BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (19)

Por onde anda Magdala Furtado? A pergunta não quer calar em Cabo Frio; Cabofolia vem com novidades e superestrutura; Mais uma do capítulo esquema das pirâmides com Spartacus; Injúria racial em Arraial; Aniversário de Ronnie Plácido; Alexandre Martins recebe visita fofa; Vantoil Martins tem visita de cortesia e apresenta projetos; Fábio do Pastel nas escolas; Araruama flexibiliza uso de máscaras; PL de reajuste fora da pauta na câmara araruamense... E muito mais!

1450

POR ONDE ANDA MAGDALA?

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (19) começa por Cabo Frio, onde, desde que o prefeito José Bonifácio (PDT) foi internado para cirurgia de retirada de nódulo (realizada dia 8 deste mês), uma pergunta paira sobre as mentes de boa parte da população e não quer calar: por onde anda a vice-prefeita Magdala Furtado (PL)? A pergunta do internauta Mardônio Gomes, postada na rede social, reflete um questionamento que está em todas as esquinas da cidade, inclusive para além das divisas: por que Magdala Furtado não assume como vice-prefeita já que Zé está há 11 dias afastado? Até porque, embora o prefeito esteja em plenas condições – falamos com ele por telefone, sua fala demonstrava vigor e muito ânimo, a propósito -, vamos combinar, né? Manter-se prefeito numa cama de hospital, com dreno? No mínimo curioso que não haja a passada de bastão pra vice, uma mulher que foi eleita na chapa do prefeito e teria todo direito de assumir a função enquanto o chefe principal não estivesse 100% apto a voltar às tarefas da administração municipal. Mas, importante considerar, ao que parece, nem Magdala está querendo assumir a missão. Questionamos a vice-prefeita cabo-friense, pela manhã, mas ela disse “peraí que já falo” e até o fechamento desta coluna ela não havia se pronunciado.

O QUE DIZ A LEI

Sobre o afastamento temporário do prefeito José Bonifácio por motivo de saúde, aqui vai um esclarecimento sobre o que diz a legislação municipal, já que Zé segue despachando do hospital onde está internado. De acordo com a lei orgânica, em caso de ausência da cidade por período superior a cinco dias, o chefe do executivo deve comunicar à Câmara. Caso esse período seja superior a 15 dias, assume a vice. Que coisa, né?! Mas enfim… tentamos entender. Só não conseguimos…

CABOFOLIA EM SUPERESTRUTURA

Continuando em Cabo Frio, o Portal RC24h entrevistou, nesta terça-feira (19), o empresário Sérgio Ribeiro, da Excess Produções, responsável pelo Cabofolia – ele adquiriu a marca do evento que acontece nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril depois de um hiato de sete anos. Sim minha gente, Froilan Moraes não é mais o responsável, eram muitas as especulações de que ele havia voltado a comandar o evento, mas não. A entrevista com Ribeiro foi diretamente do Espaço de Eventos. E ele está “com a corda toda”. Disse que veio para trazer um conceito diferente à micareta cabo-friense, que estava, segundo o empresário, no ranking das cinco maiores do Brasil. “No estado do Rio de Janeiro, só perde para o Rock in Rio. A gente veio pra criar um evento com a marca de um retorno pra ficar. Um Cabofolia diferente, mas mantendo a magia da micareta, de uma forma que todos gostem”. Uma das novidades é que este ano terá um palco 360°, centralizado, possibilitando que o show do palco principal possa ser visto pelo público de todos os locais do evento. “Ninguém vai ficar segregado, todo mundo vai ver os shows”, completou Sérgio. E todo mundo mesmo, viu? Sérgio disse que já tem ingresso vendido no Pará, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais “em peso”, entre outros. “Queremos trazer o pessoal que vinha antigamente e os que têm essa curiosidade de agora”, completou o empresário responsável pelo Cabofolia.

GALERA DO CAMAROTE

Ainda sobre o Cabofolia, o pessoal do governo do Estado, que não é bobo nem nada (olha o bloco 2022 aí gente!), já providenciou camarote para vários políticos, que foram convidados, como os prefeitos de Saquarema, Manoela Peres (DEM), Iguaba, Vantoil Martins (CID) e Quissamã, Fátima Pacheco (PL). E o de Cabo Frio? Zé Bonifácio, como anfitrião da cidade sede do evento, não deve ir por causa do seu estado de saúde (não deve, mas do Zé não se pode duvidar de nada). Mas mesmo que o prefeito estivesse 100%, soubemos que ele sequer pediu um convite, um camarote ou abadá, nada, nadinha em troca (diferente de outrora, nem tão outrora assim, quando as solicitações de ingressos e abadás eram sem fim). Teve prefeito que pedia dois camarotes (um para cada esposa). Para este mesmo camarote também foram convidados vários vereadores da Região dos Lagos. Também questionamos se o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) havia sido convidado. Sim, foi, mas declinou, pois terá seu próprio camarote. Te mete! Assim como Magno, outros que terão seu um camarote pra chamar de seu e pular até cansar, são o deputado estadual Dr Serginho (PL) e o ex-prefeito Marquinho Mendes.

TRIBUNA LIVRE DE VOLTA

A Câmara de Cabo Frio retomou, na sessão desta terça-feira (19), o uso da Tribuna Livre. A secretária da Criança e do Adolescente do município, Betânia Batista, discursou sobre a campanha “Tributo à Criança e ao Idoso”, promovida pela Prefeitura de Cabo Frio em parceria com a Receita Federal e com o Conselho Regional dos Contadores. O objetivo é que cidadãos destinem parte do Imposto de Renda para os fundos municipais. De acordo com a legislação, é permitida a doação de até 6% do valor do imposto devido.

PARLAMENTO JUVENIL

Ainda falando da Câmara, o Legislativo cabo-friense divulgou, nesta terça-feira (19), os 17 parlamentares eleitos para a 3ª Edição do Parlamento Juvenil. Foram inscritos 36 candidatos de 11 instituições escolares e da APAE. A posse dos escolhidos ocorre no dia 9 de maio.

CONSULTOR EM ESQUEMA

Continuando em Cabo Frio, trazemos mais uma da série “pirâmides financeiras, o golpe está aí, cai quem quer”. Daniel Varão, que presta serviços para o deputado Filippe Poubel (PSL) na Alerj, está sendo apontado como consultor de uma empresa de investimentos em criptomoedas que está na mira do Procon-RJ, segundo clientes lesados pela Spartacus, do ex-capitão da PM Diogo Souza, ex-candidato a prefeito de Cabo Frio e que também é dono de uma casa noturna na cidade. Conforme uma das vítimas, Varão, que já publicou fotos nas redes sociais com crachá da Alerj, era o responsável pela garantia de retorno do investimento. Os clientes da Spartacus reclamam que contrataram o serviço de investimento em criptoativos com a promessa de que receberiam 14% do rendimento mensal, mas, apesar disso, não receberam o repasse, nem os valores aportados. O responsável pela Spartacus – Diogo Souza, além de mãe e esposa foram intimados a depor. Procurado pelo Portal RC24h, o deputado Filippe Poubel não se posicionou sobre o assunto. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

INJÚRIA RACIAL NO CABO

Em Arraial do Cabo, um lamentável episódio marcou esta segunda-feira (18). Triste e de indignar qualquer um, porque, infelizmente, não se trata de caso isolado, vemos isso acontecer todos os dias num país em que 54% da população é negra. Simplesmente o comandante da Guarda Municipal, Sidney Marcelino foi alvo de injúria racial cometida por um colega de farda subordinado a ele, dentro da corporação (clique aqui para ler). E olhem, não foi a primeira vez. Só que desta feita, o comandante botoiu a boca no trombone e fez registro de ocorrência. O prefeito Marcelo Magno (PL) lamentou o fato em manifestação de repúdio na rede social: “É inadmissível que um profissional dentro de total legalidade, representando o nosso município, passe por esse tipo de situação. Precisamos abominar o racismo em todas as suas formas de manifestação. Como sociedade, estamos avançando em diversos aspectos, mas infelizmente a intolerância e o preconceito ainda precisam ser combatidos. Arraial do Cabo não tem espaço para pessoas desse tipo de caráter.”

ASCOM EM FESTA

A terça-feira (19) foi de festa no setor da Comunicação da Prefeitura de Arraial do Cabo. É que uma das maiores figuraças do município, Ronnie Plácido completou mais um ano de vida. Ronnie, que é bem conhecido pelo seu bom humor, tiradas e por ser um fofoqueiro de mão cheia ganhou um bolinho dos colegas de trabalho que mostra bem a personalidade dele: conectado com as redes sociais, WhatsApp, YouTube. Esse é Ronnie. Comunicativo ao extremo e uma daquelas personalidades que não tem como você esquecer. A coluna Boca Miúda deseja muita saúde e muitas felicidades para Ronnie.

NOVIDADES NO IFRJ CABISTA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), Campus de Arraial do Cabo, realizou, nesta segunda-feira (18), um ato solene de inauguração das instalações que precisaram ser reformadas. Entre as áreas que receberam melhorias no Instituto, está a ampliação da biblioteca Reinaldo Martins Fialho, os banheiros, o auditório e a implantação do sistema de combate a incêndio e pânico. Representaram a Prefeitura de Arraial do Cabo Wagner Lima, secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Isalira Gomes, secretária de Educação, Jorge Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Saneamento e o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Funtec Ambiental), Maycon Victorino. O evento também teve diversos representantes da sociedade civil, vereadores, subsecretários e superintendentes da prefeitura.

VISITA FOFA

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (19), 20 alunos da turma 300 da Escola Eva Maria para um atendimento descontraído e educativo. A professora Vanúsia Oliveira, que acompanhou os alunos durante o encontro, explicou que o projeto já existe há 23 anos e é desenvolvido dentro da sala de aula. O objetivo é trazer questionamentos dos pequenos para elucidação da rotina de um representante do povo e posteriormente o estudo segue através das comunidades. Na ocasião, os pequenos entregaram um presente ao prefeito e participaram de uma conversa que contou com perguntas que eles mesmos elaboraram e respostas sobre as atividades do gestor. Após o bate-papo, o prefeito presenteou aas crianças com caixas de bombons e os levou para um tour pelos corredores da Prefeitura. “A torcida é que a ação se torne um Projeto Educacional extensivo para as demais escolas do município”, declarou.

ANISTIA DE PAGAMENTOS

A Câmara de Búzios aprovou, nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei que concede anistia para pagamento de débitos tributários e taxas municipais, consolidados até 31 de dezembro de 2021. De acordo com a proposta do Poder Executivo, o pagamento de débitos públicos com atraso poderá ser efetuado à vista ou em até 36 parcelas, com desconto de 50% a 100% sobre juros e multas. Outro PL apresentado na sessão propõe extinguir cargos efetivos da estrutura da Prefeitura de Búzios. No total são 25 cargos a serem extintos e 221 vagas não ocupadas extintas. O projeto também trata da transformação e de aproveitamento de cargos e foi encaminhado à CCJR.

CAPITAL INICIAL NA PENÍNSULA

Por falar em Búzios, nesta sexta-feira (22), a cidade realiza show com a banda de rock Capital Inicial na abertura da 2ª etapa do Campeonato Estadual da Liga Esportiva de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (LEMERJ). O evento será realizado entre os dias 22 a 24 de abril na Fazenda Cunha Bueno, em José Gonçalves. O show de Diogo Nogueira no começo do mês levou samba a Tucuns. Com o rock da banda de Dinho Ouro Preto em José Gonçalves e o show da cantora gospel Aline Barros no fim do mês na Rasa, fica clara a estratégia da Prefeitura. Pulverizar e pluralizar os eventos. Quem ganha com isso? A turma buziana, que vai ter variedade e certeza de programação segmentada ao longo do ano.

VISITA DE CORTESIA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu, nesta terça-feira (19), a visita do ex-vice-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ), Fred Pacheco, e do ex-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ricardo Lodi. A visita de cortesia foi para conhecer os projetos de drenagem e pavimentação que estão sendo executados na cidade. Além disso, o prefeito levou os visitantes para ver a obra da Estrada do Arrastão. Participaram da visitação o chefe de Gabinete, Fabio Costa, e o consultor da Agência de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Marcello Costa.

FÁBIO NAS ESCOLAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), continua realizando visitas técnicas às escolas municipais que estão passando por manutenção em São Pedro da Aldeia. A agenda desta terça-feira (19) começou bem cedo, com uma visita à Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, no bairro Recanto do Sol. O objetivo dos serviços de manutenção é garantir melhorias estruturais e conforto aos alunos e funcionários da unidade escolar. As diretoras da escola, Ana Maria Viana e Fernanda Terra, e o chefe de gabinete, Moisés Batista, acompanharam o prefeito durante a visita.

LIBEROU (QUASE) GERAL

A Prefeitura de Araruama flexibilizou o uso de máscara em ambientes fechados. Assinado no último dia 14 e publicado nesta segunda-feira (19), o decreto que trata do assunto tornou facultativo o uso de máscara de proteção, mantendo-se obrigatório o uso somente para funcionários de estabelecimentos que prestam atendimento ao público e escolas públicas e particulares. Algumas outras especificações em relação ao comércio também foram determinadas, como o funcionamento de bares, sorveterias, lanchonetes e quiosques limitando em 60% sua capacidade de atendimento ao público, com distanciamento de 1 metro entre as mesas e encerrando suas atividades à meia-noite.

ENQUANTO ISSO, NA CÂMARA

Em Araruama, era grande a expectativa para a sessão da Câmara desta terça-feira (19). Segundo o vereador Amigo Walmir (PP), já seria a votação para o Projeto de Lei que concede reajuste salarial para os professores do município, assim como a proposta do Executivo que cria o plano de cargos e carreira da Guarda Municipal. Acontece que a matéria não entrou na ordem do dia desta sessão. À coluna, o presidente da casa, Júlio César Coutinho (PSC), disse que as matérias chegaram nesta terça e foram colocadas na ordem do dia da próxima sessão, no caso, terça-feira que vem (26). É, minha gente, os servidores do magistério devem aproveitar o dia de São Jorge no sábado (23) para fazer aquela reza brava para que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível e eles tenham o seu reajuste de 12,84%, garantido por lei, no contracheque. É uma pendenga a menos na cruzada da categoria.

REZENDE TÁ COM MAX

O deputado estadual Max Lemos (PROS) recebeu, na segunda-feira (18), o apoio do prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), para sua caminhada rumo à Câmara dos Deputados, em Brasília. Rezende reuniu os vereadores da base aliada e seu secretariado para anunciar o apoio durante um almoço. O prefeito macaense justificou a decisão por conta do trabalho de Lemos à frente da secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e a parceria com os municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui