InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (5)

Marcelo Magno reinaugura maternidade e escolhe novo secretário de Obras; Justiça nega HC de ex-secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo; Câmara de Cabo Frio entra forte no jogo para impedir concessão do Mercado Municipal Sebastião Lan; José Bonifácio assina contrato com associação de produtores rurais para merenda das escolas; Dr. Serginho faz aniversário em dia de reuniões em Brasília; Fábio do Pastel nomeia novo assessor e vai pra Brasília; Vantoil Martins vai ao Rio atrás de verba para pavimentação enquanto vereadores iguabenses vão a Brasília; Alexandre Martins encontra Educação e vereador leva enquadrada de internauta; Lívia e Chiquinho batem boca com internauta; Marcelino Borba corta extras... E muito mais!

MATERNIDADE HOJE E CENTRO DE IMAGEM SEMANA QUE VEM

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) reinaugurou, na tarde desta terça-feira (5), a maternidade Elza Soares Barcellos, que fica no Hospital Geral (HGAC). A unidade, antes com apenas quatro leitos – que funcionavam precariamente, segundo o próprio prefeito disse -, tem agora, com a reforma, 11 leitos completos. Conta ainda com outros dois leitos para recém-nascidos, de unidade intermediária. Ao lado do prefeito, o secretário de Saúde, Jorge Diniz fez uma observação importante, destacou que a saúde “preza pelo parto humanizado, parto normal”, mas que em casos de cesárea, “com ala totalmente reformada, o município está pronto para atender as gestantes”. Ainda sobre inaugurações no Cabo, semana que vem tem mais. Depois da maternidade, vai ter inauguração do Centro de Imagem, também do HGAC. Será no próximo dia 13. Até aqui, Marcelo fez importantes acertos na gestão. Não há mistério, é só ouvir o povo. Em 10 meses realizou melhorias na saúde e em outros setores que fazem dele um prefeito destacado na Região dos Lagos.

AGRADOU E LEVOU PROMOÇÃO

Nas terras de Arraial do Cabo, quem está com a bola toda junto ao prefeito, Marcelo Magno (PL), é Maycon Victorino. A informação recebida pela coluna nesta terça-feira (5), é que ele saiu da Fundação de Meio Ambiente para assumir a secretaria de Obras no lugar de Miguel da Neves Oliveira, que volta a ser subsecretário. O suplente de vereador Lacerda (PSL) é o novo titular da Fundação do Meio Ambiente. O que se sabe é que Maycon vem se destacando junto ao prefeito e, por isso, “subiu mais um degrau”.

HC NEGADO

TJRJ negou nesta segunda-feira (4), o pedido de habeas corpus do ex-secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Marcio Croce. Ele é acusado de fazer parte de uma quadrilha que atuava nas áreas ambientais protegidas no Parque Estadual Costa do Sol, no município da Região dos Lagos. Na decisão, o desembargador Antonio Carlos Nascimento Amado, da 3ª Câmara Criminal do TJRJ, justificou que Croce não pode requerer a extensão dos direitos da medida liminar concedida para o ex-prefeito Renatinho Vianna (REP). “Quem participa como prefeito na liderança da organização criminosa age diferente do executor de atividades concretas, executivas, como secretário municipal. Quando distintas as participações do paciente e do requerente a pretensão estribada no art. 580 do Código de Processo Penal é indevida”, justificou o desembargador. Contudo, o desembargador ressaltou que Croce pode pedir um novo HC desde que a ação seja ajuizada de forma correta. Ou seja, por enquanto, Marcio segue foragido da justiça ainda.

QUEDA DE BRAÇO

A Câmara de Cabo Frio aprovou nesta terça-feira (5), dois projetos para impedir o plano da Prefeitura de conceder o Mercado Municipal Sebastião Lan à iniciativa privada. No primeiro projeto, apresentado pela maioria dos vereadores e aprovado em sessão extraordinária por 14 votos a 2, é acrescido um artigo na Lei Orgânica Municipal que diz: “É vedada a concessão de uso de bem imóvel do Município a empresa privada com fins lucrativos, inclusive nos casos de contratação de Parcerias Público Privadas (PPPs), quando o bem imóvel tenha uma função social”. Por se tratar de emenda à lei orgânica municipal, o projeto deve passar por um segundo turno em dez dias, segundo o presidente da Casa, Miguel Alencar (DEM). O outro projeto teve adesão de 15 vereadores. Proposto por 1/3 dos edis, a proposta inclui o inciso “IV – A exploração de bem público, exceto os que já estejam sendo utilizados para atividades comerciais e sociais” no art. 6 da Lei nº 2905. Essa segunda proposta segue para sanção do prefeito, José Bonifácio (PDT). Diversos parlamentares fizeram discursos inflamados em defesa dos feirantes. O veterano Luís Geraldo (REP), por exemplo, defendeu os feirantes: “A gente deveria apoiar as PPP’s, as concessões. Nós temos vários prédios aí que poderiam ser explorados dessa forma, mas não em cima de um lugar que traz o sustento para 260 famílias”, pontuou Luís Geraldo. “É muito fácil dizer que todos serão amparados. É muito vago, é muito genérico, ninguém pode se sustentar em cima de um posicionamento desses”, continuou Luís… É, e agora, José?

ENQUANTO ISSO…

Alheio a sessão de nervos acirrados contra ele na Câmara, o prefeito José Bonifácio (PDT) esteve, na manhã desta terça-feira (5), na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, para assinar contrato com a Associação de Pequenos Produtores Rurais para o fornecimento de alimentos para merenda escolar das escolas municipais. A secretária de Agricultura, Katyuscia Brito, acompanhou a cerimônia.

SERGINHO EM FESTA

O deputado estadual licenciado e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Serginho, comemorou seu 40º aniversário nesta terça-feira (5). A chegada do advogado ao clube dos “enta” foi com muito trabalho. Pelo telefone, nas primeiras horas da manhã, Serginho contou que estava indo a Brasília para uma reunião com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, com o objetivo de organizar a “gincana da ciência” no Estado do Rio. Além disso, iria se encontrar com o senador Flávio Bolsonaro (PATRI/RJ). Por volta das 21h, Serginho fará uma live sobre esses e outros assuntos. O Portal RC24h deseja saúde e felicidade a Dr. Serginho.

ANÁLISES CURIOSAS

Nesta segunda-feira (5), WhatsApp, Facebook e Instagram passaram boas horas inacessíveis. Além de uma torrente de memes, o assunto gerou reflexões diversas. A deputada estadual Renata Souza (PSOL), por exemplo, intelectual com pós-doc em Comunicação (para quem acha que ela é só militante de esquerda que virou deputada), fez uma análise precisa de como estamos sendo monopolizados por um único grupo de empresas. Enquanto isso, o ex-deputado Janio Mendes (PDT) relacionou a falta que as redes sociais fizeram a falta que ele faz no dia a dia das pessoas. Sentido? Talvez faça algum na cabeça do pré-candidato a uma vaga na Alerj. Mas a postagem dele não pareceu adequada para o momento. Beirou a gafe.

NOVO MEMBRO NO GOVERNO ALDEENSE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) tem um novo membro em sua equipe. Edmilson Bittencourt foi nomeado Assessor Especial de Gestão, passando a ser responsável pela coordenação política e relacionamento com a câmara e governos estadual e federal. Edmilson não é nenhum desconhecido, foi secretário de Educação durante os oito anos do governo Chumbinho. Mas bastou uma postagem de Fábio ao lado do novo assessor, nesta terça (5), no aeroporto, quando aguardavam a chamada do voo para Brasília (nota abaixo), as críticas começaram. Só que a turma da Aldeia às vezes não entende. Houve comentários que condenaram a atitude do prefeito. Por outro lado, Fábio deu demonstração que não se importa com essas questões políticas, está mais interessado nas expertises de cada um que ele coloca em seu governo. É preciso esperar, porque o que sabemos é que Fábio, sendo um prefeito novato, encontra dificuldade na formação de uma equipe 100% nova. Portanto, é preciso relevar rixas políticas, caso contrário, ele não consegue formar um time para fazer a máquina rodar.

BUSCANDO VERBA EM BRASÍLIA

Falando em Fábio do Pastel (PL), o prefeito de São Pedro da Aldeia está na capital federal, juntamente com o chefe de Gabinete, Moisés Batista, e o novo assessor especial, Edmilson Bittencourt. Durante essa semana, os representantes do governo aldeense terão diversas reuniões com deputados e com agentes do governo federal para trazer mais recursos para a cidade. Falando em Brasília, Pastel começou a semana com um café da manhã com os vereadores. Nesta segunda-feira (4), o prefeito parabenizou a comitiva que viajou a Brasília na semana passada – leia-se Denilson Guimarães (presidente da Casa, SDD), Isaías do Escolar (PROS), Fernando Mistura (REP), Vitinho de Zé Maia (PL), Chimbiu (SDD), Jean Pierre (PODE) e Márcio Soares (PDT), “num esforço conjunto para atrair investimentos federais para a cidade”. Será que Fábio está dando mais atenção ao parlamento? Essa vinha sendo uma queixa constante dos vereadores, a falta de diálogo. Tomara, afinal de contas, os poderes devem ser independentes, mas devem trabalhar de forma cooperada, pelo bem coletivo, e não criarem antagonismos por pura vaidade e picuinha.

HOMENAGENS NA CASA DE LEIS

Falando em legislativo aldeense, a sessão da Câmara desta terça feira (5) foi marcada pela entrega das moções de aplauso ao delegado titular da 125ª DP, Milton Siqueira Jr e os membros de sua equipe, os inspetores Maximiliano Ferreira Falcão da Gama, Marcelo Ricardo Santos, Tadeu Buzato, Rodrigo do Carmo, Carlos Magno de Souza e Thiago Bomet. A homenagem, prestada pela Mesa Diretora da Câmara e endossada pelos demais parlamentares, “se deve aos bons serviços prestados no município no combate à criminalidade. Além da homenagem, os vereadores aprovaram em segunda votação projeto de lei do Executivo adequando o Estatuto da Guarda Civil Municipal à Lei Federal 13022. A Câmara Municipal se reúne novamente em sessão ordinária no dia 14 de outubro, às 11h, aberta ao público, respeitando os protocolos de segurança no combate à Covid 19.

BUSCANDO VERBA NO ESTADO

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve no Rio, nesta terça-feira (5). Por lá, se reuniu com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. Entre os projetos levados estão obras de pavimentação, drenagem e macrodrenagem para os bairros da cidade. “Tenho certeza que esses projetos transformarão a vida de todos os moradores da nossa cidade, vamos conseguir mudar a realidade dos bairros do nosso município”, declarou Vantoil.

BUSCANDO VERBA EM BRASÍLIA II

Continuando sobre Iguaba Grande, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, acompanhado dos vereadores Marciley Lessa (PL) e Marcelo Durão (PL) estão em Brasília. A pedido do prefeito Vantoil Martins (CID), foram buscar recursos através de emendas parlamentares. Chegaram à capital federal nesta segunda-feira (4) e retornam à Iguaba na quinta-feira (7) à noite. Já estiveram com a deputada Soraya Santos (PL) – que já se comprometeu com emenda para Educação e garantiu quatro ônibus escolares e material didático. Também foram recebidos pelo deputado Christino Áureo (PP) e ainda nesta terça (5) iriam ser recebidos pelo deputado Dr Luizinho (PP).

MAIS UM ATENDIMENTO NA SEMANA

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) não parou desde que retornou das férias e retomou os trabalhos, no fim da semana passada. Desde então tem se desdobrado para colocar sua agenda de vistorias e reuniões em dia. Nesta terça-feira (5), começou o dia na secretaria de Educação, onde tomou um belo de um café da manhã e aproveitou para conversar com a secretária Carla Natália e sua equipe, a fim de saber das demandas do setor. Ainda sobre Alexandre, além dos atendimentos tradicionais que acontecem às quintas e sextas na subprefeitura da Rasa, o chefe do executivo realizará nesta quarta-feira (6) atendimento da população em seu gabinete no Posto Avançado da Prefeitura (PAP) em Cem Braças, a partir das 8h30.

QUEM FALA O QUE QUER…

O discurso do vereador Dida Gabarito (PRTB) no plenário da sessão desta terça-feira (5), na Câmara dos Vereadores de Búzios teve uma repercussão que o parlamentar não imaginava. Depois de afirmar que a secretária de Educação, Carla Natália “cumprir o papel dela na pasta, então é importante que as pessoas próximas estejam ajudando”, Dida recebeu uma invertida inesperada por meio das redes sociais. Um morador de Búzios e administrador de uma página do Facebook levantou algumas questões e jogou sal em algumas feridas, relembrando alguns fatos talvez esquecidos por Dida: “Dida, onde você estava quando dois secretários e uma secretária, todos do Governo André Granado assumiram a pasta da educação? Onde você estava quando faltava merenda nas creches de Búzios? Onde você estava quando todas as escolas poderiam ter sidos reformadas nos diversos meses que a educação ficou parada no governo do seu amigo André Granado?”. Mas o morador não parou por aí e ainda afirmou que é impossível que a secretária Carla Natália “resolva em oito meses o que seu prefeito não fez em oito anos, principalmente nos últimos quase quatro anos. Digo quase últimos porque o cara é tão bom que foi afastado 11 vezes”. O vereador Dida Gabarito era considerado um parlamentar governista ferrenho durante todo o governo de André Granado, mas será que ele vai ter coragem de responder a esse “tiro”? Não sabemos, mas com certeza o parlamentar aprendeu que ‘quem fala o que quer ouve o que não quer’.

MAIS UMA DELA

Não é novidade que a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), e o marido dela, Chiquinho da Educação (PATRI), tem paciência zero com críticas de internautas e não perdem uma oportunidade de dar uma daquelas nos comentaristas das postagens dele na internet. Na última semana, em uma publicação sobre um laço rosa instalado na cidade em alusão ao Outubro Rosa, um internauta de Cabo Frio mandou na lata: “Lacinho bonito. Mas e o aparelho e os especialistas? Existem?”. Chiquinho foi o primeiro a responder e mandou “Zé Trovão” ir cuidar de Cabo Frio “que está uma m…”. Na sequência, a chefe do Executivo disse que o rapaz poderia conferir pessoalmente a estrutura do município para “depois vir falar nas redes sociais com conhecimento de causa”. “Deve ser porque é de Cabo Frio e lá, realmente, não deve ter”, disparou Lívia. Quanta elegância, hein prefeita?! Tudo bem que Cabo Frio poderia ficar sem essa, mas a cordialidade mandou abraços fraternos. Fato é que a gente se diverte com essas “patadas” nas redes sociais que a nobreza de Araruama costuma dar.

MAIS UMA DELE

O vereador de Araruama Elói Ramalho (PSD) esteve, mais uma vez, no DER com o secretário de Cidades, Uruan Cintra, e o secretário de Trabalho e Renda, Léo Vieira, para levar requerimentos para instalação de led na RJ-106, no trecho que vai de Praia Seca até Iguabinha, cortando toda a cidade. O vereador também requereu um redutor de velocidade no bairro Ponte dos Leites. Só que se Elói insistir em ficar fazendo coisa que compete ao Executivo, prefeita Lívia que não tolera isso, vai acabar dando outra traulitada nele. A prefeita já mandou recado dizendo que “é o poste urinando no cachorro” e vereador continua, deixa ela ficar sabendo. Não é de hoje que vereador “saidinho” em Araruama não se cria. Vai vendo… Inclusive, Elói está confiante que Uruan vai resolver os problemas. Tomara que tudo dê certo, mas julgando pela morosidade com que o governador realiza as coisas pela Região dos Lagos e avaliando pela prefeita, que detesta ver vereador tomando frente, não é para te desanimar, não, mas…

RIO DAS OSTRAS NÃO VALORIZA O SERVIDOR

O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV) tomou uma decisão que desagrada e muito aos servidores públicos municipais: suspendeu o pagamento de bonificações. A medida foi publicada em Diário Oficial na última sexta-feira (1º) e já está valendo. Assim, a partir deste mês, fica mantida a suspensão do pagamento de horas extras, a reestruturação ou qualquer revisão de planos de cargos, carreias e vencimentos, a concessão de afastamentos para realização de cursos de aperfeiçoamento ou outros que demandem substituição, além de pagamentos de diárias, gozo de licença prêmio e todas as despesas com viagens, congressos, cursos, convênio de aprendizado e outros. Aparentemente, valorizar o servidor municipal, que já está desde 2019 sem nenhum aumento salarial, é algo que nem passa pela cabeça de Marcelino da Farmácia. Que remédio amargo é esse prefeito?! Segundo a publicação, “as medidas visam a redução e controle das despesas de pessoal e ampliação da receita corrente líquida da administração pública”, para cumprir todos os limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Nem parece que a atual gestão está no limite de cargos comissionados ocupados. É demagogia que fala?!

PREVENÇÃO PARA QUEM?

O Outubro Rosa chegou, mas as moradoras de Rio das Ostras não tem o que comemorar. No mês se promove a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero, as mulheres da cidade não têm como realizar os exames necessários para se prevenir. Porque? Rio das Ostras não tem um ginecologista, muito menos vagas disponíveis para realizar uma mamografia ainda em 2021. De acordo com uma moradora que não quer ser identificada, a demora para uma consulta com um especialista em ginecologia é enorme e já está fazendo quatro meses que tenta marcar. Ou seja, em Rio das Ostras, o estímulo à prevenção do Outubro Rosa é só para ‘inglês ver’ e o município se limita a colocar luz rosa no prédio da administração municipal. Ai não vale, né?!

SESSÃO TUMULTUADA

Em sessão que começou tumultuada, os deputados da Alerj aprovaram nesta terça-feira (5), o “pacote” com medidas de austeridade que permite ao governo estadual aderir ao Novo Regime de Recuperação Fiscal. As propostas incluem a mudança em cálculo do “teto de gastos” do estado, e reformas previdenciária e administrativa, que afetam o funcionalismo público. Dos 70 parlamentares da Casa, 69 que estavam presentes na audiência votaram – um se absteve. A admissibilidade do pacote na Alerj foi aprovada pelos deputados por volta das 18h, com 54 votos favoráveis e 14 contrários ao pacote. Antes do recebimento das propostas, a confusão ficou por conta de uma suposta quebra de acordo costurado entre parlamentares. O deputado André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, se irritou com os 14 votos contrários, e chegou a orientar que toda a Casa votasse “não”. A negativa faria com que ficasse valendo apenas o texto original do Poder Executivo, considerado mais prejudicial aos servidores públicos. Muitos parlamentares seguiram Ceciliano, mas depois voltaram atrás e votaram “sim” pelo substitutivo elaborado pela Casa.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content