15/01/2025 — 11:03
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

Mais uma polêmica no governo Magdala Furtado e denúncia chega à Câmara Municipal de Cabo Frio; Ato convocado por Penha Bernardes para Araruama; Fábio do Pastel acompanha tratamento da mãe e vereador aldeense fica inelegível por 8 anos; Búzios tem casamento comunitário e RC Cast fecha mês da consciência negra com vereador Josué Pereira; Vantoil Martins faz reunião sobre futuros comércios em equipamentos turísticos; Marcelo Magno na contagem regressiva para inauguração; CPI da Alerj pede intervenção da Aneel junto à Enel... E muito mais!

Compartilhe

POLÊMICA E TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (28) começa por Cabo Frio, onde uma polêmica foi instalada, literalmente, no bairro do Peró, onde a prefeita Magdala Furtado (PL) autorizou a montagem de um parque de diversões na Praça do Moinho. Um espaço público que foi privatizado para a alta temporada – em detrimento aos artesãos e outros trabalhadores que no período do verão promovem feirinhas no local, que também serve de espaço para o lazer das crianças. E agora para ususfruir do parquinho, só pagando (R$ 8 por brinquedo). O clima por lá é de revolta, principalmente por parte dos moradores, que viram o lugar tomado pela própria Prefeitura. Inclusive, no momento em que a jornalista Renata Cristiane, moradora do bairro há 27 anos, fazia questionamentos sobre a instalação dos equipamentos, houve tentativa de intimidação por um grupo de homens, entre eles o marido da prefeita. Aliás, só se falou nisso em Cabo Frio, foi o assunto do dia.

_______________

VIROU PAUTA NA CÂMARA DE CABO FRIO

E antes mesmo do assunto viralizar nas redes, o presidente da Câmara de Cabo Frio, vereador Miguel Alencar (União), falou na tribuna sobre a instalação do parque na Praça do Moinho. Durante a sessão desta terça (28), o parlamentar contou que recebeu inúmeras denúncias e que, diante disso, enviou um ofício para a prefeitura e para o Corpo de Bombeiros, para entender como a autorização foi concedida pelo governo municipal. Ele destacou, assim como os moradores, o fato da roda-gigante estar sendo sustentada por ripas de madeira. “Uma coisa, assim, que me parece muito perigosa”, pontuou Miguel. Confira no vídeo acima.

CONTAS APROVADAS

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou, por 14 a 2, as contas do governo do ex-prefeito Dr Adriano relativas a 2019. O documento já havia passado por apreciação da Comissão e foi para votação na sessão desta terça-feira (28). O voto foi secreto e aconteceu após a explanação do ex-chefe do executivo cabo-friense.

Penha, Peres e Márcio Canella

PAROU ARARUAMA

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL) fez uma convocação para ato de filiação, ocorrido na noite desta segunda-feira (27), e o evento parou a cidade. Cerca de três mil pessoas compareceram ao evento, realizado no Complexo Maçônico Jamil Kauss. No espaço, lotado, grupos gritavam “Eu vim por amor”, enquanto outros levantavam cartaz escrito “2024 é logo ali”. Várias lideranças prestigiaram o encontro, estavam lá o vereador e fiel escudeiro de Penha, Oliveira da Guarda (MDB); os deputados estaduais Dr Serginho (PL), Pedro Ricardo (SDD), Márcio Canella, que é vice-presidente da executiva estadual do União Brasil, Anderson Moraes (PL) e Filippe Poubel (PL); deputado federal Altineu Côrtes, presidente estadual do partido e líder do PL na Câmara dos Deputados, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), bem como seu secretário de Educação, Antônio Peres, o vice-presidente do Detran, André Mônica (PDT), a vice-prefeita araruamense, Raiana Alcebíades (PSD), o vice-presidente da Turisrio, Anderson Moura, o vereador de Cabo Frio, Josias da Swell (PL), entre outros. Confira um trecho do ato, no vídeo abaixo.

_______________

JOGANDO A BATATA QUENTE

A 4ª Câmara de Direito Público do TJ-RJ condenou o município de Araruama a pagar uma multa de R$ 494 mil ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Tudo acontece pela falta de pagamento dos direitos autorais de obras musicais cantadas durante festas da cidade. Entre 2013 e 2016, o município promoveu quase dez grandes eventos, como aniversários e réveillon, que contaram com a participação de cerca de trinta bandas e artistas. O réu se defendeu, alegando que quem deveria pagar os direitos seriam as empresas que realizaram os eventos. No entanto, não mostrou nenhum documento que apontasse quais empresas seriam essas. É aguardar pra ver.

