27/04/2025 — 20:32
  (Horário de Brasília)

Cabo Frio inicia desobstrução de galerias pluviais da cidade para reduzir alagamentos

Trabalho começa em março, pelo principal canal de esgoto e água pluvial da cidade e segue para demais áreas críticas

Compartilhe

Tem início em Cabo Frio, a partir do próximo dia 17, um amplo trabalho de desobstrução das galerias pluviais e de esgoto da cidade. A iniciativa tem como objetivo reduzir os recorrentes alagamentos que afetam diferentes bairros, principalmente durante períodos de chuvas intensas. O planejamento para essa intervenção vinha sendo estruturado desde antes da atual gestão e será colocado em prática logo após o Carnaval. A informação foi divulgada através das redes sociais do prefeito da cidade, Dr. Serginho (PL).

O primeiro ponto a receber os serviços será o Canal do Parque Burle, considerado a principal galeria de escoamento da cidade. Durante cerca de 30 dias, será realizada uma limpeza profunda para remover resíduos compactados que dificultam o fluxo da água e contribuem para os alagamentos. O trabalho contará com acompanhamento técnico de órgãos ambientais, como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), garantindo a legalidade da operação e a destinação correta dos materiais retirados.

A Secretaria de Serviços Públicos já atua na desobstrução de galerias e bueiros em ruas do Parque Burle, de onde toneladas de resíduos foram removidas. Segundo a administração municipal, esse trabalho prévio tem facilitado o escoamento da água da chuva e reduzido os impactos das enchentes na região.

O prefeito ressaltou a gravidade da situação e destacou que a limpeza do Canal do Parque Burle será um passo fundamental para reduzir os alagamentos na cidade. “Sabemos que os alagamentos em Cabo Frio são um problema crônico. A pergunta não é se vai alagar, mas quando vai alagar, principalmente durante grandes chuvas. Por isso, fizemos todo um planejamento estratégico para enfrentar essa questão de forma definitiva. Com a limpeza do Canal do Parque Burle, vamos minimizar ou até acabar com os alagamentos nessa região. Em seguida, avançaremos para outros pontos críticos da cidade”, afirmou.

Dr. Serginho destacou também que, embora as obras possam gerar alguns problemas momentâneos, o resultado será recompensador.

“Sei que essa obra pode gerar alguns transtornos temporários, mas o benefício será enorme. Vamos minimizar, e eu espero até acabar com os alagamentos no Parque Burle. E, depois, seguimos para outros pontos críticos da cidade”, pontuou, completando: “Cabo Frio precisa e merece essa transformação. A vida vai melhorar e o trabalho está só começando”.

A ação integra um plano mais amplo de reestruturação da infraestrutura urbana do município. Além da limpeza das galerias, outras medidas serão implementadas para melhorar as condições da cidade e minimizar transtornos causados pelas chuvas.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias