Gabina, que fica no bairro Manoel Corrêa.

Na cerimônia de entrega dos primeiros cartões do programa, o prefeito José Bonifácio (PDT) esteve junto com Fabiano Horta (PT), prefeito de Maricá, de onde surgiu a inspiração para a moeda.

Apesar da chuva, o lançamento foi um sucesso e a quadra da escola ficou lotada com as beneficiárias que se cadastraram para retirar os cartões.

O Portal RC24h, inclusive, acompanhou uma das mães contempladas, que usou o cartão para comprar uma cartela de ovos.

A priori, 500 famílias em situação de vulnerabilidade social do Manoel Corrêa serão beneficiadas com 200 itajurus mensais, o equivalente a R$ 200.

Segundo a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, todas foram selecionadas pela equipe responsável pelo Bolsa Família/Cadastro Único.

Prefeito agradeceu inspiração de Maricá e ao comércio

José Bonifácio (PDT), disse que a renda é um dos três pilares do governo dele, junto com educação em tempo integral e atenção básica à saúde da família.

O chefe do executivo agradeceu ao comércio do Manoel Corrêa e redondezas que acreditou no projeto da Moeda Itajuru.

Para o público presente, Bonifácio mencionou que 98% dos beneficiários são mulheres e declarou que “não devem nada ao Governo. É nossa obrigação”.

Zé ainda aproveitou a presença de Fabiano Horta para agradecê-lo por liberar leitos do Hospital Municipal Ernesto Che Guevara, em Maricá, para receber cabo-frienses no auge da Pandemia de COVID-19.

Discurso de Horta

O prefeito de Maricá disse que fez questão de participar do lançamento da Moeda Itajuru e discursou sobre a importância do projeto.

“Renda é um valor da dignidade humana. Nós vivemos em um mundo que vai produzir exclusão e vai fazer com que as pessoas sejam tiradas do mercado de trabalho porque o mundo, cada vez mais, vai ser automatizado e caminhar para que o emprego acabe”, pontuou Horta.

“Nós precisamos ter clareza disso para vim dizer que a renda é um valor que tem que ser garantido a todo cidadão e cidadã desse país. É por isso que a Mumbuca [moeda social de Maricá] existe, que a Itajuru está nascendo e que precisamos irradiar essa consciência coletiva”, concluiu.

Horta disse ainda que, com base na experiência dele, o bairro Manoel Corrêa “nunca mais será o mesmo” devido a “geração de empregos, fortalecimentos dos pequenos comércios, com o dinheiro investido aqui”.

Confira as fotos e vídeos do evento:

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo