InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (29)

Zé Bonifácio entrega monumento e fala sobre novo secretário de Governo; Sessão da Câmara de Cabo Frio pega fogo e votação do Polo Econômico é adiada; Câmara de Arraial terá novo presidente? Alexandre Martins anuncia festival para outubro; Vantoil Martins realiza mais uma entrega de aniversário e comemora dois anos à frente do executivo iguabense; Lívia de Chiquinho e Fábio do Pastel antecipam pagamento de servidor... E muito mais!

MONUMENTO AO PESCADOR REINAUGURADO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) reinaugurou o Monumento ao Pescador nesta terça-feira (29), Dia de São Pedro – que é padroeiro dos pescadores, na orla do Canal do Itajuru. Por precaução, deram até um capacete para ele (veja no vídeo abaixo), para dar um refresco para o anjo da guarda do prefeito. A estátua ficava perto da ponte Feliciano Sodré, mas o tempo passou, a ponte foi duplicada e o monumento, datado de 1982, tornou-se “invisível”. Agora Zé quer transformar o local num ponto turístico e também quer por uma feirinha de artesanato e comida. “Gastamos R$ 8 mil para colocar a estátua aqui, com pedestal e iluminação. Tenho certeza que agora muita gente que passar por aqui vai querer tirar foto, sentar por aqui. Precisamos valorizar a área para o turista e valorizar o artesão, o vendedor do produto que ele mesmo faz. Tudo é diálogo, vamos chegar a um consenso sobre como será o ordenamento”, disse. O prefeito contou ainda que fará um novo remanejamento, o da imagem do Salineiro que fica na Avenida América Central, num trevo próximo a uma concessionária. O local será estudado. E quem também ficou emocionado com o evento foi o vereador Alexandre da Colônia (DEM), que é pescador e fez um pequeno discurso de agradecimento. Além da reinauguração da estátua, teve miniprocissão marítima com a imagem do santo homenageado.

FOGO NA SESSÃO

A sessão desta terça-feira (29) da Câmara de Cabo Frio, última antes do recesso que começa na sexta (2), pegou fogo. Pra ter ideia, teve quatro horas de duração, a mais longa do ano. Na pauta principal, a aprovação do Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio (que já teve parecer favorável na CCJ), que não aconteceu. Mesmo com o pedido de urgência, reforçado pelo líder de governo, vereador Davi Souza (PDT), houve pedido de vista dos vereadores Roberto Jesus (MDB) e Luis Geraldo (REP) – que, aliás, têm formado uma dupla e tanto de oposição, e a solicitação foi aceita pelo presidente da Casa, Miguel Alencar (DEM). E aí, após muito debate, os parlamentares marcaram uma extraordinária para a próxima terça (6) para fechar a questão do Polo.

FOGO NA SESSÃO II

Continuando no legislativo de Cabo Frio, o que mais se comentou após a longa sessão desta terça-feira (29), foi o fato de Miguel Alencar (DEM) ter permitido o adiamento da votação de uma matéria urgente como a do Polo, que o prefeito Zé Bonifácio (PDT) já falou que quer lançar mês que vem. Além disso, os comentários também giraram em torno da saída de Davi Souza (PDT) da Câmara para assumir a secretaria de Governo, antes comandada por Aquiles Barreto (PSD), que agora é secretário na capital. Os vereadores estão tensionando para que seja Davi, até pelo relacionamento e a proximidade que os edis têm com ele. O próprio Miguel Alencar (DEM) já havia verbalizado essa preferência – apesar de não ter atendido aos apelos do líder para definir a aprovação do PL do Polo econômico. Isso causou estranheza nos bastidores. Se Davi sair, quem assumiria a liderança do governo? É a pergunta ainda sem resposta. Por outro lado, se Davi ficar, há outros nomes no radar que podem assumir a secretaria e para isso, seriam remanejados das pastas que atualmente comandam: Jefferson Buitrago – da Mobilidade Urbana e Ruy França – da Administração. Conversando com Zé nesta terça, durante a inauguração do Monumento do Pescador, ele disse define a questão até o fim da semana. “Não é uma função fácil de preencher, mas alguém competente vai assumir, seguindo os passos que Aquiles deixou”, disse Zé. Façam suas apostas.

