Búzios recebe entre os dias 19 e 21 de abril, a 2ª Edição da Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa, na Praça Santos Dumont, no Centro. O evento reúne música, gastronomia, moda, artesanato, capoeira, ciranda e performances, tudo com entrada gratuita.
A Feira vai acontecer das 17h às 23h e vai promover a venda de pratos preparados pelos quilombolas, como feijoada tradicional e feijoada de frutos do mar, além da apresentação de grupos de samba convidados, da Ciranda Quilombola e de artistas locais.
Realizada no feriadão de São Jorge (comemorado no dia 23) a programação conta com a venda de pratos gastronômicos, artesanato e moda, além de muito samba com atrações convidadas.
O evento é um desdobramento do plano de sustentabilidade da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, construído com apoio das Nações Unidas. “Em 2021, participamos e fomos premiados em um edital promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos em uma parceria com a Organização das Nações Unidas para pensar o fortalecimento institucional. A 2ª Edição da Feira é uma conquista e a prova de que estamos em um bom caminho”, afirmou Ricardo Bemquerer, presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa.
Confira a programação:
Sexta (19): 20h
Dia da abertura da Feira, o destaque fica por conta de Tiago do Bandolim e Afrochoro com o show “Corta Jaca”, uma mistura sonora que reúne o chorinho brasileiro com ritmos africanos e latinos.
Sábado (20): 20h
Com mais de 30 anos de estrada, quem comanda a noite é o tradicional grupo Candongueiro, uma das maiores referências do samba no Brasil, com o lançamento do show “Puxando Conversa”.
Domingo (21): 20h
As poderosas mulheres do grupo Moça Prosa fazem o show “No Mesmo Manto”, uma linda homenagem aos 80 anos de Jovelina Pérola Negra.
Serviço:
Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa – 2ª Edição
19, 20, e 21 de abril de 2024
17h às 23h
Praça Santos Dumont, Centro, Armação dos Búzios
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
A Feira Cultural Quilombo de Baía Formosa conta com a apresentação do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da sua Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Igualdade Racial. A produção é do Realize Cultura e a realização é da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa.