InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

Alexandre volta pro batente e conta as novidades; Iguaba é medalha de prata em tratamento de resíduo sólido no Estado; Servidor cabo-friense sem vacina vai ficar sem salário; CPI da Covid de Cabo Frio vai convocar secretários de Saúde, atual e ex; Tem movimento político no imbróglio do Sebastião Lan? Mais um capítulo da crise entre executivo cabista e ex-líder na Câmara; Renatinho Vianna pendura as chuteiras; Prefeita de Araruama desmente presidente do Condetur; Novo empreendimento na Aldeia; Castro vem à cidade e dessa vez vacinado... E muito mais!

RETOMANDO OS TRABALHOS

Terminaram as férias do prefeito Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), que chegou de volta ao balneário, vindo de Portugal, na noite desta segunda-feira (27). E na manhã desta terça (28), mesmo sem ter tido tempo de ajustar o fuso horário, já estava no evento “Diálogos Sustentáveis”, que Búzios sediou e teve participação de outros dez municípios, sobre ICMS ecológico para concretização de avanços na agenda do desenvolvimento sustentável. Após o evento, conversamos por telefone com Alexandre, que elogiou o evento e disse estar feliz pelo município figurar em 1º lugar no ranking de tratamento de resíduos sólidos e 8º no ICMS ecológico; neste quesito, o município conseguiu ter de volta cerca de R$ 3 milhões, os quais Alexandre já adiantou que serão reinvestidos no setor. “Nossa meta é 1º lugar em tudo e 100% de saneamento até o fim do mandato”.

A MIL POR HORA

Ainda na conversa por telefone, Alexandre Martins disse que a viagem ao Velho Mundo foi tranquila, onde ele pode visitar familiares, em especial um tio que está muito doente. “Descansar não é exatamente a palavra, mas deu para respirar novos ares”. É que Alexandre não ficou só comendo bacalhau e pastel de Belém não, acabou trabalhando também. Disse que realizou algumas reuniões em Lisboa, na área de cooperação técnica, sem adiantar o assunto, destacando que assim que estiver tudo certo, vai dar a notícia em primeira mão. Voltando a falar de Búzios, Alexandre contou que está muito satisfeito com o bom resultado dos eventos que encheram a cidade nos últimos dias, como o Circuito das Artes e o Festival da Sardinha, e que agora o foco é o “Degusta Búzios” -festival gastronômico que acontece nos três últimos finais de semana de outubro – e o Réveillon, que como já antecipamos aqui na coluna e no Portal, promete balançar a península. “Vai ser inesquecível”, decretou o prefeito.

2º LUGAR NO RANKING

Voltando a falar sobre o evento “Diálogos Sustentáveis”, realizado em Búzios nesta terça (28), a novidade de Iguaba Grande é que a cidade ficou com a 2ª colocação (entre os 92 municípios do estado) no quesito “tratamento de resíduos sólidos”. Quem contou foi o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, que participou do evento, juntamente com o diretor Caio Pedrosa. “Foi uma marca maravilhosa para nós”, destacou Lavalle. Para entender, ICMS ecológico atua como um incentivador de ações ambientais, fornecendo uma parcela maior de recursos à proporção que medidas sustentáveis são adotadas pelo município, possibilitando que a cidade tenha acesso a parcelas maiores do que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelo Estado através do ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais.

IGUABA DIGITAL

Ainda sobre Iguaba Grande, a Prefeitura lançou o portal de turismo ‘Iguaba Digital’, nesta segunda-feira (27). A plataforma tem como principal objetivo exibir informações turísticas, além de divulgar empreendedores da cidade. O site é de fácil navegação e mostra a história da cidade, praias, natureza e 16 pontos turísticos através de um acervo de imagens. Empresários do município que queiram divulgação no site devem comparecer na sede da secretaria de Turismo, no bairro Ubás, para realizar o cadastro.

TODOS VACINADOS JÁ!

A prefeitura de Cabo Frio está determinada a dar o exemplo de imunização. No último dia 13 de setembro foi decretado que todos os servidores e empregados públicos, assim como os prestadores de serviços contratados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta, deverão ser vacinados contra a COVID-19. Caso contrário, o servidor pode sofrer uma anotação disciplinar e ter o pagamento suspenso. O decreto informa ainda que cada funcionário deverá disponibilizar o cartão de vacinação, emitido pelo SUS, ao titular do órgão ou da entidade em que for lotado. Quem será que vai contrariar esse decreto municipal e insistir em seguir ideias anticientíficas, contra a vacinação? Afinal, a imunização é um pacto coletivo e todos devem fazer a sua parte.

IMBRÓGLIO DO SEBASTIÃO LAN

Por falar na Câmara, o assunto da sessão desta terça-feira (28) foi o projeto de concessão do Mercado Municipal Sebastião Lan. Na semana passada, representantes da feira foram recebidos pelos vereadores. No fim de semana, recebemos a informação de que, durante a manifestação, o pessoal estava sendo instrumentalizado por bolsonaristas. Não levamos muito em consideração. Mas, lamentavelmente, o argumento utilizado por aqueles que levantaram a acusação é o fato de que os manifestantes usavam camisa com bandeira do Brasil (que tempos). O que percebemos também é um certo movimento político de pessoas fazendo defesas fervorosas sobre o mercado que são, exatamente, pessoas ligadas ao movimento conservador e bolsonaristas da cidade. Isso, talvez, esteja dificultando essa tentativa de abrir uma frente de diálogo mais ampla acerca da questão. José Bonifácio (PDT) está convicto de que vai fazer a concessão, que ele chama de parceria público-privada, mas os manifestantes chamam de privatização. O Zé, na abertura do Fórum de Turismo na segunda (27) disse mais: todo mundo vai ter que trabalhar todo dia. Não vai ter esse negócio de trabalhar só fim de semana, não. Os insatisfeitos reclamam que isso vai ter um custo para eles, mas não sabem o quanto e estão preocupados. Fato é que existe, sim, esse comentário que tenta, de alguma maneira, rondar esse movimento do Mercado Sebastião Lan, como se fosse ferramenta dos bolsonaristas da oposição de Bonifácio. Por isso, tem dificultado uma conversa. Será verdade ou teoria da conspiração? Em nota, o município informou que o prefeito já manifestou publicamente que irá até o mercado para falar com eles, mas ainda não foi marcada a data.

CARNAVAL CONFIRMADO

Assim como a coluna Boca Miúda adiantou nesta segunda-feira (27), o Réveillon de Cabo Frio está confirmado, mas sem show pirotécnico por questões financeiras. O Carnaval também foi confirmado pela gestão municipal. Em nota enviada ao Portal RC24h nesta terça (28), a Prefeitura informou que uma reunião será realizada junto a Associação de Blocos, para que a pauta do Carnaval seja discutida. Após esse encontro, novas informações serão divulgadas sobre o período carnavalesco. Até o momento, a gestão municipal já definiu o horário de apresentação dos blocos, que será entre 10h e 20h. Todas as agremiações deverão apresentar obrigatoriamente o roteiro de circulação e a documentação exigida para o desfile. Saudades da folia, né, minha filha? A programação é claro, e a Prefeitura faz questão de ressaltar, “está condicionada ao estado epidemiológico em relação à COVID-19 que estiver vigente no período de festividades”.

CPI NA ATIVA

Em reunião realizada nesta segunda-feira (27), os integrantes da CPI da COVID-19 na Câmara de Cabo Frio aprovaram um novo requerimento que será enviado ao Executivo. O documento irá solicitar informações sobre o número de respiradores existentes na rede hospitalar municipal, onde estão, a quem pertencem: Governo Federal, Estadual, Municipal, se foram cedidos, doados ou alugados. Além disso, ficou definida a convocação do gestor atual da secretaria de Saúde, Felipe Fernandes, do anterior, Bruno Alpacino, e de um integrante da Comissão Permanente de Licitação do Município, Daywison Ferreira Zambrano. Eles serão convocados para prestar esclarecimentos sobre contratos para aquisição e locação dos equipamentos em 2020 e 2021, já que a CPI tem como finalidade apurar responsabilidades acerca dos gastos com saúde durante o período pandêmico. Estiveram presentes na reunião da CPI os vereadores Roberto Jesus (MDB), que preside o grupo, Rodolfo Machado (SD), o relator, Alexandre da Colônia (DEM), Alexandra Codeço (REP), Carol Midori (DC) e Vinícius Corrêa (PP). O parlamentar Leo Mendes (DC) também acompanhou o encontro. Só uma pergunta aos nobres edis: a CPI não vai convocar o ex-secretário Iranildo Campos? O tal que deu bofetão no rosto de uma cidadã dentro de seu próprio gabinete na prefeitura. Só pra saber mesmo…

RESPOSTA DE CHUCHU

O vereador de Arraial do Cabo Junior Chuchu (PV) procurou o Portal RC24h na madrugada desta terça-feira (28) para retificar a nota veiculada aqui na coluna de segunda (27), que dizia que ele teria “se arrependido de ter deixado o governo”. Em sua resposta, o parlamentar disse que a informação era falsa e afirmou que “não é homem de se arrepender”. O vereador, contudo, confirmou que não esteve no almoço com os colegas na sexta (24) e que só soube do encontro pela coluna. Para você ver como está a vida do vereador, ganhando aviso prévio pela imprensa. Tá mal o Chuchu, hein? O povo descendo o sarrafo nele pelas costas e ele fica bravo com o carteiro em vez de se chatear com a carta. Vai vendo…

MAS VAMOS LÁ

Contudo, a bem da verdade, apesar de Chuchu dizer que não está arrependido porque “não é homem de se arrepender de suas escolhas”, os cabos eleitorais dele que estão lotados na Prefeitura estão bastante preocupados com essa movimentação política do vereador. Isso porque eles acreditam que essa ida do vereador para o governo de Eduardo Paes (PSD) no Rio pode custar o emprego deles aqui. Todos estão pedindo para falar com o secretário de Governo cabista, Thiago Fantinha, irmão do prefeito Marcelo Magno (PL). A antessala do Gabinete e a sala de Fantinha tem sido vista lotada pelo pessoal do grupo do Chuchu. Thiago está resolvendo todo mundo, mas, em compensação, isso acaba por desarticular o grupo do vereador. Tem outro detalhe também. Chuchu, quando vai para Eduardo Paes, tem o compromisso de ajudar também o PSD tanto para Deputado Federal, quanto para Estadual. Só que parece que Chuchu teria se comprometido com Felício Laterça (PSL), candidato à reeleição para Federal. Tem que ter habilidade para andar nessa corda bamba, né, amigo? E o prefeito também já deixa bem claro, por A + B, pelo seu comportamento, que não agradou muito essas movimentações de Chuchu. Há um “Q” de distanciamento muito claro e, mais do que isso, há um movimento para esvaziar o grupo do Chuchu que ele pode não estar percebendo, mas nós estamos aqui contando para ele. Só não vale descontar no carteiro o que veio escrito na carta, né?

PENDUROU AS CHUTEIRAS

O pessoal do prefeito de Arraial compartilhou a rodo nas redes sociais nesta terça-feira (28), o anúncio dizendo que o ex-prefeito Renatinho Vianna (REP), está largando a política. Segundo disse, tomou essa decisão em família, de forma direta, comentou que apenas vai ajudar os amigos, quer dar mais atenção aos familiares “que é o que mais interessa”. O Portal RC24h entrou em contato com Natinho e perguntou: “ou seja, você não vai mais se lançar na disputa eleitoral?” “Sim, quero apenas família, que é o meu tesouro”, respondeu o ex-prefeito. Renatinho foi além: “o que alguns queriam já conseguiram e vida que segue. Deus está no controle sempre”. É isso.

CONSELHO ATRAPALHADO?

Como publicado aqui coluna Boca Miúda, o responsável pelo Conselho de Turismo Costa do Sol (Condetur), Marco Navega, revelou que Araruama está fora do mapa turístico da região por não ter um Conselho Municipal na área. Marco disse que a prefeita, Lívia Bello (PP), havia dito estar em tratativas para fazer. Fomos apurar. Inicialmente a Comunicação falou que a afirmação de Navega “não procedia”. Depois mudou e afirmou que o conselho está sendo montado e, inclusive já tem três pessoas. Curioso. De qualquer forma, até agora as integrantes seriam Danieli Braz, do Turismo; Melina Antunes, Turismóloga; e Juliana Pestana, jornalista. Ainda não temos muita informação de como estão sendo selecionados esses integrantes, mas de acordo com a prefeitura, “nada será feito em desacordo, tudo dentro da legalidade!”. Seja lá o que isso signifique, pelo menos podemos contar temos algum avanço nesse sentido. Antes tarde do que nunca. Mas fica o destaque para a morosidade para se montar o dito cujo do conselho. Lívia precisou de quase cinco anos como prefeita para se aperceber da importância e da falta de faz esse protocolo? Que coisa, hein?!

FIM DE ANO INDEFINIDO

Por falar em Araruama, a cidade que realizou shows com nomes como Ludmilla e Iza nos últimos Réveillons antes da Pandemia, ainda não definiu a programação para a entrada de 2022. De acordo com a Prefeitura, ainda estão sendo feitos estudos para a comemoração de Ano Novo e, até esta terça-feira (28), nem mesmo shows pirotécnicos estão confirmados.

SINDICATO COM MARTHA ROCHA

A deputada estadual Martha Rocha (PDT) participa, nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, do programa “Papo de Quarta”, do Sindicato dos Servidores de Araruama (SSMA). O tema da edição será Segurança Pública. Além de Martha, que foi a 1ª mulher a chefiar a Policia Civil do Estado, participa da conversa a comissária da Polícia Civil e presidente do Conselho de Segurança de Araruama, Drª Yeda Portela. O programa é apresentado nas páginas do SSMA, com mediação do presidente do sindicato, Luís da Saúde.

GRUPO AUTOMOTIVO NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, a semana começou com a ida de mais uma empresa para o município. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), assinou contrato de concessão com a empresa Caoa Chery Lux nesta segunda-feira (27). Com o documento, o empreendimento será inaugurado no Polo automotivo no bairro Balneário, às margens da RJ-106. O prefeito reforçou o pedido para que a mão de obra seja em sua maioria aldeense. “A assinatura dessa concessão é muito importante para a cidade e reforçamos que buscamos promover mais vagas de emprego para a nossa população. Inclusive foi um pedido meu que ao menos 70% dos funcionários fossem do município. Estamos avançando e vamos continuar trabalhando para levar mais qualidade de vida para os aldeenses”. Segundo os representantes da empresa, serão gerados cerca de 30 novos empregos diretos. A previsão é que o empreendimento seja inaugurado nas próximas semanas.

SELO DE ESTABELECIMENTO RESPONSÁVEL

A Prefeitura de Saquarema publicou nesta terça-feira (28), um novo decreto que trata da flexibilização das atividades comerciais, educativas, esportivas entre outras no município. De acordo com o Decreto, fica instituído o Selo de Estabelecimento Responsável, que deverá ser fixado nos comércios e demais estabelecimentos da cidade que estejam cumprindo as determinações de saúde e sanitárias em vigor. Com o selo, aos que aderirem à iniciativa terão direitos e deveres, como limite de capacidade de até 80%, com horário de funcionamento ampliado até as 2h e ficar facultada a flexibilização da capacidade de ocupação, a partir do dia 1º de outubro, desde que seja permitido o ingresso somente de pessoas que comprovem vacinação contra a Covid-19. Os locais que não aderirem ao Selo de Estabelecimento Responsável poderão continuar funcionando. Contudo, a ocupação máxima será de 50% e o horário de funcionamento das 9h às 23h. Casas de show, por exemplo, só poderão funcionar com o selo.

VACINADO A CAMINHO DE CABO FRIO

Antes de vir a Cabo Frio nesta quarta-feira (28) para assinar acordo de cooperação técnica com o aeroporto e Prefeitura, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), tomou a segunda dose da vacina contra a COVID-19 da Pfizer nesta terça (28). O chefe do Executivo estadual fez um apelo aos policiais militares que ainda não se vacinaram, mas disse que não pretende cobrar o passaporte da vacina aos agentes e que seu objetivo é focar em campanhas educativas. Hoje, cerca de 2 mil policiais ainda não foram imunizados nem com a primeira dose. Que bom que o governador tomou a 2ª dose. Voltando a Cabo Frio, a gente espera que, dessa vez, não aconteça igual à última visita de Castro à cidade, em março, no Hospital Unilagos, quando três membros da imprensa local testaram positivo para a doença.

COMPLICOU PRO DÓRIA

Não é só no campo progressista que a disputa pela vaga de candidato à presidência está movimentada. No PSDB, a novidade da terça-feira (28) é a desistência do respeitado senador Tasso Jereissati, do Ceará, nas prévias do partido. Pior para o governador de São Paulo, João Dória, é que Tasso, cacique tucano, anunciou apoio à pré-candidatura PSDBista do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a presidência. Vamos ver como os tucanos vão votar nas prévias e acompanhar de perto se realmente Dória, “o pai da vacina”, nadou, nadou e nadou para morrer na praia.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content