BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (26)

Fábio do Pastel abre chamamento público a interessados em operar o transporte público na cidade; José Bonifácio surpreende e reassume Prefeitura nesta terça; Índices de violência assustam em Cabo Frio; Alexandre Martins garante reconstrução da Apae; Vantoil Martins faz primeira reunião sobre restauração de capela histórica; Os ventos sinistros do Cabo; Lindbergh Farias na Região dos Lagos; PL's quase aprovados em Araruama... E muito mais!

1418

INCÓGNITA DO TRANSPORTE

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (26) começa por São Pedro da Aldeia, onde o assunto que não cala é a interrupção das atividades da Viação São Pedro, do grupo Salineira. Os moradores continuam preocupados com a opção de transporte público que será oferecido quando terminar a operação da atual concessionária no dia 9 de maio. A coluna apurou que, nesta terça-feira (26), já seria aberto um chamamento público para empresas interessadas em operar o serviço na cidade, mas o município já tem um plano B, que é a própria Prefeitura se estruturar para servir a população nesse sentido. De qualquer forma, é de se registrar o empenho da Prefeitura em resolver o problema que contrasta com a angústia e preocupação dos moradores para saber o que será do transporte público aldeense. Agora à noite, a coluna conversou com o procurador-geral do município, Peter Samerson, que disse o seguinte: “hoje estaremos publicando um chamamento público simplificado, visando buscar empresas interessadas em prestar o serviço de transporte coletivo de forma emergencial no município. Em paralelo, caso nenhuma empresa demonstre interesse, vamos adotar as providências necessárias para o município prestar diretamente o serviço de transporte. Em nenhuma hipótese a população ficará desassistida”, garantiu o procurador.

PREOCUPAÇÕES NA ALDEIA

Vereadores de São Pedro da Aldeia discursaram na tribuna da Câmara nesta terça-feira (26) e pediram melhorias na cidade. Os vereadores Fernando Mistura (REP) e Isaías do Escolar (PROS), por exemplo, apontaram a insegurança nas escolas da rede municipal de ensino. Os parlamentares pediram que seja disponibilizado um vigia nas escolas, a fim de evitar invasões e furtos, como o que aconteceu na Creche Tia Fátima, no Campo Redondo. Em seguida, o vice-presidente da Câmara, Franklin da Escolinha (CID), relatou a visita que fez ao bairro Parque Arruda. Atualmente, o bairro não possui água encanada e outros locais, como o posto de saúde e a escola do bairro, precisam de obras e reparos. O vereador Jean Pierre (PODE) disse que tem acompanhado a situação do bairro Parque Arruda e tem exigido ações do Poder Executivo. Por fim, Chimbiu (SDD) sugeriu que os vereadores se unam, em uma indicação coletiva, pedindo que a Prolagos disponibilize água tratada no bairro.

ZÉ DE VOLTA

Em Cabo Frio… e o José Bonifácio (PDT) hein, minha gente? Além de ser economista e estar prefeito daria um excelente mágico, enganou uma galera sobre sua alta hospitalar e o retorno à Prefeitura. Nesta segunda (25), não quis cravar a data da sua volta e disse que talvez tirasse mais uns dias de descanso, qual nada! Nesta terça-feira (26), menos de três semanas após a cirurgia, já está com o bastão na mão de novo, voltou pra Prefeitura por volta do meio-dia. Mas isso é bom, ele está se sentindo bem e é o que importa. Agora é bola pra frente e foco nos buracos, digo, no trabalho. Veja o vídeo que ele postou nesta tarde.

ÍNDICES ASSUSTADORES

Mas também é importante que o prefeito tome cabo da situação de violência que assolou a segunda-feira (25) sangrenta na cidade, onde o corpo de uma mulher, trajando biquíni, foi encontrado boiando no canal do Itajuru e horas depois, um homem foi morto com tiros na cabeça, no Buraco do Boi, comunidade que fica pertinho da Praia do Forte (e perto também do Ministério Público). Aliás, por falar em violência contra as mulheres, a verdade é que os índices estão assustadores em toda a Região dos Lagos. Armação dos Búzios nem se fala, tá esquisita a situação de violência por lá também, assim como em Araruama e Rio das Ostras. É importante que as secretarias de Mulher, de Assistência Social, Segurança Pública qual mais for, se unam num projeto em nível regional, porque essa situação vai gerar uma reação e quando isso acontecer não vai dar pra reclamar.

