Nesta quarta-feira (24), Búzios sediou o V Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, evento que reuniu líderes municipais e estaduais com o propósito de aprimorar políticas públicas voltadas à prevenção e combate à violência contra a mulher.
Daniele Guimarães, secretária da Mulher da cidade, abriu o evento, que aconteceu no Hotel Atlântico Búzios, enfatizando o papel que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). “É uma alegria enorme estar aqui, hoje, neste momento que estamos vivenciando. É um trabalho árduo, são mais de 400 mulheres que são assistidas pela nossa Pasta. Tenho certeza que essa troca de conhecimento fortalecerá ainda mais a elaboração de políticas públicas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra às mulheres”, declarou.
Na ocasião, a secretária Estadual Especial das Mulheres, Heloísa Aguiar, disse: “Nós saímos daqui com uma agenda bem cheia, cheia de trabalho, de propostas, de provocações, mas de provocações pertinentes e concretas para que possamos cada vez mais fortalecer a rede de proteção à mulher, não só dessa região, mas de todo nosso Estado. Tenho certeza que daqui sairão propostas concretas e objetivas, que nós enquanto Secretaria Estadual, iremos fazer a ponte com o Governo Federal, para que tenhamos resultados mais rápido possível para nossas mulheres. Não podemos mais ter nenhuma mulher sofrendo violações dos seus direitos, dos crimes de assédio, enfim, qualquer violação do direito da mulher, que é a nossa prioridade. Quero agradecer e reafirmar o nosso compromisso do governador Cláudio Castro com a política pública para a mulher em todo Estado do Rio de Janeiro”.
O fórum teve como foco a construção coletiva de políticas públicas regionais voltadas à proteção das mulheres, buscando atender as demandas específicas de cada município participante. O evento reuniu líderes e profissionais envolvidos com as questões femininas, incluindo gestores de entidades de apoio às mulheres e representantes da Patrulha Maria da Penha.
Este evento itinerante ocorrerá a cada dois meses, percorrendo municípios participantes como Rio das Ostras, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaperuna, Macaé, Quissamã, São Francisco do Itabapoana e São Pedro da Aldeia.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.