CUIDANDO DOS SEUS

O prefeito Fábio do Pastel (PL), que a gente sempre está acostumado a ver nas ruas cedinho, todos os dias, para conferir os trabalhos na cidade, tirou a terça-feira (28) para acompanhar sua mãe, que passou por alguns problemas de saúde e está passando por tratamento cardiovascular. A coluna deseja pronto restabelecimento a ela.

INELEGÍVEL POR 8 ANOS

O vereador de São Pedro da Aldeia, Isaías do Escolar (PROS) está inelegível por oito anos. A sentença é da juíza eleitoral Anna Karina Francisconi e saiu na tarde desta terça-feira (28), 15 dias após o TRE cassar o mandato do parlamentar por fraude em cota de gênero. Ele entrou com embargo de declaração, que foi rejeitado. O resultado é consequência de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) a partir de denúncia que apontava manipulações nas candidaturas de duas mulheres ligadas ao partido, sem qualquer pretensão nas eleições, com o propósito de apenas cumprir as exigências legais de representatividade de gênero. Uma delas teve apenas dois votos e a outra, cinco.

CASAMENTO COMUNITÁRIO

Em Armação dos Búzios, expectativa total para os 34 casais que enfim poderão dizer o tão sonhado sim em público. A união civil foi realizada no dia 14 de novembro, no Cartório da cidade; na semana passada, eles ganharam um passeio de barco) e nesta quarta-feira (29) haverá a cerimônia com tudo a que eles têm direito, decoração especial, entrada dos noivos e marcha nupcial. Cada casal poderá levar, no máximo, oito convidados, que poderão acessar a área destinada para assistir a celebração, que acontece às 15 horas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA ENCERRADA

Continuando em Búzios, a audiência pública da LDO 2024, marcada para esta segunda-feira (27), teve que ser encerrada por falta de assistência. A audiência foi aberta pelo presidente do Legislativo, vereador Rafael Aguiar (REP) e contou com a presença do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Victor Santos (REP), do membro da comissão, Raphael Braga (União) e dos vereadores Marcos Sodré (SDD) e Samuel da Byke (PATRI). Os participantes do Poder Executivo foram o contador-geral Hipólito Alves e a coordenadora especial de planejamento e orçamento Lina Angélica. Segundo o presidente da comissão, as entidades representativas da sociedade civil ainda poderão encaminhar suas sugestões para LDO, protocolando-as.

FECHANDO O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Para fechar o mês em que se homenageia a Consciência Negra, o 116º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (28), recebeu o vereador Josué Pereira (PRTB), vice-presidente da Câmara Municipal de Armação dos Búzios, uma das poucas cidades da Região dos Lagos onde há representantes negros no parlamento e no poder executivo, em diversas secretarias. Josué comentou sobre a quantidade de vereadores negros em Búzios em comparação às outras cidades. Ainda durante o bate-papo, Josué também falou sobre racismo, enfatizando que o Dia da Consciência Negra é uma data de reflexões, mas que este trabalho deve acontecer todos os dias. Ele contou, também, sobre situações que já passou: “Só sabe o que é preconceito quem sente isso na pele. Eu vivi isso”, destacou. Confira a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

REUNIÃO EM IGUABA

Nesta terça-feira (28), o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) esteve em reunião para tratar sobre as concessões referentes aos futuros comércios das construções da Maria Fumaça e Mirante. O objetivo foi tratar com a equipe quais serão os critérios e especificações estabelecidos para os estabelecimentos. Na ocasião estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins; de Planejamento, Eron Bezerra; de Turismo, Marcelo Durão, além do Procurador-Geral, João Cavalcanti e do Controlador-Geral, Paulo Sérgio.

CENTRO CULTURAL

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) está na contagem regressiva para a inauguração do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, uma das meninas dos olhos do município, entre tantas outras, após quatro anos de portas fechadas. A reinauguração acontece na quinta-feira (30), às 18h, na Avenida da Liberdade.

INTERVENÇÃO DA ANEEL

A CPI dos Serviços Delegados e Agências Reguladoras da Alerj vai pedir que a Aneel realize uma intervenção no contrato de concessão da empresa Enel, que atende a 66 municípios fluminenses. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28), durante audiência pública conjunta com as comissões Permanentes de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor da Casa. Além disso, os deputados decidiram organizar audiências públicas em todo o estado para debater problemas e falhas no fornecimento de energia. De acordo com o presidente da CPI, deputado Rodrigo Amorim (PTB), a eventual intervenção da Aneel poderá resultar até mesmo na suspensão do contrato de concessão da Enel, caso seja comprovado o descumprimento de cláusulas previstas no vínculo.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo