Foi realizada nesta quinta-feira (26), em Cabo Frio, uma intervenção na Trilha do Anzol, no Peró, para impedir o tráfego irregular de veículos em Área de Preservação Permanente (APP). A ação foi conduzida pela Comsercaf e pela Guarda Marítima Ambiental.
Para bloquear o acesso, uma vala foi aberta no local, impedindo a passagem de carros que estavam estacionando indevidamente na restinga e utilizando o caminho para chegar à Cabana do Pescador. A medida tem como objetivo preservar o ecossistema e evitar danos ambientais, especialmente com a chegada do Carnaval, período de grande movimentação na região.
A secretaria de Meio Ambiente reforça a necessidade de respeitar as áreas protegidas e alerta que a circulação de veículos em APPs é proibida, estando sujeita a sanções. A fiscalização seguirá atuando para garantir a preservação ambiental e o ordenamento dos acessos às praias.
“Nossa identidade é preservar os ambientes naturais para um uso sustentável. Mais do que isolar áreas verdes, é fundamental conscientizar sobre sua proteção para evitar perdas irreversíveis. Contamos com a população para fiscalizar e denunciar depredações, garantindo que esses espaços sejam preservados para as futuras gerações”, disse o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Além do monitoramento da Trilha do Anzol, haverá ações contra invasões em dunas, estacionamento irregular em áreas verdes e APPs. O descarte inadequado de lixo nas praias também será alvo de fiscalização, com equipes atuando na orientação dos frequentadores. A presença de quadriciclos em áreas protegidas será coibida para garantir a conservação ambiental.
A operação inclui ainda a fiscalização contra poluição sonora, em parceria com a Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização. As equipes atuarão para coibir som alto em estabelecimentos comerciais, caixas de som na praia e veículos com volume excessivo.



Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).