InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (1º)

Marcelo Magno decreta luto oficial de três dias pela morte de Henrique Melman; Inauguração da ESF de Arraial foi show de amor, mas teve exoneração de secretário; Vantoil Martins lança novos decretos e antecipa salário; José Bonifácio lança decreto do Dormitório das Garças; Falta de quórum e nada de votação na Câmara de Cabo Frio; Alexandre Martins surpreendido pelos guarda-vidas; Vereadores derrubam veto de Fábio do Pastel; Lívia de Chiquinho é mãe coruja; Fabiano Horta na luta pela Sputnik V... E muito mais!

LUTO NO CABO

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Henrique Melman morreu nesta terça-feira (1º), aos 90 anos. Apesar da causa da morte não ter sido confirmada, é sabido que não foi COVID-19. Engenheiro por formação e empresário, Melman governou o Cabo entre 2001 e 2008. Nasceu em Recife (PE), em 24 de abril de 1931. Com 89 anos, concorreu novamente à Prefeitura cabista no ano passado. Terminou em 4º lugar na disputa com 2.516 votos, 10,97% do total de votos válidos. O candidato a vice na chapa de Melman em 2020, Mazinho Neto, disse ao Portal RC24h que “foi uma honra ter caminhado com Dr. Melman”. A comoção foi geral. O cacique pedetista era uma referência. Personalidade forte, com uma sinceridade que poucos ousavam ter. Foi um desbravador. Trabalhou na construção de Brasília com Juscelino Kubitsheck. Reza a lenda que quando conheceu Arraial, sobrevoando de helicóptero com o então prefeito Hermes Barcelos, se apaixonou pelo Pontal do Atalaia e disse que iria comprar o morro mais famoso da Região dos Lagos e o fez. Visionário, percebeu que a ocupação daquela área deveria ser ordenada. Essa percepção preservou o lugar e o transformou em ponto turístico dos mais visitados e cobiçados do país. O prefeito Marcelo Magno (PL) decretou luto de três dias, por “respeito, reconhecimento de sua importância e contribuição ao nosso Município”. Aqui do Portal RC24h, nossos profundos sentimentos aos familiares, amigos e eleitores. Foi sem dúvida, um dos maiores administradores que a cidade já teve. Certamente Deus o receberá de braços abertos o acolherá em um abraço longo e carinhoso, típico do Pai que não consegue disfarçar a predileção por seu rebento.

INAUGURAÇÃO CONCORRIDA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) reinaugurou a unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no morro da Boa Vista, nesta terça-feira (1º), evento concorrido, mas que acabou sendo um pouco ofuscado por conta da morte do ex-prefeito Henrique Melman. Na ocasião, MM logo anunciou a licitação para construção de um pronto socorro 24 horas para o distrito de Figueira. A previsão é que a licitação da obra seja publicada ainda neste mês, no Diário Oficial do Município. A ESF do Boa Vista já começa a funcionar nesta quarta-feira (2), com atendimento de obstetrícia, clínica geral, odontologia e fisioterapia, além de salas de vacina e curativo, pré-natal, preventivo, hiperdia, teste rápido, coleta de exames, odontologia e visitas domiciliares para pacientes acamados e domiciliados. “Essa ESF é fundamental para a comunidade da Boa Vista. Mas é apenas uma das muitas obras a serem feitas. Arraial vai se transformar em um canteiro de obras”, anunciou Marcelo. E tem mais, semana que vem Marcelo inaugura a nova Policlínica da cidade. É a saúde avançando no Cabo.

GRUDADO NO PREFEITO

Ainda sobre o evento de inauguração da ESF da Boa Vista, Marcelo não esteve sozinho, cortou a fita sob os olhares atentos dos vereadores Galego (REP), Juliano dos Distritos (PSD), Tuquinha (PSDB), Junior Chuchu (PV), Professor Tayron (DEM), Cleyton Barreto (PV), Pedro Caju (PSL) e Shogum (PSL), que é presidente da Câmara. Quem compareceu, ainda, foi Mazinho Neto, que é assessor parlamentar em Brasília e ex-candidato a vice-prefeito na chapa com o já saudoso Melman (PDT) nas eleições de 2020. Os assessores de gabinete de Magno, Ronnie Plácido e Mateu também acompanharam o evento. Mas, reparem, Galego na foto do ladinho do prefeito, disseram que ele não perdeu um flash com Marcelo Magno durante o evento, até segurou a fita para Marcelo cortar. No beco da fofoca também andam dizendo que quem está doidinho para tomar um café com o prefeito é o vereador Ayron Freixo (REP), que não compareceu ao evento.

PEDIU EXONERAÇÃO

Continuando em Arraial, no fim da tarde desta terça-feira (1º) veio a informação que o secretário de Segurança Pública, Daniel Bandeira pediu exoneração do cargo e já não faz parte do primeiro escalão cabista. Além dos frequentes episódios de violência ocorridos no município, a ocasião da morte do motoboy e a confusão que aconteceu nas ruas no dia do enterro teriam sido a gota d’água, pois o prefeito já não estava lá tão satisfeito com o trabalho de Bandeira. A bem da verdade é que Arraial precisa mesmo é de um titular que frequente mais as ruas e comunidades da cidade, perfil esse que não é do agora ex-secretário, um homem mais ligado ao trabalho de inteligência.

RENATINHO VACINADO

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (REP), de 46 anos, voltou a aparecer nas redes sociais nesta terça-feira (1º) para compartilhar a informação de que recebeu a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Renatinho afirmou ter sido imunizado por ter comorbidades. “Foi uma mistura de sentimentos, mas principalmente de muita alegria e esperança”, afirmou Vianna. “Viva a ciência”, concluiu.

DORMITÓRIO DAS GARÇAS

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) assinou nesta segunda-feira (31) o decreto que regulamenta o Plano de Manejo do Dormitório das Garças, que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. O documento era a ferramenta que faltava para garantir a manutenção da unidade de conservação. Outro benefício que esse decreto traz, além do cuidado com a fauna e flora locais, é o aumento do ICMS Ecológico.

NADA DE QUÓRUM

O surto de COVID na Câmara espantou mesmo os vereadores da Casa. A sessão ordinária desta terça-feira (1º), assim como a da semana passada, foi suspensa por falta de quórum. Apenas cinco vereadores estiveram presentes no plenário: Miguel Alencar (DEM), presidente do Legislativo, Luís Geraldo (REP), Léo Mendes (DC), Roberto Jesus (MDB) e Vinicius Correa (PP). Adeir Novaes (REP) e Carol Midori (DC) justificaram a ausência por meio de ofício. Com a suspensão dessa sessão, mais uma vez, foi adiada a discussão da criação do Polo de Desenvolvimento Econômico da cidade, assim como a desafetação das terras do loteamento Colinas do Peró, onde o polo deve ser instalado. Ambos os projetos foram encaminhados pelo prefeito, José Bonifácio (PDT), na semana passada e seguem aguardando os trâmites do Legislativo. O jeito é aguardar. Por ora, as atividades presenciais da Câmara seguem suspensas até dia 6 de junho e o modelo híbrido, com sessões virtuais, caso seja adotado, será apenas para o próximo semestre.

NOVA FAKE NEWS

Mais uma vez, um site da região conhecido por disseminar fake news – quase todo dia ataca a moral de alguém ou publica notícia mentirosa – vai levar uma traulitada da justiça. Desta feita, a vítima é o GM de Cabo Frio, Wellington Santos, concursado da Prefeitura desde 2019 e que também trabalha como secretário da Câmara de Casimiro de Abreu (ele pode fazer isso, desde que haja compatibilidade de horário). Mas o dito “site de notícias”, de cara, foi logo detonando o servidor sem ao menos ouvi-lo (como faria quem pratica o bom jornalismo). Não deu outra, Wellington recorreu à rede social e já avisou que quer reparação da informação mentirosa. “Reafirmo que vou buscar na justiça a reparação dessa mentira publicada e compartilhada por sites de notícias que em nenhum momento me deram o direito ao contraditório. Todo jornalista que honra o diploma que recebeu e a profissão que escolheu, sabe que é vital ouvir todos os lados da história. E isso não me foi garantido”. Importante destacar que na semana passada, essa mesma página afirmou em fake News, que a CEO do RC24h, Renata Cristiane, tinha sido presa por estelionato no Rio. Dias depois disse que a UPA foi lacrada por causa da chegada da cepa indiana. Diariamente uma notícia mentirosa ou uma difamação inescrupulosa. Isso quando não se presta ao plágio descarado. Uma vergonha total! Fica o alerta.

DECRETOS E DINDIM NO BOLSO

A uma semana de completar 26 anos de emancipação, em 8 de junho, Iguaba Grande tem uma semana bem agitada de pré-aniversário. Nesta terça (1º), o prefeito Vantoil Martins (CID) fez uma live durante a tarde, na rua, bem em frente ao Clube Palmeiras, para anunciar dois decretos. Um deles refere-se à retomada do símbolo de Iguaba Grande, que existe desde 2004 – lançada no governo de Rodolfo Pedrosa mas que foi esquecido pelos governos posteriores. A logomarca será utilizada em uniformes, indicadores de obras e eventos municipais, além de viaturas oficiais e fachadas de prédios públicos. Também estão sendo distribuídos adesivos de carro com a logo para quem quiser. O outro, refere-se ao Clube de Desconto do Servidor, que visa incentivar e fomentar o comércio da cidade. Trata-se de parceria estratégica por meio de um instrumento oficial do governo onde todo comércio e serviços pode se habilitar e oferecer descontos a partir de 5% ao servidor municipal. “Esse é o desconto mínimo para esta parceria. Acima disso, “a disputa é livre”, brincou Vantoil, completando que é um estímulo para que os servidores possam comprar no comércio local e aquecer a economia local. Falando nisso, ao prefeito aproveitou a live e anunciou que já pagou todos os funcionários nesta segunda-feira (31). “Mais de R$ 4,5 milhões injetados na economia de Iguaba Grande”, completou Vantoil. Acompanharam o prefeito na live os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, de Turismo, Carla Valle, o consultor responsável pela Agência de Desenvolvimento do município, Marcelo Costa, o subsecretário de Governo, Luiz Fernando, e a intérprete e tradutora de Libras da Prefeitura, Márcia Vieira.

CICERONEOU E APRESENTOU DEMANDAS

Ainda de Iguaba, na parte da manhã Vantoil Martins (CID) recebeu o novo diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas e não perdeu tempo. O prefeito, que não é bobo nem nada, logo o levou para visitar alguns pontos da cidade e apresentar demandas. Entre elas, mais investimentos para recuperação da balneabilidade da lagoa de Araruama, expansão de rede para água encanada até os bairros Vila Nova e Igarapeapunha, além de maior oferta de água tratada para o Parque dos Desejos, “localidade em que teremos a futura Zona Especial de Negócios”, disse Vantoil.

REUNIÃO COM DAUAIRE

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda de Iguaba Grande, Cláudia Souza, compareceu ao gabinete do secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, para uma reunião na tarde desta terça-feira (1º) para realizar ações do programa “Ônibus Lilás” no município iguabense. Segundo a secretária, o projeto itinerante vai até a cidade e realiza um dia inteiro com atendimentos, orientações, acolhimento a população e prevenção a violência contra mulher. A unidade móvel será acompanhada pelo programa EMPODERADAS, que também atua na área. Claúdia Souza também disse ao Portal RC24h que a data para o projeto passar por Iguaba deve ser definida pelo Estado nesta quarta (2). A secretária esteve acompanhada da diretora de Proteção Básica e Especial, Hellen Tavares, do vereador líder do governo, Luciano Silva (CID), e do assessor especial Sérgio Rocha.

VISITA COM PRESENTE

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), recebeu mais uma daquelas visitas que já chegam logo com presente de agradecimento nesta terça-feira (1º). Dessa vez, uma equipe de guarda-vidas do município que foi até o gabinete do chefe do Executivo. Segundo Martins, o grupo foi agradecer o prefeito pelo apoio e deu uma camiseta e um boné para ele. “É bom demais receber esse carinho, assim tenho a certeza de que estou executando um bom trabalho”, afirmou Alexandre. Tá com a bola toda, hein?

VETO DERRUBADO

Os vereadores de São Pedro da Aldeia, derrubaram, por 8 votos a 1, o veto do prefeito Fábio do Pastel (PL), ao projeto de lei do vereador Fernando Mistura (REP) que amplia de 5 para 10 anos o prazo mínimo para troca de táxis no município. A votação foi realizada em sessão ordinária da Câmara nesta terça-feira (1º). O único voto contrário veio do vereador e líder do governo, Jean Pierre (PODE). Fernando Mistura defendeu o projeto de lei justificando que, com a crise econômica, não há possibilidade de o taxista estar trocando de carro com tão pouco tempo. “Sou taxista e sei das dificuldades que todos estão encontrando com essa crise. Temos de ter sensibilidade para essas questões sociais”, afirmou.

MAMÃE CORUJA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), se afastou por alguns instantes das atividades do Executivo nesta terça-feira (1º) para exercer o papel de mãe. Defensora da volta às aulas, Lívia levou, pessoalmente, a filha Laura até a escola particular onde ela estuda, no Centro da cidade. “Hoje foi o retorno das aulas presenciais da minha princesa Laura. Com todos os cuidados e protocolos necessários, que Deus abençoe nossas crianças e que a educação possa estar cada dia mais intensa e presente na vida delas”, escreveu. Com 5 horas de publicação, o registro já tinha mais de 590 reações.

NA LUTA PELA VACINA

A Prefeitura de Maricá protocolou na Anvisa, nesta terça-feira (1º), um novo pedido de liberação para importação do imunizante Sputnik V para levar ao município um total de 500 mil doses. De acordo com a Prefeitura, a diferença em relação à primeira demanda, que foi negada há pouco mais de um mês, é a apresentação de planos de farmacovigilância e de contingência contra possíveis problemas na aplicação, obedecendo a critérios de verificação de segurança. Se o pedido for deferido desta vez, a previsão é que o primeiro lote, com 25 mil doses, chegue à cidade em julho. Para agosto, estão previstas outras 75 mil doses. O cronograma prevê ainda outros cinco lotes com 70 mil doses cada entre setembro e janeiro de 2022, finalizando com outras 50 mil em fevereiro.

LUTO ATRÁS DE LUTO

Em um espaço de sete horas, a Prefeitura de Maricá emitiu três notas de pesar de vítimas da COVID-19 atuantes no município nesta segunda-feira (31). A primeira, publicada às 16h11, comunicou o falecimento da servidora Luciana Vianna, diretora da Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos. Às 18h12, o município lamentou a morte de Evandro Aleluia, membro da OAB de Maricá ligado a movimentos sociais que tratava das questões jurídicas e orientações pertinentes ao Programa Cultura de Direitos. Como se não fosse o bastante, às 23h10, a Prefeitura reportou a morte da professora Janaina Lugath, que tinha mais de 15 anos de serviços à educação maricaense, e da mãe dela, Márcia Lugath. Até a última atualização do boletim da COVID-19 de Maricá, na quarta (26), pelo menos 378 pessoas já haviam falecido por causa da doença na cidade. Pelo visto, com quatro mortes em um espaço tão curto de tempo, difícil ter esperanças de que o aumento na atualização prevista para esta quarta (2) não seja dos mais lastimáveis. O Portal RC24h expressa sua solidariedade a cada uma das famílias que perderam entes queridos para essa doença.

BARREIRAS DE VOLTA

A Prefeitura de Saquarema iniciou o fechamento das entradas da cidade nesta terça-feira (1º). Diversas vias já estão com as barreiras físicas, montadas com manilhas, para impedir o acesso de veículos durante o período do feriado de Corpus Christi. Segundo a Prefeitura, além destas barreiras, a secretaria Municipal de Segurança implantará postos de triagem em várias vias para restringir a entrada de não-moradores e trabalhadores do município.

MOÇÃO DE APLAUSOS DA ALERJ

A delegada Patrícia Aguiar e os policiais civis da Delegacia de Arraial do Cabo receberam nesta segunda-feira (31), uma honraria da Alerj pelos trabalhos que foram desenvolvidos na Região dos Lagos durante o período em que a policial esteve à frente da 132ª DP, entre 2020 e início de 2021. A moção de aplausos e congratulações foi entregue, pessoalmente, pelo deputado estadual Danniel Librelon (REP), que fez o pedido, aprovado pela Alerj. Em menos de dez meses, foram 103 casos de Maria da Penha e 12 de estupro de vulnerável investigados pela equipe comandada pela delegada Patrícia Aguiar e 65 agressores foram indiciados. Além disso, a delegada criou o Núcleo de Homicídios e Combate ao Tráfico de Drogas da delegacia de Arraial do Cabo e que, em parceria com a Polícia Militar e Ministério Público, foram presos cerca de 130 criminosos e 128 foram indiciados. A Dra Patrícia realmente é merecedora. E na 4ª DP, de onde atua hoje, ela também vem realizando um belíssimo trabalho. Na semana passada foi destaque ao colocar na cadeia uma quadrilha especializada em golpe da compra da casa própria.

PEDIU CASSAÇÃO

O relator do processo da deputada Flordelis (PSD-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, Alexandre Leite (DEM-SP), leu nesta terça-feira (1º) parecer no qual pediu a cassação do mandato da parlamentar. Com a leitura, caberá ao conselho votar o parecer, o que deve acontecer somente na próxima semana. Se o conselho acompanhar o voto de Alexandre de Leite, o processo seguirá para o plenário da Câmara, ao qual cabe a palavra final sobre o tema. Flordelis pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça. A deputada é ré na Justiça, acusada pelo MPRJ de ter sido a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. A parlamentar responde por homicídio triplamente qualificado – “motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima” –, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content