REUNIÃO DO GABINETE DE SOLUÇÕES E COLETIVAS

Continuando em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) marcou uma coletiva para esta quarta-feira (30), às 14h, na sede da Prefeitura. Na ocasião será feita uma prestação de contas sobre os primeiros 180 dias do governo. Também nesta quarta, Zé vai reunir seu Gabinete de Soluções contra a Covid, às 16h, no Charitas, para debater sobre as medidas de combate ao coronavírus no município. Esse encontro será transmitido ao vivo na página da Prefeitura no Facebook. Quem também vai fazer uma coletiva de imprensa é o líder do governo cabo-friense na Câmara, vereador Davi Souza (PDT), na próxima sexta-feira (2), às 10h, no Malibu Palace Hotel. Na ocasião, será divulgado o balanço das ações nos seis meses de mandato.

MENU DO DIA: DOBRADINHA À LA 2022

O diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes (PDT) e o secretário de Integração Metropolitana da capital, Aquiles Barreto (PSD) foram flagrados almoçando juntos no Casa Urich, um tradicional restaurante do centro do Rio, nesta terça-feira (29). Observando bem, aproximando a foto, dá para ver que estavam ali concentrados na comida gostosa, que parecia um estrogonofe ou algo do gênero, mas no cardápio, o que foi servido foi “Dobradinha 2022”. Será que dá caldo?

ONDE HÁ FUMAÇA…

Falando em sessão de Câmara pegando fogo, tá o maior burburinho no legislativo de Arraial do Cabo. Lembram que dissemos aqui na coluna que estava um disse me disse danado sobre a possibilidade de Shogum (PSL), o presidente da Casa, ser alvo de cassação dos colegas edis? Na ocasião, o próprio Shogum disse que era fake, mas o que aconteceu na sessão desta terça (29), pode significar que isso não estaria tão longe da verdade. Fato é que o vereador se equivocou na distribuição de cargos na Casa e, pelas contas, o legislativo não terá como arcar com as despesas. Para a conta fechar, vão ter que dispensar assessores. Aí já viu, foi o maior trelelê, os vereadores estão revoltados com Shogum. Conversei com ele por telefone e ele disse que está com a cabeça tranquila e que não vai sofrer de véspera. Mas admitiu que terá que tirar pelo menos um contratado de cada vereador. Os vereadores, por outro lado, não querem abrir mão. Nesta tarde (29), teve reunião dos vereadores e a gritaria podia ser ouvida lá do Beco da Fofoca. Muito inconformismo com o erro do presidente. E agora José? É aguardar as cenas dos próximos capítulos, que certamente serão eletrizantes.

FESTIVAL GASTRONÔMICO EM OUTUBRO

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) bateu o martelo e anunciou que o festival gastronômico – que seria em setembro – vai acontecer nos fins de semana de outubro, para se adequar ao período pós-pandemia. “Estamos estudando a melhor forma para realizar o festival, tomando todos os cuidados com a pandemia”, ressaltou o chefe do executivo buziano. Búzios está atualmente na bandeira amarela, apresentando baixos índices de contaminação, com a menor taxa de letalidade da Baixada Litorânea e com cerca de um terço da população local vacinada. Com isso, o município acredita que até outubro esse índice de vacinação esteja ainda mais avançado. Melhor prevenir do que remediar. Estão certíssimos.

PLANTIO E DOAÇÃO DE MUDAS NA ESCOLA

Ainda de Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) realizou o plantio de árvores frutíferas nativas na Escola Lydia Sherman, com os alunos do Circolo Social, aproveitando que é o mês de conscientização do Meio Ambiente. Na ocasião, a prefeitura doou também algumas mudas para os responsáveis dos estudantes, com o objetivo de trabalhar a sustentabilidade e a Educação socioambiental com a comunidade. “Trabalhamos, ainda, o conhecimento dos alunos na construção da leitura e escrita, além de conceitos matemáticos. Nossos profissionais de educação estão empenhados em planejar ações pedagógicas positivas para o processo de alfabetização das nossas crianças”, acrescentou.

MAIS UMA ENTREGA DE ANIVERSÁRIO

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) reinaugurou nesta terça-feira (29), a Praça Nossa Senhora da Conceição, com direito a iluminação e chafariz. Inaugurada em 2011, havia dez anos que o local não passava por nenhum tipo de revitalização. “Estamos muito felizes de podermos entregar mais um patrimônio público recuperado. Queremos e vamos cada vez mais avançar na nossa cidade, colocando-a em posição de destaque e respeito no Estado”, disse o prefeito, completando terá um olhar especial para as obras de infraestrutura e para aquelas que podem gerar emprego. “Nosso foco também vai estar nas obras de drenagem, pavimentação e, claro, trabalhar com afinco para a implantação da Zona Especial de Negócios, para gerar novas oportunidades de trabalho”, completou Vantoil, que nesta quarta (30), às 11h, inaugura o Centro de Capacitação Profissional Lahylton Cézar, na Vila Nova. No sábado (3), fechando as inaugurações de aniversário de 26 anos da cidade, Vantoil inaugura a Faetec, com a presença do governador Cláudio Castro (PL) e do secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho.

DOIS ANOS À FRENTE DO EXECUTIVO

Falando em Vantoil Martins (CID), o prefeito e seu vice, Alexandre da Farmácia (PL), completaram dois anos à frente do executivo iguabense. Vantoil assumiu a prefeitura em 28 de junho de 2019, após eleição suplementar e foi reconduzido ao cargo após vencer o pleito municipal ano passado. “Refletindo, podemos ver que mesmo em meio a pandemia, a cidade não parou, a pavimentação chegou, o salário do servidor não atrasou e principalmente, a autoestima da nossa população voltou”, disse ele na postagem em seu perfil.

ENTREGOU ESCOLA E ANTECIPOU PAGAMENTO

Em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) inaugurou nesta terça-feira (29), mais uma escola 100% ecológica, a sexta nessa modalidade, dessa vez no distrito de Iguabinha, onde serão atendidos 260 alunos que moram no Condomínio II. Também nesta terça, Lívia anunciou que o pagamento referente a junho já foi depositado e estará disponível para saque nesta quarta (30). A prefeita não brinca em serviço não.

ANTECIPOU PAGAMENTO II

Quem também antecipou o pagamento de junho para o servidor foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). O anúncio foi feito em live na noite de segunda-feira (28), quando Fábio também avisou que seu salário será revertido em cestas básicas para doação. Fábio tem feito isso nos últimos dois meses. Antes, o valor era repassado a entidades, por sorteio. Ainda na live, o prefeito aldeense aproveitou para falar que esteve no Rio, nesta segunda, para pedir verba para a saúde. Esse dinheiro, quando vier, será empenhado na implantação da policlínica no centro da cidade, onde a intenção é centralizar as especialidades médicas. Disse ainda que semana que vem vai de pires na mão até Brasília, angariar verba de infraestrutura para progredir com as obras de pavimentação na cidade. Fábio disse que pretende asfaltar mais 27 ruas até o final do governo. “Tenho fé que aconteça, a coisa pública às vezes demora para acontecer”, disse ele durante a live.

ALERJ APROVA PAGAMENTO RETROATIVO DO SUPERA RJ

Os beneficiários do auxílio emergencial estadual Supera RJ, poderão receber duas parcelas retroativas. O Projeto de Lei de autoria do deputado Luiz Paulo (CID), propõe que sejam realizados pagamentos referentes aos meses de abril e maio do benefício. A proposta foi aprovada, em discussão única, pela Alerj nesta terça-feira (29). O texto seguirá para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar. O Supera RJ oferece um auxílio emergencial de até R$ 300, sendo R$ 200 de benefício mais R$ 50 por filho, até dois. A previsão é de que 355 mil famílias, cerca de 1,4 milhão de pessoas, sejam atendidas. O estado está investindo R$ 86 milhões mensais na transferência de renda. O programa também atende micro e pequenos empreendedores e autônomos com linha de crédito de até R$ 50 mil, concedida através da AgeRio.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content