21/02/2025 — 15:33
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio inicia limpeza e revitalização nas dunas do Braga para recuperar ecossistema

Objetivo da iniciativa foi remover a vegetação exótica que dificultava a visibilidade da área.

Compartilhe

Nesta quinta-feira (20), teve início uma ação de limpeza e revitalização na região das dunas do bairro Braga, dentro do Parque Estadual da Costa do Sol (PecSol). A iniciativa busca remover a vegetação exótica, que dificultava a visibilidade da área, além de favorecer a recuperação da flora nativa e restaurar o equilíbrio do ecossistema.

A operação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, em parceria com a pasta de Segurança e Ordem Pública, por meio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Comsercaf. Durante os trabalhos, foram identificados diversos acampamentos improvisados, com colchões, barracas, roupas espalhadas, papéis, vidros, maços de cigarro, grande quantidade de lixo e até uma mesa. Dois moradores aceitaram o encaminhamento para a Casa de Passagem, onde receberão apoio da Secretaria de Assistência Social.

A limpeza completa do local seguirá ao longo da semana, atendendo a um pedido antigo da população. Segundo a moradora Gal Cunha, que vive na região há muitos anos, a falta de visibilidade gerava uma sensação constante de insegurança.

“Eu não conseguia ver quem estava ali, o que estava acontecendo. Sempre havia movimentação na mata, principalmente à noite, e isso me preocupava muito. Estou muito feliz com essa limpeza”, comemorou.

O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, destacou os benefícios desse trabalho em equipe.

“Agora, com a vegetação exótica removida e a área mais aberta, os moradores terão maior segurança e poderão contemplar a vista privilegiada das dunas. Além disso, com a recuperação da flora nativa, a fauna local também será beneficiada. As ações de fiscalização em conjunto continuarão ocorrendo para manter os espaços públicos limpos e seguros”.

Remoção da vegetação exótica da Praia do Forte

A Secretaria de Meio Ambiente segue com a remoção de espécies exóticas na área de restinga da Praia do Forte. A Equipe Verde está na quarta etapa da ação, de um total de sete. Após a conclusão, será feito o cercamento da área e, em abril, ocorrerá o replantio de vegetação nativa de restinga, promovendo o retorno da flora e fauna local e garantindo a qualidade ambiental do ecossistema.

A remoção das espécies exóticas permite a regeneração da vegetação nativa, promovendo um equilíbrio ambiental mais saudável e adequado à região litorânea.

A população é orientada a evitar o plantio de espécies invasoras e a colaborar com a conservação ambiental. Para mais informações ou denúncias, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível pelo telefone (22) 3199-1313 ou pelo e-mail

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias