BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (1º)

Rafael Peçanha mobiliza lideranças do Estado em ato de filiação ao PT; Câmara de Cabo Frio volta com presença do prefeito e novo vereador; a agenda de Marcelo Magno no Rio; o projeto de esgoto zero da Prefeitura de Búzios; Vantoil Martins vistoria obra; a expectativa pela eleição na Câmara de Araruama; parlamento de São Pedro se prepara para retorno das atividades; e muito mais...

1409

MOBILIZOU GERAL

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (1º) começa com o megaevento de filiação do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabo Frio, Rafael Peçanha, ao PT. Em uma coletiva de imprensa no começo da noite, no Hotel Malibu, Peçanha reuniu o presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), – grande estrela do petismo na Costa do Sol -, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e o diretor da Alerj e ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT). Olha que mesa de peso, hein? Sem falar que indica que está tudo bem na relação de Peçanha com o governo cabo-friense, mesmo com a ida para o PT. Filiação prestigiada por gregos e troianos da esquerda. Em 2020, Rafael chegou a ser pré-candidato a prefeito, mas desistiu por problemas de saúde. Peçanha apresentou, até mesmo, problemas cardíacos. Em decisão conjunta com a família, abandonou a pré-candidatura e optou por apoiar Bonifácio. Para 2022, Joãozinho disse que faz questão de Peçanha sair candidato a deputado federal. Será que o PT tem planos para Rafael também em 2024?

SESSÃO DE ABERTURA

Ainda em Cabo Frio, a Câmara Municipal abriu os trabalhos do 3º período da 16ª Legislatura nesta terça-feira (1º). A sessão solene teve a presença do prefeito, José Bonifácio (PDT), e do secretário de Governo e vereador licenciado, Davi Souza. Foi marcada por ser a primeira sessão do ex-secretário de Saúde Felipe Fernandes como vereador. Em discurso, ele se comprometeu a fazer um mandato participativo. O titular da vaga de Fernandes, Davi Souza usou as redes sociais para dizer ter grande expectativas com a atuação do companheiro de partido na Câmara “com pautas que honrarão a históris do PDT, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e outras figuras revolucionárias”. Em realação aos outros edis, muito foi falado em tom conciliatório, até mesmo de outrora opositores ferrenhos, que chegaram até a ser questionados nas redes sociais se tinham ido para a base. Sem muito a acrescentar, a sessão seguiu o protocolo e marcou o começo de 2022 no Legislativo cabo-friense. O próximo encontro será na quinta-feira (3).

MILITARES INATIVOS NAS RUAS

Continua rendendo o entrave entre militares estaduais e o governador Cláudio Castro (PL). O deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, também segue na mira. Desta vez, manifestantes inativos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar protestaram em Cabo Frio nesta terça-feira (1º) alegando que os sálarios deles não vão mais acompanhar o dos servidores ativos. Para os manifestantes, Castro, Serginho e outros 42 deputados são traidores. Dr. Serginho conversou com o Portal RC24h e se defendeu das alegações. A resposta está disponível na íntegra na matéria publicada mais cedo.

O FUTURO JÁ COMEÇOU

Por falar em Dr. Serginho, o secretário usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (1º) para anunciar uma reunião com o governador, o consulado da Itália e grandes empresas de tecnologia italianas. O objetivo, segundo Serginho, é alinhar um termo de cooperação técnica para “expandir o conceito de cidades inteligentes”. O secretrário cita ações como internet gratuita disponível para a população com o intuito de inserir os fluminenses na tecnologia. O que será que vem daí?

AGENDA NO RIO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), botou o pé na estrada nesta terça-feira (1º) com rumo ao Rio de Janeiro. Às 15h, o chefe do Executivo cabista teve uma reunião com o secretário Estadual de Cidades, Uruan Cintra. Na saída, Marcelo se encontrou com Fred Pacheco, vice-presidente do DER. O prefeito tratou de assuntos sobre a infraestrutura do município e projetos que ele tem em mente colocar em prática com o apoio do Governo do Estado. Além disso, Marcelo falou sobre o convênio de asfalto que está sendo retomado entre o Cabo e o Estado.

PROGRAMA ESGOTO ZERO

Em Armação dos Búzios, a live da noite desta terça-feira (1º) do prefeito, Alexandre Martins (REP), tratou de saneamento básico e drenagem, conforme falamos na coluna Boca Miúda de segunda (31). Foi anunciado, junto com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, e do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, o programa “Esgoto Zero”. A iniciativa da Prefeitura prevê que o município arque com a mão de obra e o custo do material para fazer a ligação do esgoto da pessoa a rede coletora, para fazer um cinturão e proteger toda a lagoa de Geribá. À coluna, Miguel Pereira explicou detalhes do projeto – interessantíssimo, diga-se de passagem -, que está sendo colocado em prática desde outubro. De acordo com Miguel, 158 residências já foram atendidas pelo programa, quie também trata da conscientização sobre esgoto.

eMUSEU EM BÚZIOS

Horas antes da transmissão nas redes sociais, Alexandre Martins participou da abertura do projeto eMuseu do Esporte nesta terça-feira (1º) na Praça Dona Benedita, na Ferradura. O chefe do Executivo estava acompanhado do secretário de Lazer e do Esporte, Gugu Braga. O eMuseu possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, nas cidades que visita, desafia atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D. Na ocasião, Alexandre participou da prática de várias modalidades de esportes virtuais, interagindo com os organizadores e instrutores dos esportes buzianos. O eMuseu do Esporte tem patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo do Estado. A projeção de atendimento é de 400 pessoas por dia.

FIM DO RECESSO

Ainda em Búzios, o Poder Legislativo já se prepara para voltar ao batente. Nesta terça-feira (1º), os setores burocráticos da Câmara já retornaram do recesso. A primeira sessão legislativa desse novo período, de acordo com o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), será já nesta quinta (3).

VISTORIA NAS OBRAS

Não é segredo para ninguém que o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), dificilmente para no gabinete. Está sempre nas ruas. Nesta terça-feira (1º), não foi diferente. Martins começou o mês de fevereiro visitando as obras na Rua Alfeu Ferreira, no bairro Iguaba Pequena, que já está com 60% da pavimentação concluída. Interlocutores de Vantoil afirmam que é uma das obras em que o prefeito mais está presente. O prefeito também visitou o bairro Cidade Nova.

DEFINIÇÃO DA MESA DIRETORA

Ainda nessa seara de Poder Legislativo, a eleição para a mesa diretora do próximo biênio, 2023/24, da Câmara de Araruama será realizada no retorno às sessões ordinárias da Casa, nesta quarta-feira (2). A coluna conversou com alguns vereadores nesta terça (1º) que afirmaram acreditar que a eleição será de chapa única com o vereador Nelsinho do Som (PSC) presidente. Inclusive, Amigo Walmir (PP) e Penha Bernardes (PL) declararam à coluna voto no vereador e disseram não ver outro candidato.

MAS COMO TUDO PODE ACONTECER EM ARARUAMA…

O vereador Nelsinho, por sua vez, também foi procurado pela coluna. Quando questionado se seria o único candidato a presidência da Casa, Nelsinho respondeu que espera que sim. “Mas eleição da Câmara é sempre complicado… Estou à disposição de um entendimento com os vereadores. Se for da vontade dos colegas edis e de Deus, amém. Se não for, é livramento”, disse o edil. Então tá bom, né? Vamos ver o que vem por aí.

DA CASA DO POVO AO POSTO DE COMBUSTÍVEL

Por falar em vereador de Araruama, Elói Ramalho, que está licenciado do cargo, voltou ao município nesta terça-feira (1º). Desta vez, ele estava atuando como chefe de Gabinete do secretário Estadual de Defesa do Consumidor, Léo Vieira. Léo e Elói, inclusive, deram entrevista ao RJ1, da Inter TV, sobre a operação que a secretaria estava fazendo em um posto de combustível de Araruama. Para a turma que dizia que Elói tinha largado a cidade, negativo, viu? Ele só trocou a fiscalização das ações do Executibo pela chance de vistoriar quantidade, qualidade e preços além de produtos que podem estar fora da validade em postos de combustível de Araruama. A ação contou com apoio do Procon, da Polícia Ambiental, da ANP e da secretaria Estadual de Fazenda e foi realizada em Araruama e Cabo Frio.

SEPE DE OLHO

E a turma do sindicato dos profissionais da educação está de olho no anúncio de reajuste do piso salarial do magistério de 33,23% anunciado pelo presidente, Jair Bolsonaro (PL), na semana passado. O SEPE já se prepara para cobrar as prefeituras de Saquarema e de Araruama sobre o aumento. No segundo caso, inclusive, o sindicato está com o olho ainda mais aberto por conta do reajuste de 12,84% do ano passado, que eles afirmam não ter sido repassado aos professores da rede araruamense. A coluna procurou as prefeituras de Araruama e de Saquarema, mas não obteve resposta. Olho no lance!

DE VOLTA AOS TRABALHOS

Outra Câmara Municipal que se prepara para retorno das sessões legislativas é a de São Pedro da Aldeia. O Legislativo aldeense foi um dos últimos a interromper atividades no ano passado, já que teve sessão extraordinária até dia 23 de dezembro para deliberar sobre matérias, como reorganização administrativa e mudanças no código tributário. A próxima sessão por lá está marcada para esta quinta-feira (3).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui