InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosPrefeitura de Búzios anuncia festival gastronômico para outubro

Prefeitura de Búzios anuncia festival gastronômico para outubro

Evento, que já está sendo planejado, será realizado em todos os fins de semana do mês para se adequar ao período pós-pandemia

A Prefeitura de Armação dos Búzios anunciou para o outubro a retomada econômica do município com a realização do tradicional festival gastronômico.

Segundo o município, o evento vai ganhar um novo formato sendo realizado em todos os fins de semana de outubro, para se adequar ao período pós-pandemia.

A medida foi tomada para que tenha rotatividade de público em todas as semanas e não gere aglomeração.

A iniciativa do festival é da secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e tem como objetivo criar o conceito de “gastronomia para todos’’, estendido em vários pontos da cidade com intervenções artísticas”.

De acordo com a Prefeitura, o festival irá apresentar os sabores do mundo, a diversidade gastronômica que o município possui, desde a culinária dos povos tradicionais até os chefes renomados.

Uma curadoria já está sendo montada para que os pratos inscritos possam passar por uma avaliação para participar do festival.

O secretário da pasta, Luiz Romano Lorenzi, pontuou que há um número imenso de pessoas que empreendem na gastronomia em Búzios, da mais alta e sofisticada gastronomia, que é fruto da diversidade cultural da cidade, até a gastronomia quilombola, caiçara e pratos típicos dos pescadores.

“Será uma importante oportunidade para expor seus produtos, fazer negócios e contribuir com a cultura local”, disse o secretário.

Reuniões com a participação da associação comercial, convention bureau e de diversos segmentos da sociedade civil estão sendo realizadas para que seja construído um novo projeto em conjunto, é a possibilidade da população e o setor público construírem e projetarem a retomada econômica da cidade juntos.

“Esse evento nada mais é do que um incentivo aos buzianos, a prestigiar a diversidade gastronômica local. Temos, em Búzios, restaurantes incríveis. Essa união da gastronomia e turismo é a maior potência da cidade. Estamos estudando a melhor forma para realizar o festival, tomando todos os cuidados com a pandemia”, ressaltou o chefe do Executivo Alexandre Martins.

O município encontra-se em bandeira amarela, apresentando baixos índices de contaminação, com a menor taxa de letalidade da Baixada Litorânea e com cerca de um terço da população local vacinada, acreditando que até o mês de outubro esse índice de vacinação esteja ainda mais avançado.

Esses fatores possibilitaram a administração pública reconstruir o festival gastronômico em parceria com as entidades representativas do município.

Luiz Felipe Rodrigues
Estudante de Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como estagiário do G1 na InterTV, afiliada da Rede Globo. Desde junho de 2020, escreve para o Portal RC24h.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content