COBRANÇA DE SACOLA

Os vereadores de Cabo Frio derrubaram, na sessão da Câmara desta terça-feira (26), o veto do prefeito José Bonifácio (PDT) a um Projeto de Lei que proíbe a cobrança das sacolas biodegradáveis nos comércios cabo-frienses. Com isso, a medida será promulgada pelo presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), e publicada no Diário Oficial do Legislativo. Já fica a expectativa para ver como vai se desenrolar a prática dessa lei, afinal ninguém merece, com os valores nas prateleiras dos mercados do jeito que estão, ainda pagar alguns centavos para levar as compras.

PARLAMENTO JUVENIL

Por falar no legislativo cabo-friense, os 17 parlamentares juvenis eleitos nas escolas do município estiveram, nesta terça-feira (26), conhecendo as estruturas da Câmara. O objetivo era que ele se ambientassem e participassem da primeira palestra da função para o qual eles foram escolhidos pelos colegas. Os parlamentares juvenis terão a experiência do dia a dia dos vereadores: vão ter sessões e legislar. Inclusive, é possível que as propostas deles possam ser “adotadas” por um vereador tanto como projeto de lei quanto como indicação. Essa é a 3ª edição do programa.

LINDINHO NA REGIÃO DOS LAGOS

O vereador do Rio, Lindbergh Farias (PT), que é pré-candidato a deputado federal, esteve pela Região dos Lagos nesta segunda-feira (25). Em Cabo Frio, fez um pit stop na Prefeitura para visitar Zé Bonifácio, achou que ele já tinha tido alta e voltado ao batente, queria vê-lo pessoalmente para fazerem aquela resenha. Mas Lindbergh também queria conhecer um pouco mais do funcionamento da moeda social da cidade e ninguém melhor que o assessor especial e coordenador da Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola para falar sobre como funciona benefício. O pré-candidato foi até a secretaria de Assistência Social, onde Brisola já garantiu um registro desse momento. De lá, Lindbergh passou por Búzios e Arraial do Cabo. No município cabista, segundo o petista tuitou, será montada “uma base fortíssima para nossa pré-candidatura a deputado federal, do nosso companheiro Marcelo Freixo a governador e para a reeleição do presidente Lula”.

RESTAURAÇÃO DA CAPELA

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) reuniu parte do secretariado nesta terça-feira (26), para a primeira reunião de elaboração do processo de restauração da Capela histórica da Imaculada Conceição, que fica na praia do Popeye. O mau estado de conservação do monumento, inclusive, vinha sendo objeto de crítica de alguns internautas, mas acontece que a reforma do local não é tão simples assim. Trata-se de um patrimônio histórico e tombado, o que significa dizer que qualquer intervenção deve cumprir as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A elaboração desse processo de restauração, deve ser feito por empresa especializada e credenciada pelos dois órgãos, essa será a primeira etapa. A segunda, será a contratação de empresa especializada em restauração para execução da obra, já que os engenheiros e arquitetos da Prefeitura não são capacitados para isso por não serem credenciados para tal. Segundo Vantoil, a intenção é começar o mais breve possível, mas os trâmites devem ser seguidos. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Fábio Costa; os secretários de Governo, Jales Lins, e de Turismo, Carla Valle; o consultor da Agência de Desenvolvimento, Marcello Costa, além dos vereadores Marcelo Durão (PL) e Elifas Ramalho (PP).

PELA RECONSTRUÇÃO DA APAE

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) esteve nesta segunda (25) e terça-feira (26) a sede da Apae de Búzios, que foi atingida por um incêndio durante a madrugada do domingo (24), na praia do Marina. Logo após a visita de ontem, Alexandre marcou uma reunião na sede da Prefeitura com os representantes da entidade. “Estamos estudando um local para abrigá-los provisoriamente até a reconstrução da sede administrativa. São mais de 50 crianças e adolescentes atendidos”, disse o prefeito. Quem também participou da reunião foi o vereador Aurélio Barros (PATRI) que é pai de uma adolescente especial. Já nesta terça, levou o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, o Marcão, para dar procedimento ao início da limpeza e recolhimento dos restos do incêndio no local. Uma equipe da secretaria realizará todo o serviço na sede. De acordo com o prefeito, o prédio da Apae pertence à Prefeitura e está cedido em comodato para entidade. “Nós vamos reconstruir e reformar o prédio da Apae de Búzios”, garantiu Alexandre Martins.

EVENTO DO TRABALHADOR CONFIRMADO

Ainda de Búzios, tudo mais que confirmado para o evento que vai rolar no sábado (30), em homenagem ao Dia do Trabalhador (comemorado em 1º de maio), com apresentação da cantora gospel Aline Barros. O show está marcado para as 20h, na Praça do Inefi, na Rasa. Aline, inclusive, mandou um recado para os buzianos e disse que o evento “vai ser lindo e com muito louvor”, bem diferente do fiasco da última sexta (22), quando cancelaram o show do Capital Inicial em cima da hora. As comemorações continuam no domingo (1º), quando acontecerá o Celebra Búzios, com o pastor Leonardo Silva, a partir das 9h.

VENTOS SINISTROS NO CABO

O que será que está acontecendo em Arraial do Cabo? Após a casa do prefeito quase ser invadida por manifestantes por conta de ações da secretaria de Posturas querendo coibir práticas irregulares na Praia Grande, agentes da Guarda Ambiental tiveram que conduzir quatro pessoas à delegacia por terem os desacatado no exercício de suas funções. Os objetivos das ações recentes da Prefeitura tem sido justamente de reordenar Arraial do Cabo, melhorar a cidade, deixá-la mas organizada. As reações a esse tipo de conduta tem sido das mais destemperados. Fica o questionamento de até onde essa história vai, afinal, se é para melhorar a cidade, não é o cidadão que ganha?

PL’s (QUASE) APROVADOS

A Câmara de Araruama votou e aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (26), os projetos de lei enviados pelo Executivo para reajuste de 12,84% dos servidores do magistério e para a criação do plano de cargos e salários da Guarda Civil Municipal. As propostas vão precisar passar por uma segunda votação, prevista para quinta (28). Teve vereador no uso da tribuna que pediu celeridade para que a lei seja logo aprovada e possa ir para sanção da prefeita, Lívia Bello (PP), com objetivo de serem aplicadas já no pagamento do salário referente ao mês de março. O aumento de 12,84% dos professores foi determinado por uma lei federal em janeiro de 2020. A vereadora Penha Bernardes (PL), inclusive, pediu a Prefeitura que pagasse o retroativo do reajuste da aprovação para cá.

CLAUDINHO EM ARARUAMA

Falando em Araruama, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), visita o município nesta quinta-feira (28), para inauguração da Casa do Trabalhador e para uma solenidade no Centro de Convenções na praça João Hélio para assinatura de convênios com a Prefeitura. Vai estar, portanto, ao lado do casal popularmente conhecido como os “Chiquinhos sem educação”: Lívia Bello e Francisco Ribeiro. A visita do governador acontece em um momento não muito feliz para Castro que tem levado diversas cutucadas da oposição por conta dos gastos com uso de helicóptero do governo, da própria festa de aniversário no mês passado, do camarote na Sapucaí na última semana e outras questões pontuais. Para a sorte dele, o(s) responsável (is) pela linha editorial (essa no singular, porque se parecem muito) das páginas de notícias de Araruama mudou (aram) de ideia sobre ataques ao governador. Então, a imprensa que deve cobrir o evento deve ser formada ali por aquela chapa branca que todo político adora. Ah, o ar fresco dos campos das terras feudais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui